Os supernúmeros da Premier League, com torcida e mercado

Média de público na 1ª divisão da Inglaterra. Crédito: billsportsmaps.com

Avaliado em 3,3 bilhões de euros, o campeonato inglês é o mais rico do mundo e deverá continuar com status por muitos anos, segundo estudo produzido pela Pluri Consultoria.

Dentro de dez anos, a Premier League deverá chegar a 4,8 bilhões de euros. A atual vantagem sobre o segundo lugar (a liga espanhola) é de 683 milhões.

Em 2011 o número na terra da Rainha chegará a 1,3 bi! Saiba mais no gráfico abaixo.

A espetacular média de público dos ingleses, na imagem acima, só reforça a otimista projeção econômica. Apenas um time apresenta uma taxa de ocupação do estádio inferior a 75%. Ainda assim, o índice geral do Wigan é de 16.812 pessoas a cada jogo.

Esse dado seria superior às médias de 14 dos 20 times do último Brasileirão (veja aqui).

Aí sim, um caso legítimo de média de público somada a um enorme valor de mercado…

No caso do Brasileiro, o valor deverá dobrar. Portanto, fica clara a necessidade de um desempenho seguro na elite nacional nesta década. Recado para os pernambucanos.

Relatório sobre o valor de mercado dos principais campeonatos nacionais de futebol. Crédito: Pluri Consultoria

6 Replies to “Os supernúmeros da Premier League, com torcida e mercado”

  1. isso é fantastico.mas,os alienados do Brasil(sobretudo os da imprensa de São Paulo),insistem em dizer q o Brasil é o”país do futebol”!tanto os clubes locais quanto os Nacionais,são”babadores”da Tv Globo.SÓ A GLOBO,ganha dinheiro.na inglaterra(e nos outros países.não tanto a itália),todos os clubes da elite,ganham dinheiro não só da TV!

  2. Pois é, seria uma boa postar os vídeos dessa série. Agora estou assistindo todos os vídeos do “FIFA Futbol Mundial”. haeuahe!

    Não tem nenhum outro link ;/

    Mas o nosso Irlândes Tricolor, James Young, vai traduzi-lo em breve.

  3. Fábio Lucas,

    Na verdade, o blog só não coloca vídeos oficiais da Fifa porque ela não libera os embeds… O que é uma pena, diga-se. Quanto ao víde que você postou, ele está no concorrente. Procurei outra versão no Youtube, mas não achei ainda. Se encontrar, indique.

  4. Aí envolve organização e fanatismo, os ingleses são fanáticos, alguns clube ficam décadas sem ganhar títulos e mesmo assim conseguem manter boas médias de público, o Newcastle é um exemplo, apesar do título da 2a divisão em 2010, o clube não ganha algo importante desde os anos 50, na Inglaterra não dão valor aos títulos de divisões inferiores, mesmo assim sempre se destacam pela torcida, o City passou por isso, de 1976 até 2011, sem um título, até a Copa da Inglaterra, e sempre teve boas médias, quando esteve na 3a divisão em 1999, teve média de quase 29000 torcedores e isso porque o City disputa preferência dos torcedores da cidade com o United, clube que ganha vários títulos, com tantos fanáticos e com muita organização pode chegar longe, isso vale para os clubes brasileiros para o pós-2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*