Um apito ferveu o clássico

Pernambucano 2012: Náutico 2x2 Santa Cruz. Foto: Helder Tavares/Diario de Pernambuco

Da geladeira para o clássico? Pois é. O árbitro Emerson Sobral acaba como personagem principal do Clássico das Emoções, nos Aflitos.

Da pior forma possível. Não foi por falta de aviso, viu FPF? Não mesmo. Veja aqui.

Náutico 2 x 2 Santa Cruz, um confronto aguerrido e marcado pelo “quinteto do apito”, que conseguiu deixar os dois rivais indignados ao fim da partida, neste sábado.

Lances pra lá de discutíveis, 14 cartões amarelos, critério confuso. Bronca.

Houve espaço para “futebol”, claro. Como o esporte prega as suas ironias dia sim e o outro também, coube ao atacante Flávio Caça-Rato abrir o placar. Há três dias atrás, o cartaz coral para ele era de protesto (relembre aqui).

Antes, foi preciso conter o Náutico, que teve dez minutos de pura pressão, com três chances incríveis, com Diego Bispo, Souza e Eduardo Ramos.

Até ali, o jogo “era” do Timbu. Tanto que Souza conduzia a bola na meia-lua, aos 11 minutos, quando foi derrubado. Porém, o árbitro Emerson Sobral marcou impedimento, ao considerar que ele havia tocado a bola – o que não pareceu, na visão do blog.

Enquanto os alvirrubros reclamavam, os tricolores deram sequência e armaram uma jogada mortal, puxada por Carlinhos Bala, sempre instigado nos clássicos. Ele tocou para Flávio Caça-Rato. De contestado a “Caça-Timbu” em um chute, Santa 1 x 0.

Apesar do golpe, o Alvirrubro seguia melhor em campo, criando e obtendo faltas próximas à área. O meia Cascata, mais avançado, empatou o jogo aos 24 minutos, com uma finta na grande área e a conclusão com um chute forte.

A partir daí, com a marcação alvirrubra mais apertada, o Santa passou usar a bola área. E bem. Aos 40, Gideão defendeu em cima da linha uma cabeçada de Léo.

Na etapa final, Zé Teodoro ousou ao colocar Luciano Henrique no lugar de Anderson Pedra. A marcação do time ficaria comprometida? Mas o ataque foi municiado…

O resultado foi prático: gol. Aos 14 minutos, Luciano Henrique desempatou após jogada individual pela direita. Bateu cruzado e Elicarlos desviou para as próprias redes.

Os dois times continuaram batalhando, até que a arbitragem voltou a aparecer. Aos 49 minutos, Emerson Sobral enxergou uma penalidade de Leandro Souza em Souza. Só ele.

Souza cobrou com categoria e empatou. Terminou o jogo como artilheiro, 5 gols.

Com a confusão armada nos Aflitos, resta saber o destino de Emerson Sobral. Depois do Polo Sul, é a vez do Polo Norte? Talvez, canto algum. O quadro local segue prestigiado…

E olhe que desta vez a lambança foi vista ao vivo na televisão em 36 países…

Pernambucano 2012: Náutico 2x2 Santa Cruz. Foto: Paulo Paiva/Diario de Pernambuco

111 Replies to “Um apito ferveu o clássico”

  1. realmente,o nível dos comentários desse pseudo torcedores,é de um nível triste!deixam a emoção falar mais alto.Renato(comentário 78):voce se esquece q nosso futebol passou,tirando os anos de 2006/07/08/09,na segundona do Brasileiro.mas,os caras daqui não aprendem e não perdem a pose.sonham com os 3 da capital na”serie A”.mas a realidade é q os 3 jogaram a B(2002/03/04/05).é muito comodo botar a culpa em Rico Teixeira(até eu faço isso),mas olhar o seu umbigo,pouquissimos fazem.não se esqueçam:esse é o trofeu”REDE GLOBO NORDESTE”.ou seja:o circo está armado e voces cairam como patinhos!

  2. Pingback: Uma triste manhã de domingo | Blog de Esportes

  3. AGRADAR A GREGOS E TROIANOS É DIFÍCIL, TODO ARBITRO É MASSACRADO EM CLÁSSICO, ENTÃO CABE A FEDERAÇÃO ANALISAR, DIRIGENTES, TORCEDORES, E TÉCNICOS QUE VÃO FAZER A SUA PARTE, O EMERSON NÃO PRECISA SE PREOCUPAR COM A INTRIGA DOS INSATISFEITOS O QUE VALE É O PRETO NO BRANCO, O ÁRBITRO NÃO PRECISA DAR SATISFAÇÃO A NINGUÉM. SOU ALVI-RUBRO.

  4. ESSAS GAROTAS ALVIROSAS E AS CADELAS DA ILHA DA ILUSÃO SÃO MUITA ONDA, FALAM DO MEU TIME DE POBRE E TAL E TIVERAM QUE ENGOLIR A COBRA INTEIRINHA ANO PASSADO E ESSE ANO VAI SER A MESMA COISA. O ROLO É GROSSO COMPANHEIROS, VOU CLASSIFICAR EM 4º ESSE ANO SÓ PRA SER MAIS HUMILHANTE E GANHAR ESSE BI CAMPEONATO EM CIMA DAS CACHORRAS DE NOVO! VÃO ENGOLIR A COBRINHA DE NOVO CADELAS E MENINAS DOS AFLITOS!

  5. EM TODO CLÁSSICO, QUALQUER ÁRBITRO É MUNICIADO, NÃO IMPORTA A ANALISE DE QUALQUER UM, O IMPORTANTE SERÁ A AVALIAÇÃO DA FEDERAÇÃO DA ARBITRAGEM, POIS QUEM ENTENDE DO ASSUNTO SÃO ELES, NÃO É NEM TORCEDOR, NEM DIRIGENTE, MUITO MENOS TÉCNICO DE TIME, SOU TRICOLOR, E QUE A FEDERAÇÃO SEJA FELIZ EM SUA ANÁLISE, BOA SORTE SOBRAL.

  6. Do que é que os tricolores estão reclamando? Penalidades como essa os juízesntêm marcado a favor do Time do Canal desde o começo do campeonato e ninguém grita…

  7. TOTAL LUCIDEZ JOÃO NETO, PARABÉNS. POR ISSO NOSSO FUTEBOL NUNCA MAIS TEVE DESTAQUE EM CAMPEONATOS NACIONAIS. FEDERAÇÃO FINANCIA SU CLUBE DO CORAÇÃO EM DETRIMENTO DOS DEMAIS E NÓS FEITOS ETERNAMENTE DE PALHAÇOS, ASSUMIMOS NOSSO PAPEL.

  8. O Arbitro deu o penalty para compensar a merda que fez no primeiro tempo. Clássico é sempre assim. Deixem de conversar merda.

  9. PUTA QUE PARIU O NÁUTICO É PREJUDICADO NO JOGO COM O SPORT, ONTEM NA FALTA EM CIMA DE SOUZA.

    O SPORT FOI AJUDADO NO CLÁSSICO COM O NÁUTICO, CONTRA O SALGUEIRO ONDE EXISTIU UM GOL LEGÍTIMO E O PLACAR AINDA TAVA 0x0.

    NO MEIO DA SEMANA HOUVE UM PENALTI LEGÍTIMO A FAVOR DO CENTRAL NÃO MARCADO CONTRA O SANTA CRUZ.

    ONTEM NÃO FOI DIFERENTE NO PRIMEIRO GOL DO SANTA O JUIZ APITOU A FALTA E DEPOIS SE GUIOU PELO BANDEIRA QUE DEU IMPEDIMENTO INEXISTENTE.

    EMPATE NO JOGO EMPATE NOS ERROS.

  10. O MAIOR ERRO É DE QUEM ESCALA. TEM DIRETORES NAQUELA FEDERAÇÃO – FPF QUE SÃO DIRIGENTES OU TEM LIGAÇÃO COM O NÁUTICO (PEDRO PAULA BARRETO), COM O SANTA (JOÃO CAIXERO E MURILO FALCÃO). ELES NA VERDADE É QUEM ASSESSORAM O PRESIDENTE NA HORA DA ESCALA DE ÁRBITROS. O POBRE DO CHICO – FRANCISCO DOMINGOS (PRESIDENTE DA COMISSÃO DE ÁRBITROS) É UM COITADO. NÃO TEM AUTONOMIA EM NADA. ELE É COMO UM “BOBO DA CORTE” NA FEDERAÇÃO. NÃO TEM FORMAÇÃO ALGUMA, É SEMI ANALFABETO, SEM ÉTICA, SEM EDUCAÇÃO DOMÉSTICA (É UM COMO COM A MÃO). TEM ÁRBITROS BONS MAIS NA HORA DA ESCOLHA ELES SÓ VISÃO OUTROS INTERESSES. VOU EXEMPLIFICAR: PARA ESSE CLÁSSICO (NÁUTICO X SANTA) COLOCARAM EMERSON SOBRAL QUE VINHA DE UMA GELADEIRA. POR QUE NÃO CLOCARAM RUFINO, NIELSON E GLEYDSON QUE FOI BEM NO CLÁSSICO PASSADO ? ENQUANTO ISSO ACONTECER NADA VAI MUDAR.

  11. meu amigo nunca vi estes assoprador de apito porque juiz de futebol nunca? estes caras tem que trabalhar de gari varendo rua colaca juiz de outros estados para apitar o pernambucano se prepara que o nautico vai ganhar o carcara do sertão ja to sabendo q nautico vai ser campeão este ano. muda rapido se não meu amigo vai ser decepcionante. se vir roubar aq em salgueiro vai morre.

  12. meu amigo nunca vi estes assoprador de apito porque juiz de futebol nunca? estes caras tem que trabalhar de gari varendo rua colaca juiz de outros estados para apitar o pernambucano se prepara que o nautico vai ganhar o carcara do sertão ja to sabendo q nautico vai ser campeão este muda rapido se não meu amigo vai ser decepcionante.

  13. Foi até bom não ter sido penalti pra torcida do santa sentir a revolta que nós sentimos com o erro da arbitragem no primeiro gol.

  14. DEPOIS DAQUELE CARA FROUXO CHAMADO CLAUDIO MERCANTE Q N EXPULSOU O CARA DO STA CONTRA O SPORT NA FINAL DO ANO PASSADO………..VAMOS ESPERAR O QUE ? ELES SABEM APITAR FUTEBOL , MAS SÃO FROUXOS E N HONRAM AS CALÇAS Q VESTEM . OS ARBITROS PERNAMBUCANOS PRECISAM SER HOMENS DE CORAGEM E PRONTO ……..ADMIRO O PAULISTA PAULO CEZAR DE OLIVEIRA POIS ELE ERRA MAS N É FROUXO BOTA  PARA GERAR EM QUALQUER TIME PAULISTA . COR. SP PAL SANTOS ELE N TEM MEDO DE NINGUEM É HOMEM DE VERDADE DOA A QUEM DOER.

  15. Ô mauricio tadeu, não venha com essa papinho de arrogância e mgalomania não, A VERDADE É NUA E CRUA!

    Seu Claudio Mercante foi decisivo nas finais, não expulsou Tiago Matias e ajudou o teu time. Mesmo com um time ruim do Sport, ganhamos no Arruda por 1 a 0 na grande final, jogamos melhor e  o campeão poderia ser o Leão.

    Vocês da Rua das Moças não podem falar nada de arbitragem, no jogo passado o CENTRAL FOI ROUBADO na não marcação de um penalti a favor da Patativa.  

    Saudações do Povão rubro-negro, a maior torcida do Nordeste!

  16. VERGONHA E RETRATAÇÃO PARA POUCOS,A COMISSÃO DE ARBITRAGEM TEM QUE RECICLAR E FAZER EXAME OFTAMOLOGISCO EM TODOS,JUIZES E AUXILIARES. A VERGONHA FOI MOSTRADO A TODO MUNDO. NA GELADEIRA NÃO ADIANTOU NADA, UNS 05 ANOS DE ESTUDOS , PARA ESTES APITOS DE BARRO, SENÃO IREMOS SERMOS DESMOLARIZADOS. ” QUE VERGONHA , PARA O FUTEBOL DE PERNAMBUCO “.

  17.  
    O responsável pelo quadro de arbitragem é um ex-diretor do Sport e o presidente da federação se declara abertamente torcedor do Sport. Na partida “Salgueiro 2 x 0 Sport”, o Juiz tentou prejudicar o time da casa e no clássico “Náutico 2 x 2 Santa Cruz” o empate somado ao absurdo número de jogadores pendurados de ambas equipes beneficia claramente o time rubro negro. Alguém precisa fazer alguma coisa rapidamente, pois está claro que existe uma tentativa de beneficiar um determinado clube no Campeonato Pernambucano.

  18. O empate para a SARNA foi uma vitória, senão vejamos: primeiro, quando Souza sofreu a falta não marcada poderia acontecer gol para o Náutico, ou então não teria acontecido o gol da minhoca; segundo, o time da minhoca do canal não saiu para o jogo, negou-se a jogar bola, por isto poderia ter levado uns 03 gols no primeiro tempo e outros 03 no segundo tempo do jogo; terceiro, o lance que originou o pênalti, foi falta legítima, Souza foi empurrado sim. E ainda, o segundo sofrido pelo Náutico foi gol contra. Em resumo, o que justifica a choradeira dos sarnentos é que poderiam ganhar sem jogar. Esta é a verdade dos fatos. 

  19. Em resposta ao barbiense Fernando: – Realmente não lembro de nenhum título roubado pra Barbie. Na verdade, não lembro mais de nenhum título da boneca rosa! Faz tanto tempo…………………………kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

  20. Como torcedor não quero polemizar quanto ao fato da incompetência de nossos árbitors,coisa incontestável,que ano a ano vem prejudicando todos times do glorioso futebol pernambucano (anos 60-70,época de ouro). O fato é,com a eleição de gente incompetente para a nossa Federação de Futebol que baixa a cabeça para as decisões de Ricardo ladrão Teixeira,Pernambuco deixou de ser há muito tempo a 5ª força do futebol brasileiro,que saudade de Rubens Moreira que defendia o nosso futebol com unhas e dentes. Nossos dirigentes usam os nossos times como escada pra subirem na vida e se auto promoverem e nós torcedores,que se lasquem.Quando nossos times sobem pra primeira divisão do Brasileirão,só servem de saco de pancadase se contentam em receber as migalhas do direito de transmissão da tv.Isto é uma vergonha.

  21. A “visão do blog”, está necessitando urgente de ir ao oculista em busca de ajuda na correção do que vê sobre o que realemente acontece, pelo simples fato de que Souza não foi tocado, como muito bem observou o auxiliar, que faz com que o lalau central não cometesse dois erros absurdos no mesmo jogo.
    Quanto ao fato da “visão do blog” ter obeservado corretamente que não houve penalti em Souza no final do jogo, isto talvez se deva ao detalhe da jogada ser focalizada pela câmera bem mais aproxiamda.
    Vai no oculista Cassio.
    Tadeu Patriota

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*