A possível implosão do sonho da Copa das Confederações

Sombrinha de frevo da Copa do Mundo de 2014. Foto: Cassio Zirpoli/Diario de Pernambuco

Enquanto você se diverte no carnaval nas ladeiras de Olinda, na noite do Recife Antigo ou em alguma praia, a cúpula do governo do estado perde o sorriso ao falar da Copa das Confederações de 2013. Nem a folia consegue reduzir a apreensão.

O que era para ser um diferencial na candidatura pernambucana para a Copa do Mundo, uma vez que apenas seis das doze subsedes também foram contempladas com o torneio-teste, poderá se transformar num constrangedor episódio.

Escolhido de forma condicionada, assim como Salvador, o Recife só terá a presença confirmada pela Fifa de forma definitiva em junho. Antes, em março, a primeira visita do secretário-geral da entidade, o francês Jérôme Valcke.

Enquanto o cronograma foi cumprido em São Lourenço da Mata, mesmo com baralho da burocracia, o estádio não parecia ser o entrave local para a Copa das Confederações. A mobilidade urbana na metrópole era o tema que mais preocupava. Era…

Empacada em 30% da execuação das obras, contra 51% da Fonte Nova, a Arena Pernambuco sofreu bastante com a paralisação de oito dias no começo deste ano.

Entre janeiro e fevereiro, os 2.300 operários cruzaram os braços no canteiro. Paralelamente à queda de braço entre sindicato e construtora, foram 176 horas de trabalho perdido, uma vez que o expediente, em três turnos, chega a 22 horas por dia.

É muito, mas muito tempo desperdiçado. Ainda mais para quem já corria contra todos os prazos, apertadíssimos, numa falha interna. Não por acaso, o tom otimista dos políticos e executivos do estado mudou repentinamente. A certeza se transformou em ceticismo.

Houve o rumor sobre uma possível desistência oficial, para “focar o trabalho no Mundial”. A desculpa – não há outro jeito de descrevê-la – seria o fato de empregar tanto esforço para um jogo menor, como o duelo entre os campeões da África e da Ásia.

É claro que esse argumento não cola, pois um jogo deste porte – apenas uma suposição da tabela – esteve na mesa o tempo todo. O retorno de mídia superaria isso, pois o nome do estado circularia mundo afora um ano antes da “publicidade” de 2014.

Mesmo com todo o cronograma modificado (mobilidade e estádio), a expectativa é que todas as obras sejam finalizadas a poucas semanas do “vestibular” da Copa, agendado para começar em 15 de junho do ano que vem. Se não houver mais imprevistos, claro.

Da vitória política através do lobby costurado durante meses junto ao governo federal e CBF a um possível revés sem agentes externos, surge um impasse na carreira de muitos.

Um ou dois jogos, México x Japão ou qualquer outra partida meia boca… Não importa. Pernambuco entrou de cabeça na disputa e conhecia as regras. Ganhou o passe para a primeira festa da Fifa. Que não saia à francesa. Ou será expulso por um francês?

De fato, a resposta está com Valcke. E não adianta chamá-lo para o carnaval. Ele poderá até gostar do frevo, mas os interesses da Fifa estão bem além disso.

12 Replies to “A possível implosão do sonho da Copa das Confederações”

  1. Pingback: Dependendo da vistoria, um presente de grego (francês) | Blog de Esportes

  2. esse Albino não entendeu o texto.paciencia!ERIVANSPORT(16:51),é isso aí q voce falou!Roberto Andrade:eu já tinha percebido esse estranho fato de nossa imprensa ser chapa Branca,por causa(principalmente)dessa copa das confederações.mas,a burrice desse governo( e imprensa)chega a ser inacreditável.inauguraram,a faixa exclusiva para onibus no trecho q vai até o viaduto novo(300 metros de faixa).pois não é q vão fechar essa faixa de novo!é para”se adequar”ao BRT.dá pra tu!

  3. RICARDO BARBOSA Diz

    “COMO PODE UMA CONSTRUTORA FICAR A MERCE DE 2300 OPERÁRIOS? PODE PARECER UM ABSURDO O QUE VOU DIZER, MAS DEMITIRIA QUASE TODOS E CONTRATARIA OUTROS, POIS PARA MIM É VERGONHOSO O QUE ESTÁ ACONTECENDO.´´

    Pois é, não sei como você sugeriu que escravizassem esses trabalhadores, seria mais fácil do que demitir e contratar outros, não acha???

  4. Impressionante como somos inocentes e como a imprensa em pernambuco é chapa branca, acreditar que apenas 08 dias de paralização dos trabalhadores são responsaveis pela não conclusão das obras da arena  e consequente vinda da copa das confederações é no minimo subestimar a inteligencia dos imparciais, esquecem outras obras em ritmo de tartaruga que vem sendo administrada por esse governo a exemplo do viaduto da PE 15 que inclusive já foi inaugurado e se arrasta a anos sem conclusão, por pura incompetencia administrativa para não ser mais condudente sem provas.

  5. José Jorge e M Jr…..onde vcs viram eu falando mal da Bahia ou dos baianos? Eu falei que já ouvi muita gente que trabalha lá em SUAPE ou em obras do consórcio ENGEVIX/ODEBRECHT e outros informarem que qdo há pra ter greve feito está havendo greve na PETROQUÍMICA e que já houve com vandalismo brabo quem encabeça são os baianos pois eles viveram e vivem grandes obras estruturadoras na Bahia, Espírito Santo…..RJ e devem saber ou não como lidar com os empreiteiros de Engenharia Pesada. Estamos atrasados nos profissionais e no trato das reivindicações, vamos dizer assim….

  6. ERIVANSPORT:falo até com conhecimento de causa pois,faço curso a noite de logística.é extamente isso.o q mais tem aqui em Recife(e por tabela,Pernambuco),é forasteiro,trabalhando(no caso da capital),em Suape!mas,isso são anos de Marco Maciel,João Carlos Páes Mendonça e sua Gang q até hoje,endeusamos e os frutos,estamos colhendo.agora,se estou com pena de Pernambuco,fora da copa das confederações,NENHUM POUCO!esse segundo governo Eduardo Campos,trocou os pés pelas mãos.não foi para isso q votei nesse sujeito.e parem com essa imbecilidade de rixa entre Pernambuco e Bahia.tá,nesse ponto,estou com os baianos nessa”arena PE”.essas empreiteiras,nos tratam como ralé da pior espécie.e estão certos em cobrar um salário melhor,nem q seja para prejudicar o estado.se o”DUDU”tivesse bom senso,deixava pra lá essa copa das confederações,ficava só concentrado para o mundial!

  7. Também tenho muitoa amigos na Bahia e acho que essa rivalidade besta se deve mais a culpa da prórpia imprensa.

    Os Baianos, como nós pernambucaos, são pessoas trabalhadores, boas, simpáticas e que nos muitas das vezes escutamos as musicas dos artistas deles… e agora vir aqui criticar me parece coisa de hipocrisia…

    deixa os caras pow e vamos trabalhar mais!

  8. Quem dera nós que esses sindicatos fossem encabeçados por baianos. Com certeza teríamos salários melhores e muitos mais benefícios, se bem que muito do que foi conquistado nessas obras em termos de benefícios, foi conquistado pelo pessoal de forado Estado ( inclusive os baianos ) incentivando à nós pernambucanos muito pouco acostumado com esse povo de empreteiras que lucram barbaridades e pagam muito mal ( aqui no nosso Estado ). Falo essas coisas porque vim de lá ( Bahia ) e sei como funciona esse sistema. Eu acho que muitos pernambucanos, antes de falar mal dos baianos, devereiam passar um tempo por lá e ver o quanto esse povo é carismático e acolhedor, diferente de muitos de nós truculentos.  Sei também que existe excessões e que no nosso Estado também tem boa gente ( acredito que a maioria ). Gente, a Bahia é um patrimônio nosso, de todo brasileiro, nós pernambucanos ( os tantos que criticam ) deveriamos sentir orgulho dessa terra fazer parte do nosso nordeste. De um pernambucano de Recife: Viva a Bahia!

  9. Assim como obras na PETROQUÍMICA, salvo engano, o sindicato dos trabalhadores desses lugares é encabeçado por baianos assim como a ODEBRECHT é de lá, apesar do fundador ser pernambucano. Infelizmente pagamos por não termos tido obras estruturadoras de grande porte outrora em Pernambuco. Com SUAPE houve a demanda de profissionais preparados e nós não os tínhamos. Tivemos que correr atrás. E por conta do maior número de obras de grande porte já existirem na BAHIA eles já dispunham de profissionais à nossa frente. Se brincar há mais forasteiros que pernambucanos nas obras de grande porte aqui em Pernambuco, principalmente para funções mais específicas. E nestes estão os baianos como maioria, e encabeçados por um sindicato digamos, baiano e acostumado ao molejo de lá, na briga com a ODEBRECHT. Não vivo isso, mas já vi gente lá pelas bandas de SUAPE falar que é assim que funciona…

  10.  O QUE VOU FALAR AQUI VAI SER MUITO PESADO FERINDO ATÉ A EDUCAÇÃO QUE RECEBI DOS MEUS PAIS QUE FOI EXCELENTE.MAS FAÇO UMA PERGUNTA, ESTES EMPREGADOS DA ARENA ESTAVAM SEM EMPREGO ANTES? COMO PODE UMA CONSTRUTORA FICAR A MERCE DE 2300 OPERÁRIOS? PODE PARECER UM ABSURDO O QUE VOU DIZER, MAS DEMITIRIA QUASE TODOS E CONTRATARIA OUTROS, POIS PARA MIM É VERGONHOSO O QUE ESTÁ ACONTECENDO. O NOSSO ESTADO ESTÁ CRESCENDO MAIS QUE O BRASIL E NÃO PODEMOS ESTÁ PASSANDO POR ISSO.É A MINHA OPINIÃO.

  11. Zâmbia só virá ao Brasil para a Copa das Confederações se vencer a Copa Africana de Nações do ano que vem, a desse ano não serviu como classificatória

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*