Realidade paralela de um novo estádio no Grande Recife

Obras do Estádio Rio Doce. Crédito: Jan Ribeiro/Prefeitura de Olinda

De fato, a obra está ganhando ritmo. As fotos desta postagem são de fevereiro deste ano, mas nunca é bom esquecer que a construção demorou para começar.

Após a batalha burocrática veio a primeira fase física, com a atualização diária da terraplenagem, 15%, 44%, 73%… 100%.

Em seguida, concreto e aço, com as fundações e as arquibancadas. Poder público envolvido, meta para a Copa do Mundo e futuro pós-2014 cercado de expectativa.

O projeto é milionário, obviamente. Além das acomodações no Padrão Fifa, o estádio contará com um complexo de lazer. O objetivo é revitalizar a partir do esporte a área localizada a cerca de 20 quilômetros do Marco Zero.

Um time profissional já está comprometido para a mandar os seus jogos no local.

Desta vez, acredite, o blog não está se referindo à Arena Pernambuco, mas ao Estádio Rio Doce, com previsão de conclusão até dezembro deste ano.

Um campo de futebol novinho em Olinda. O segundo em três anos. Haja demanda…

Em vez dos R$ 532 milhões do megaprojeto em São Lourenço, R$ 7 milhões.

De 46.214 lugares para 10.700. Substitua o Náutico pelo Olinda FC. Se o time alvirrubro tem os Aflitos, a equipe laranja já tinha à disposição o Olindão, em Jardim Brasil.

Enquanto a Arena Pernambuco será o grande palco do estado para o Mundial, o Estádio Rio Doce entrou na disputa para se tornar um dos Centros de Treinamento de Seleções (CTS) da Fifa para a competição. A vistoria será nesta semana (veja aqui).

Confira o design final do Estádio Rio Doce e mais fotos da obra aqui.

A dúvida, onipresente, é sobre a execução das obras até o prazo final.

Não importa o tamanho do estádio. Nem a localização…

Obras do Estádio Rio Doce. Crédito: Jan Ribeiro/Prefeitura de Olinda

21 Replies to “Realidade paralela de um novo estádio no Grande Recife”

  1. Senhores, acho importante sim a construção deste estádio em Rio Doce, um bairro esquecido pelas prefeituras de Olinda, desde sempre, e também pela atual, pois este estádio promove um direito social no Art 6 da constituição ao lazer da população, sendo Rio Doce um berço de jogadores de futebol e um bairro que precisa urgentemente de uma atração que façam nossos jovens sonharem com dias melhores. Por que não um estádio, num local onde já foram revelados craques do futebol pernambucano.
    Entretanto reafirmo que ainda continua esquecido por não possuir uma UPA, um centro comercial de verdade, que gerem empregos para a população, um CEFET….. Pessoal para que não conhece RIO DOCE, este local não é um bairro comum, pelas dimensões e população que lá reside, então merece uma atenção especial das prefeituras, se querem governar para o povo comecem pelo subúrbio de grande densidade demográfica: RIO DOCE.
     

  2. TORÇO PARA O GLORIOSO SPORT RECIFE O MAIOR E MELHOR CLUBE DO NORTE-NORDESTE, E APROVO A CONSTRUÇAO DO ESTADIO DE RIO DOCE, QUEM SABE O OLINDA FC SOBE ESSE ANO E EM 2013 TEREMOS SPORT X OLINDA , NAUTICO X OLINDA E SANTA CRUZ X OLINDA EM RIO DOCE,  O MEU SEGUNDO CLUBE AGORA É O OLINDA FC ,POIS REPRESENTA A MINHA CIDADE QUE EU TANTO AMO.

  3. SOU TOTALMENTE CONTRA A CONSTRUÇÃO DESSE ESTÁDIO EM OLINDA, UMA VEZ QUE SERÁ MAIS UM ELEFANTE BRANCO, ASSIM COMO O DE PAULISTA, JABOATÃO, VITÓRIA, E OUTROS. SR. PREFEITO O POVO DE OLINDA NÃO ESTÁ PRECISANDO DE ESTÁDIOS, E SIM DE MORADIA, POSTOS DE SAÚDE, E ESCOLAS PROFISSIONALIZANTES, E MAIS SEGURANÇA NAS RUAS PARA ATENDER A MAIORIA DA POPULAÇÃO NECESSITADA, QUE SÃO OS MORADORES DAS  FAVELAS . SR. PREFEITO NÃO ADIANTA FICAR GASTANDO COM PROPAGANDA DIARIAMENTE NA TELEVISÃO,  QUE O ELEITOR OLINDENSE NÃO É MAIS BESTA. ESTAMOS ATENTOS.

    CARLOS RIBEIRO

  4. TÁ AÍ UM BOM ESTÁDIO PARA O SPORT MANDAR OS SEUS JOGOS.

    AFINAL, A ILHA DA FANTASIA NÃO É ESTÁDIO: É CAMPO.

  5. Eu discordo totalmente do fernando alvirrubro e não apoio estas construçoes de estadios na RMR, é perda de dinheiro, há tanto para ser feito em toda a região metropolitana e estao inventando fazer estadios…
    A RMR já é MUITO bem servida com os 3 grandes do estado, todos os 3 tem estadios proprios e já estao construindo outro maior ainda em sao lourenço da mata para que os times joguem lá e se aproximem mais da área metropolitana.
    Quanto a ter mais times da regiao metropolitana, meu deus, seria muito triste, pois na minha visão o campeonato pernambucano é um campeonato para o interior do estado e não para a capital, e a RMR tem que torcer pelos grandes da capital, estes outros times nao merecem nem devem estar na serie A1, pois nem colocam tanta torcida quanto no interior e tambem por que o futebol é o lazer do habitante interiorano. Com a RMR com 3 equipes, sobram 9 para repartir com o interior, é pouco para o bom número de cidades que poderiam abrigar uma equipe na serie A1 e é muito para o nível do estadual melhorar. 9 cidades interioranas: araripina, petrolina, salgueiro, serra talhada, afogados da ingazeira, arcoverde, petrolandia só no sertao; garanhuns, caruaru, belo jardim, santa cruz do capibaribe, surubim, limoeiro, pesqueira, entre outras do agreste. vitoria de santo antao e palmares na zona da mata, isto para repartir 9 equipes sendo que caruaru tem 2, entre outras tantas cidades que esqueci de mencionar, por isto que acho que nosso estado deveria investir em outros esportes nao só futebol, como volei, basquete e futsal e trazer para o interior do estado.

  6. VEJAM A SITUACAO DO ESTADIO ADEMIR CUNHA NO CENTRO DE PAULISTA….UM ELEFANTE BRANCO. CONSTRUIDO PARA COMPORTAR 20 MIL TORCEDORES, DEPOIS DAS NORMAS DA CBF, DIMINUIU PARA 12 MIL CONFORTAVELMENTE SENTADOS NO “CIMENTO”… HOJE EM DIA PRATICAMENTE ENTREGUE AS BARATAS, UMA GRANDE PRAÇA DE ESPORTES…E O NOVO ESTADIO DE OLINDA, SE BRINCAR, VAI PELO MESMO CAMINHO….E L E F A N T E    B R A N C O  !!!!!!!!!

  7. 6 TIMES DA REGIAO METROPOLITANA DO RECIFE NO CAMPEONATO PERNAMBUCANO ???
    ACHO QUE NAO TEM GRACA NAO…NA GRANDE RECIFE BASTA O SPORT E OS OUTROS DOIS IRMAOS POBRES…CREIO Q NAO TEM ESPAÇO PRA TER OUTRO CLUBE NAO…A NAO SER UM SEGUNDO TIME NO CORACAO DA TORCIDA.
     
    VEJAM O ADEMIR CUNHA…PAULISTA É UMA GRANDE CIDADE E TINHA UM CLUBE COM TORCIDA…O ” PAULISTANO “… E ONDE ESTA AGORA ? NO MUSEU.
    ENTAO NAO VEJO OUTRO TIME/CLUBE NA GRANDE RECIFE NAO…A CABENSE É OUTRO EXEMPLO…VIVE A MINGUA..FECHA AS PORTAS POR 4 ANOS E RE-ABRE POR 1 ANO…E ASSIM VAI…..NEM SEI COMO NAO FECHOU AS POSTAS DE VEZ.

  8. KKKKKKKKKKKKK  O AMERICA IR PRA ESSE NOVO ESTADIO ??? FAZ ATE GRACA…NAO TA CONSEGUINDO SOBREVIVER EM PAULISTA… VAI TER VIDA AI NESSE ESTADIO NOVINHO?? FALA SERIO.

  9. Que o interesse na área é eleitoral, é inegável, (sem contar o interesse do próprio Renildo – o time beneficiado é o dele); entretanto, a revitalização daquela área é de uma importância tremenda. Como disse o Cleidiston, aquela área é uma reconhecida área de boas peladas, e justamente onde está sendo construído o estádio há várias comunidades, como a McLaren, a qual vários jovens usavam o terreno vazio do antigo campo, à noite, para consumirem drogas. Há outros espaços próximos à Universal, que, com menos grana, uma vez revitalizados, também ajudariam a desviar a criançada do caminho pernicioso do crack… agora, é triste ver a Vila Olímpica, no mesmo bairro, menos de 3km do estádio, às moscas, e o Espaço Criança Esperança que funcionava lá foi transferido para Jaboatão por denúncias de má versação das verbas…

  10. Hoje sou a favor do Náutico ir para arena, mas antes da definição dessa mudança, eu pensava se não seria melhor contruir um estádio, por conta própria, no terreno do CT Wilson Campos, são 49 hectares, espaço não faltaria, claro que não seria uma arena com conforto, mas um estádio com 30000 lugares, e isso observando o que o ABC-RN fez, um clube com menos recursos, mas que é bem administrado construiu um estádio pra 16000 pessoas, e que poderá ser ampliado, esse estádio de Olinda por 7 milhões pra 10700, é outro exemplo, se souberem aproveitar o espaço para o bem da comunidade de Rio Doce será bacana, o subúrbio não só de Olinda, mas das outras cidades da Grande Recife precisam desses espaços, não sou de Olinda, moro na Iputinga no Recife, mas acho bacana, falta espaço para esportes nos subúrbios, nos bairros nobres também, mas quem têm grana, têm mais possibilidades para o lazer, e quem não têm? Claro que falo isso principalmente em relação às crianças e adolescentes, além disso poderá fortalecer o futebol suburbano, que está muito mal, só têm o América na série A1, quem sabe o Olinda e a Cabense subindo pra série A1, o mequinha ficando, somando com os 3 grandes, 6 clubes da RMR, seria muito bom…

  11. O endereço é Av.Brasil(2º etapa) Rio Doce,Mas conhecido como o campo do Vereador Biai.Esta Obra vai desencadear futuros craques de Rio Doce. Ex:Chiquinho(Sport,Vasco)Aroldo(Sport) Pig(Sport,Náutico)Naza(Vasco)Juninho Pernambucano(Sport) isso só alguns exemplos.Comunidade passou uma grande modificação após tempo de ouro em talentos,Trafico de drogas no auge,grupo de exterminio,Guerra entre ganges rivais,Espero que tenha um acompanhamento  para incentivar os clubes do bairro como Flamenguinho, entres outros.Rio Doce é um bairro estrategico porque dar pra eleger um prefeito sem depender dos outros bairros,ou seja muitos eleitores na região…

  12. Renildo tá tirando o dinheiro do bolso dos olindenses pra favorecer o time dele! Pro Olinda FC é tudo. Prefeito pior q esse só jacilda mesmo.

  13. Interpretei mal, o texto não se referi a preconceito. E fala sim que não importa o lugar poder ser em São Lourenço ou em Rio Doce, o que importa e que o futebol esteja presente.

  14. cassio,

    a capacidade do estádio só nao é maior pq o arquiteto quis aparecer mais do que o estádio…

    pra que serve aquela arquibancada irregular ao lado das cadeiras? podia deixá-la da forma clássica e simples.

    mas pra que isso ne? o cabra tem que fazer diferente.. ai faz uma m*** dessa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*