Voluntários… Preparação relâmpago, mirando emprego

Voluntários da Copa América de 2011, na Argentina

Buenos Aires – Ao todo, três mil jovens argentinos se inscreveram para a função de “voluntário” durante os 24 dias da Copa América, distribuídos nas oito subsedes – no último Mundial foram 15 mil. Sem remuneração e com uma puxada carga de trabalho, de manhã até a noite, os voluntários têm um perfil bem específico. De cada dez, nove são jornalistas ou estudantes de jornalismo.

Em entrevista ao blog, o voluntário Nicolás Jarularkis, 31 anos, comentou que essa foi uma oportunidade única para o trabalho, pois muitos estão conseguindo fazer contato com a imprensa argentina, que, segundo ele, é de difícil inserção.

O treinamento, acredite, durou apenas um dia, das 8h às 16h. Outro voluntário, que pediu para não ser identificado, admitiu o pouco tempo de orientação. “Foi só um dia, em um sábado (18 de junho). Escutamos várias palestras, mas estamos aprendendo muito mais com a Copa em andamento, também nos jogos. Poucos falavam português, apesar dos pedidos da organização. Ainda bem que é fácil de aprender.”

Que se faça diferente aqui no Brasil, em 2014, com os cerca de 20 mil voluntários.

Abaixo, um vídeo sobre a expectativa de Nicolás, hincha do Boca Juniors, sobre a campanha da Argentina no restante da disputa continental. Ele é setoristas na Rádio Caseros FM 91.5 do pequeno Estudiantes de Buenos Aires, da Série B e futuro adversário do River Plate. Obviamente, ele quer trabalhar no Olé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*