Análise da semifinal 2012 – Náutico

Pernambucano 2012: Náutico 3 x 1 Belo Jardim. Foto: Paulo Paiva/Diario de Pernambuco

Provavelmente, o semifinalista mais cabisbaixo desde que o campeonato estadual passou a adotar a fórmula com o mata-mata, em 2010. Chegou a ficar sete partidas sem vencer, com rendimento pífio, jogadores sem confiança e sem técnico. O Náutico entra em crise nesta fase final. Não ajuda em nada o jejum de taças desde 2004…

O cenário não é nada otimista, mas em nada isso significa que o Timbu esteja à margem da disputa. O formato eliminatório a partir de agora deve ser visto como ponto a favor do clube, desde que o Alvirrubro volte a fazer dos Aflitos o caldeirão que sempre foi.

Após 30 jogos de invencibilidade em casa, o time perdeu duas partidas seguidas para times intermediários. A volta da pressão nos jogos em Rosa e Silva pode ser decisiva para uma reviravolta no Náutico, por mais que o grupo atual seja refeito para a Série A. E o Náutico jogará o segundo jogo tanto da semi quanto da final como visitante.

Destaque
Quando joga sem o volante Derley, o Náutico perde bastante no setor de marcação. Não há subsitutos à altura. Ao lado de Elicarlos, o jogador dita o ritmo da partida. Além disso, sobe bastante ao ataque e pode aparecer como surpresa, por mais que não seja.

A aposta
O volante Souza começou o campeonato a 150 km/h. Quando os times se nivelaram fisicamente, o seu desempenho caiu. Uma lesão nesta reta final atrapalhou ainda mais. Porém, para o mata-mata, a sua bola parada, calibrada, pode ser a grande arma timbu.

Ponto fraco
Sem Waldemar Lemos, que garantia o moral do grupo, os alvirrubros admitem a falta de confiança. Eduardo Ramos, por exemplo, não vence os marcadores. O rendimento do ataque, que ainda não se encontrou após a saída de Kieza, não dá sinais de melhora.

Campanha
38 pontos (4º lugar)
11 vitórias (4º)
5 empates (4º)
6 derrotas (o 3º que menos perdeu)
34 gols marcados (4º melhor ataque)
21 gols sofridos (2ª melhor defesa)

Confira também as análises de Sport, Santa Cruz e Salgueiro.

Qual é a sua opinião sobre o desempenho do Timbu na fase final?

3 Replies to “Análise da semifinal 2012 – Náutico”

  1. Pingback: Análise da semifinal 2012 – Sport | Blog de Esportes

  2. Pingback: Vai começar o 98º Campeonato Pernambucano | Blog de Esportes

  3. Tudo pode acontecer nessa semifinal,a coisa num é tudo isso não,é só marcar o ancião que acaba o time deles,teremos a volta de Souza que será importantíssima nessa reta final,tem que fazer o resultado em casa,ganhar nem que seja de 1 x 0 ou 2 x 0,vamo Timbú agora é outro campeonato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*