Diretas já

Constituição dos Estados Unidos

Enfim, uma abertura na burocracia. Um avanço de décadas…

O Náutico será o primeiro clube do Nordeste a promover uma eleição presidencial de forma direta, apenas com os votos dos sócios, após o plebiscito nesta segunda-feira.

O primeiro pleito com o novo modelo, já histórico, será em dezembro deste ano, sucedendo o atual mandato de Berillo Júnior para o biênio 2012/2013.

Até então, apenas os membros do Conselho Deliberativo do clube podiam votar. Um raio de ação muito enxuto para uma agremiação do tamanho do Alvirrubro.

Para se ter uma ideia, apenas 160 conselheiros votaram no bate-chapa entre Berillo Júnior e Paulo Alves em 21 dezembro de 2009.

Sendo claro: o alvirrubro poderá votar em chapas diferentes para o Conselho Deliberativo e para a presidência executiva. Algo que parece óbvio. Estava longe disso!

Agora, os sócios das categorias contribuinte, patrimonial e remido poderão participar.

Os sócios-torcedores, que pagam mensalidades para ter direito apenas ao acesso a todos os jogos nos Aflitos, ficam de fora.

Na opinião do blog, essa é uma lacuna que ainda poderá ser modificada. A categoria sócio-torcedor também está inserida no quadro de associados do clube, fiel.

Mas ainda há bastante tempo para essa discussão sobre o agora moderno estatuto. O que não havia mais era paciência para um pleito formado por uma casta tão pequena…

Sport e Santa Cruz ainda realizam eleições indiretas, uma vez que os sócios escolhem as chapas do Conselho Deliberativo no mesmo dia da eleição para a presidente, cujo candidato vencedor é o da chapa do CD escolhida pelos associados. Haja burocracia.

Entre outras coisas, o sistema adotado na Ilha e no Arruda impede a participação dos sócios em outras votações, algo que agora é passado em Rosa e Silva.

Os rivais poderiam seguir a trilha do rival alvirrubro… Clubismo à parte.

3 Replies to “Diretas já”

  1. Pingback: Diretas já | Blog de Esportes : Link Mundial

  2. Pingback: Diretas já | Blog de Esportes | ZiiPe

  3. Pingback: NÁUTICO: Eleições diretas para presidente aprovada nos Aflitos!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*