A primeira volta olímpica nacional no Arruda, há 30 anos

Diario de Pernambuco, 02/05/1981

Neste domingo, o Arruda será o palco da decisão do Campeonato Brasileiro da Série D, envolvendo Santa Cruz e Tupi/MG.

Ao contrário do que muitos imaginam, esta não é a primeira final nacional no Mundão.

Há 30 anos, quando o estádio ainda não tinha sequer o anel superior, a torcida pernambucana foi para a arquibancada torcer pelo simpático Santo Amaro.

Fundado como Vovozinhas, o clube havia mudado de nome. Posteriormente, mudaria outras vezes, para Casa Caiada, Recife, Manchete…

Mas em 1981, o time alvirrubro disputou o título da primeira edição da terceira divisão nacional, hoje Série C, mas conhecida naquele tempo como “Taça de Bronze”.

Foram dois jogos contra o Olaria, do Rio de Janeiro. No jogo de ida, no subúrbio carioca, em Marechal Hermes, derrota pernambucana por 4 x 0.

Na volta, no feriado do Dia do Trabalhador, vitória do Santo Amaro.

No entanto, o 1 x 0 a favor do time treinado por Rubem Salim, gol de Derivaldo, foi insuficiente para ficar com o troféu. Perdeu a estrela de bronze e os 200 mil cruzeiros prometidos pela Prefeitura do Recife em caso de volta olímpica…

Aquele teria sido o primeiro título nacional do futebol do estado, que esperaria mais alguns anos para erguer a taça de campeão brasileiro…

Confira os links da versão digital do Diario de Pernambuco de reportagens da época:

25/04/1981 – Pernambuco acompanha jogo do Santo Amaro com emoção

26/04/1981 – Santo Amaro foi goleado e fica longe do título

01/05/1981 – Santo Amaro busca o título

03/05/1981 – Santo Amaro não fez o milagre

9 Replies to “A primeira volta olímpica nacional no Arruda, há 30 anos”

  1. me lembro desses clubes(Íbis,Santo Amaro,Paulistano,América),tudo desse período.o”Brucutu Bode Rouco”,em nome dessa”interiorização”,aniquilou esses clubes citados.com o apóio da nossa mídia Recifense.não é a toa q nosso estado,tem atualmente”participações especiais”na 1a divisão Brasileira!esse clubes,eram os q mais revelavam jogadores para os 3 da capital.hoje?bem:a história é outra!

  2. Então quer dizer que o Santo Amaro é maior que o Santinha?
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    1 final da série C contra 1 final da quarta divisão.

  3. Pingback: A primeira volta olímpica nacional no Arruda, há 30 anos : Blog dos Blogs

  4. Santa Cruz – Vergonha de Pernambuco Serie D e ainda colocar estrelinha pra enfeitar hum timinho piqueno e pobre…..!

  5. Santa Cruz – Vergonha de Pernambuco Serie D e ainda colocar estrelinha pra enfeitar hum timinho piqueno e pobre!

  6. Decidir contra o simpático Santa Cruz,no Arrudão lotado,podem ter certeza vcs ai de Pernambuco e de todo o Brasil: é um fato histórico, muito marcante para o nosso querido Tupi.Que vença o mais competente em campo! Cassio,me diga uma coisa: no jogo da ida,alguma tv aberta ou fechada passou pra voces o jogo? O  certo é que,nesse quesito,fomos privilegiados,pois,a Rede Minas vai passar novamente Santa x Tupi.Aquele meu medo de ter que ficar assistindo  na web-tv,que depende muito de uma ótima conexão, já era. Vale lembrar que,para quem não vai poder assistir pela TV,além daquele site que vc  me  passou(http://www.tvreplay.com.br), tem o da Rede Minas (www.redeminas.tv) . Abraços a todos e …dá-lhe Galooooo!!!!!!!!!

  7. Fernando Alvirrubro.
    O futebol intermediário da RMR perdeu sua força a partir da década 90, quando a FPF realizou a interiorização de forma brusca sem se preocupar com os clubes intermediarios da região, principalmente com os da capital, já que a Cabense (antiga Destilaria) sempre teve como sua casa o Estádio Municipal Gileno de Carli.
    América, Ferroviário, Ibis, Santo Amaro nunca possuiram estádios e para disputarem os estaduais da primeira ou segunda divisão foram forçados a se interiorizar. O America rodou por Jaboatão, Igarassu, Goaiana, Timbaúba e Vicência… até chegar hoje em Paulista. O mesmo ocorreu com Ferroviário e Íbis e Santo Amaro.
    Com o passar de duas décadas, muitos não se lembram ou não conhecem a historia destes clubes. Antes de voltar a primeira divisão, várias pessoas pensavam que o Mequinha havia sido extinto, devido a sua sede está até hoje parcialmente alugada a um colégio particular em Casa Amarela. O Ferroviário do Recife só ainda sobrevive devido a sua sede em Afogados, o Ibis pela sua marca de “Pior do Mundo” e o Santo Amaro que é o atual Manchete disputou alguma coisa a ultima vez somente pela Série A2 de 2007 lá em Serra Talhada e muito provavelmente tenha sido extinto.
    Acho que se a FPF tivesse realizado um planejamento melhor da interiorização o futebol do estado só teria a ganhar, pois três destes quatro tradicionais clubes foram uma das agremiações que fundaram a FPF no inicio do século XX. Um estádio de cinco mil pessoas para estes clubes em parceria com a prefeitura do recife naquela época não seria nada do outro mundo.

  8. Legal essa história do Santo Amaro, não sabia que ele tinha decidido uma final nacional, os clubes da RMR fazem falta, o América e a Cabense(não têm a tradição do mequinha) são a resistência, pena que sacanearam a cabense, no Rio o futebol suburbano têm uns clubes legais também, o próprio Olaria, o Bangu, o América, o Madureira, em São Paulo têm o Juventus da mooca, esses clubes não podem acabar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*