Povão coral merece o Prêmio Torcida de Ouro 2011

Série D 2011: Santa Cruz 0 x 0 Treze. Foto: Ricardo Fernandes/Diario de Pernambuco

Em seis jogos, um total de 243.057 torcedores no Arruda.

Uma média espetacular de 40.509 pessoas.

Os números do Santa Cruz na arquibancada impressionam o Brasil, ainda mais por causa da divisão em questão, a Série D.

Classificado à Terceirona, o Tricolor agora vai em busca do título.

Alguém espera que esse índice caia na semifinal? Certamente, não.

Acesso à parte, a torcida coral merece um título particular.

E esse prêmio existe, de forma oficial.

Em 2007, a Confederação Brasileira de Futebol criou o “Troféu Torcida de Ouro”, dado inicialmente ao clube com a maior média de público da Série A.

Assim, o primeiro vencedor foi o Flamengo, com 39.221 pessoas por jogo naquele ano.

Porém, a regra do prêmio mudou, dando destaque à força da torcida na temporada.

Desta forma, a Fiel do Corinthians levou a melhor em 2008, quando empurrou o Timão na Série B, com média de 23.786.

Em 2009, mais uma vez a nação do Fla, com média de 40.035, num ano que resultou no título brasileiro do clube.

No ano passado foi a vez do Bahia, com os tricolores da Boa Terra recebendo a homenagem pelo retorno do time à primeira divisão após sete anos. Foram 18.654 torcedores a cada jogo em Pituaçu.

Portanto, nada mais justo que premiar a torcida do Santa em 2011.

Na média, a massa do tricolor pernambucano é imbatível, a maior entre todos os 100 clubes espalhados nas quatro divisões deste ano.

Existe alguma outra Torcida de Ouro em 2011? Aí sim, uma estrela dourada no escudo.

43 Replies to “Povão coral merece o Prêmio Torcida de Ouro 2011”

  1. Quando nasci, perguntaram a minha mãe, é homem ou mulher? Minha mãe respondeu, é um TRICOLOR. E realmente só até hoje, e para sempre.

  2. Pingback: A torcida merece? | João Alberto Blog

  3. AVISO AOS TORCEDORES DO BOI: LEMBRAM-SE QUAND AQUILO IA CAIR PRA 3ª DIVISÃO E NÃO CAIU GRAÇAS A UM GOL QUE FIZERAM A MAIS QUE O VITÓRIA-BA? POIS BEM CONTRA O GAMA HAVIA 300 PESSOAS 260 PMS, 22 OTÁRIOS. 01 SOPRADOR DE APITO, DOIS FLANELINHAS, A AMBULÂNCIA E ALGUNS RADIALISTAS. FERNANDO VAI CUIDAR DO TEU CHIQUEIRO. COM TODO RESPEITO AOS PORCOS.SALVE A MAIOR TORCIDA DO NE. EH TRICOLOR.

  4. Não vejo nada demais em colocar 50 mil pessoas na série D. É normal times tradicionais levarem muitos torcedores quando estão no fundo do poço.
    É por isso que só analiso média de torcida na série A. E ai , meus caros , o Santa Cruz não tem história bonita para contar.

  5. Volta por cima
     
    Voltei
    Não procurei Série D
    Todos viram, sentiram
    Pena de mim lá onde eu estava
    Aí foi que eu lutei
    Porque precisava
    Dar a volta por cima que eu dei
    Quero ver quem dava
    O nome da “coral”
    Não fica no chão
    E dê no que der
    Quer a taça na mão
    Reconhece a queda
    Mas não desanima
    Vai Santa, sacode a poeira
    E dá a volta por cima
    Vai Santa, sacode a poeira
    E dá a volta por cima.

    Ivan Patriota

  6. Falar da torcida do Santa Cruz que é uma constante K, é incrível, espetacular e a mais apaixonada do Brasil e do mundo. Agora cabe aos torcedores do sport sofrer de inveja, passam a vida lendo as materias do Santa e sofrendo, sofrendo, e não encontram uma saída. Acho que eles irão ganhar o trofeu da torcida mas fustrada do mundo, é só isso.

  7. De 2007 até hoje o Santa Cruz é campeão de público nas séries em que disputa, mesmo quando foi rebaixado. No Pernambucano tem vencido com folga o Sport e o Náutico mesmo só tendo disputados o título em 2011, em 2009 e 2010 passou longe de ganhar mas deu um banho nas outras torcidas.
    Torcida do Sport leva mais de 20 mil torcedores quando a diretoria faz promoção. Lanço uma aposta: O Santa vai jogar esse ano 12 partidas a menos em casa do que o Sport, garanto que o número total de torcedores do Santa Cruz vai ser maior e com uma certa folga. Bora a aposta?

  8. O time da coisa, sempre com inveja, pois o que tem é uma torcidinha da moda financiada a base de esmolas do clube dos 13 e agora de uma rede de tv.
    Se mordem de inveja a cada notícia que sai da torcida mais apaixonada do Brasil.
    Saudações tricolores Fernandinho e vê se vai pro teu chiqueiro ao invés de ficar na frente da TV.

  9. Que o exmpro desta torçida seja seguido por todos os paraibacas,pernambubacas,algobacas e outros babacas que por não ter seu time numa serie mais elevada ignora o futebol de seu estado para torçer por ties do sul e sudeste abrindo mão de suas origens  PARABENS TORCIDA TRICOLOR DA QUAL FAÇO PARTE COM MUUUUUUUUUUUUUUITO ORGUULHO.

  10. TORCEDOR DO SANTA CRUZ
    Torcer pelo Santa Cruz
    É viver sempre querendo
    Ir pro Arruda correndo
    Pra vê-lo cheio de luz
    Com o brilho que reluz
    Na alma do torcedor
    Que retribui com amor
    Toda essa efervescência
    Torcendo pela iminência
    De mais um gol tricolor.
    Torcer pelo “o Mais Querido”
    É como gostar de alguém
    É algo bem mais além
    De tudo que faz sentido
    É ver-se correspondido
    Nessa paixão incontida
    Que faz com que a torcida
    Fique em êxtase total
    Pra que a equipe coral
    Sinta-se correspondida.
    Torcer pelo “Tricolor”
    É um estado de graça
    É como tomar cachaça
    Sem sentir o seu queimor
    Apenas o seu calor
    Invadindo o coração
    Fazendo-lhe folião
    Em qualquer dia do ano
    Pra sentir-se soberano
    Nessa grande comunhão.
    Torcer pra “Cobra Coral”
    É comemorar vitórias
    E resignar-se as glórias
    Quando forem do rival
    É saber que existe mal
    Que às vezes vem pro bem
    Sem discriminar a quem
    E sem dizer quando e onde
    Mas se ele vier de bonde
    O tricolor vai de trem.
    Torcer pro “Time do Povo”
    É estar sempre com ele
    Seja longe ou perto dele
    É não ser pinto no ovo
    É fazer tudo de novo
    Se agora não deu certo
    Porque doutra vez, decerto
    Vai ser mais curta a distância
    E em qualquer circunstância
    A gente estará por perto.
    IVAN PATRIOTA

  11. Fernando . Meu time subiu e a torcida deu show. Ninguém tem culpa que a suzy e sua torcida são uma merda. Não adianat ficar com raivinha

  12. Fernando, apesar dos poucos jogos, o Santa leva a campo quase a mesma quantidade de torcedores que o sport levou em toda a série B. Se levarmos em consideração a copa do Brasil e o Pernambucano, ainda assim temos a maior média de público do ano. Ano passado foi a mesma coisa. Em 2007, mesmo sendo rebaixado da B para a C, tivemos média de 28 mil, a maior da série B. Deixe de chilique e pague sua promessa ao pai de santo!

  13. Parabens ao time e a torcida tricolor,que mostra e ensina o q e paixao,os xingamentos, so mostra a inferioridade dos adversarios.

  14. O Brasil já sabe, o mundo já entendeu ( vejam-se as reportagens), capa da Revista Olé, jornal de Londres, Portugal e Espanha, que a maior torcida do Nordeste, e maior do Brasil em comparecimento de estádios é a do Santa Cruz. O resto ” é simpatizante de shopping center e da praia de Boa Viagem, cocotas e mauricinhos que colocam uma camisa e se dizem torcedores. Não sabem nem onde fica a Ilha” . NÃO ADIANTA, é a MAIOR DO BRASIL.

  15. Esse Fernando devia se preocupar com o Boi do timinho dele, pois além de sermos maior conforme os números , a coisa não vai chegar

  16. Parabéns ao Santa! Conseguimos o objetivo maior que era subir de divisão. Mesmo sem muitos recursos financeiros ainda levamos o HEXA do Boi. Com certeza próximo ano teremos um Santa Cruz ainda mais competitivo.

  17. Se em 6 jogos temos essa média, imagine se tivéssemos a quantidade de jogos do ixport na B q tem milhões de jogos… Essa torcida é Phoda! Parabéns tricolores.

  18. Cara para de falar merda esse lixo só joga 3 vezes por ano, torcida de ouro de verdade é a do SPORT RECIFE que tem uma média de 20 mil pessoas por jogo na serie B, da uma média de 500 mil pessoas por ano. (NO CENSURE)

  19. Belo texto, Cássio!!! O Santa Cruz desde o início da temporada que leva multidão para o Arruda. Pequeno detalhe: 33 mil corais se deslocaram de Recife para acompanhar o Santa em outras cidades, pela a Série D.

  20. Justiça seja feita, esse prêmio deve ir para a torcida do santa cruz mesmo, não só pela média, mas pelo fato da torcida comparecer aos jogos com o time na 4a divisão, o pré-sal do futebol brasileiro, fazendo uma auto crítica a torcida do Náutico não teria essa atitude, comecei a torcer pelo Náutico em 1995, e em 1999 quando estávamos na série C, até então a mais baixa divisão do Brasil, o Náutico levava cerca de 2 a 5 mil pessoas, muito pouco, eu tenho orgulho de ser torcedor alvirrubro nas boas e nas más situações, porém a maior parte da torcida do Náutico não é assim, a torcida do santa cruz é um exemplo, apesar de quê na série A de 2006 a média foi baixa, hehe… Parabéns.

  21. Cara para de falar merda esse lixo só joga 3 vezes por ano, torcida de ouro de verdade é a do SPORT RECIFE que tem uma média de 20 mil pessoas por joga na serie B, da uma média de 500 mil pessoas por ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*