Da Copa Pernambuco para a Copa do Brasil

Evolução humana

Em avançada fase de estudos na CBF, a Copa do Brasil deverá ser ampliada. Hoje, o torneio é reservado para 64 clubes, o dobro da pioneira edição, em 1989.

O torneio, que passaria ser realizado durante todo o primeiro semestre, deverá ter, a partir de 2013, um total de 84 clubes, com alguns times largando em fases adiantadas.

Atualmente, os classificados são divididos em vagas diretas das federações estaduais de futebol (54) e através do ranking nacional de clubes (10).

No quadro atual, Pernambuco tem apenas duas vagas diretas, para o campeão pernambucano e para o vice-campeão.

Não é incomum, no entanto, a presença de três times do estado, quando um dos grandes consegue a vaga através do ranking.

Mas, para não depender disso – ou ter uma vaga acrescida de forma automática -, a nova vaga para o mata-mata nacional já tem até destino definido.

De acordo com a diretoria da FPF, a Copa Pernambuco seria a contemplada.

A informação foi repassada à entidade nesta semana, quando uma comitiva visitou a sede da CBF, no Rio de Janeiro, em um encontro oficial com Ricardo Teixeira (veja aqui).

A notícia acelera um desejo antigo de valorizar a “copinha pernambucana”, que nos últimos anos vem cada vez menos atrativa, já entrando na era “semiamadora”.

O ano de 2008 registrou o recorde local na Copa do Brasil, não só por causa do título do Sport mas devido à participação de quatro clubes, numa conjuntura de fatores.

Entraram naquele torneio Sport (campeão) e Central (vice) pelo Estadual e Santa Cruz e Náutico pelo ranking, com as duas últimas vagas da lista, diga-se.

6 Replies to “Da Copa Pernambuco para a Copa do Brasil”

  1. Pingback: Da Copa Pernambuco para a Copa do Brasil | Blog de Esportes : Link Mundial

  2. Mais uma manobra política, o que era de se esperar. Ricardo Teixeira não nega sua veia de político, apadrinhador de quem lhe molha a mão. Ou vocês acham que não tem uma laminha rolando por baixo do pano ? 

  3. Mais uma vez uma mãozinha da FPF p/ ajudar o Santa Cruz, embora já tenha garantido a vaga pelo pernambucano 2011, ta na cara que todos da FPF sabem que a cobra não sobe nunca mais p/ série C e que como motivação p/ não falir, disponibilizar uma vaga na copa do brasil através dessa mísera copinha, faz a sarna continuar sonhando com um título nacional! 

    Outra coisa, só com a copa pernambuco mesmo p/ conseguir vaga na copa do brasil, pq como muitos já disseram zoando a gente… O SPORT agora vai tentar denovo em 2017 o tão sonhado HEXA e nesse caso, copa do brasil p/ o santa só depois de 2018! kkkkkkkkk Mas talvez daqui p/ lá eles estejam bem melhores, na SÉRIE SV (SEM VERGONHA) kkkkkkkkkkkkkkkk

    PELO SPORT TUDO ATÉ SER PORTEIRO DO G4 E SUBIR NA ÚLTIMA RODADA!!!

    VCS VÃO VER!!!

  4. Pingback: Da Copa Pernambuco para a Copa do Brasil : Blog dos Blogs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*