Gramado uniformizado após 150 anos

Gramado

Um campo de jogo padronizado em todos os estádios do planeta.

Após quase 150 anos, o futebol poderá ter, enfim, um gramado padronizado.

Atualmente, as medidas permitidas pela Fifa são de 90 a 120 metros de comprimento e de 45 a 90 metros de largura, resultando em um formato retangular, obviamente.

Para partidas internacionais, a recomendação da entidade é mais específica, entre 100 e 110 metros de comprimento e 64 e 75 metros de largura.

Aos poucos, no entanto, a Fifa definiu a dimensão a ser unificada: 105m x 68m.

Para a Copa do Mundo de 2014 esse será o tamanho único, já oficial. Até mesmo o gramado – possivelmente do tipo bermuda- deverá ser a mesmo nas doze arenas.

Na Itália, todos os estádios da primeira divisão do Calcio já contam com o formato.

Os três estádios do Recife têm 105 metros de comprimento. Na largura, eis os tamanhos dos gramados: 70m (Aflitos), 73m (Arruda) e 78m (Ilha do Retiro).

Na sua opinião, é melhor definir um padrão único de tamanho para os campos ou continuar com modelos diferenciados, seguindo a vontade de cada clube?

Gramado

5 Replies to “Gramado uniformizado após 150 anos”

  1. Parabéns Cassio,
    Uma matéria curta e bem direta,boa para esclarecer as pessoas sobre o futebol e suas regras.

  2. Isso só mostra a desordem no futebol. Dentro dos padrões FIFA, a diferença pode chegar até a 1850m². Isso é um absurdo! Por isso que aquele campo do Serra Talhada está dentro dos padrões…

  3. Será que os Aflitos tem o mesmo comprimento que Arruda e Ilha? Lá nos Aflitos o cara dá um chutão da sua área e a bola sai na outra linha de fundo, acho muito menor que nos outros dois.

  4. Cassio , 

    Na Inglaterra , todos os gramados na Premier também já obedecem ao padrão 105×68. Lá , inclusive , um estádio para ser aprovado para a competição , precisa ter essas dimensões. Na Europa , dizem que assim o jogo fica mais dinamico.

    No volei , no basquete e no futsal já existe essa padronização. É justo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*