Os discos de Rozenblit para os campeões mundiais de 1958

Fábrica de discos de José Rosenblit. Foto: divulgação

Por Carolina Santos*

Entre as décadas de 1950 e 1980 Pernambuco podia se orgulhar de ser a sede de uma das mais importantes gravadoras nacionais. Fundada no começo dos anos 1950 por José Rozenblit, a gravadora que levava seu sobrenome também era uma fabrica de discos e teve filiais no Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Em plena Copa de 1958, com a expectativa do Brasil ser campeão mundial, o futebol entrou definitivamente na história da Rozenblit. Naquela época, o complexo fonográfico contava com 190 funcionários – o que dava uma agilidade maior no lançamento dos discos. Mas nada como o que aconteceu naquela Copa.

Duas composições foram criadas para comemorar a vitória do Brasil, caso a seleção saísse vitoriosa no confronto contra a Suécia. Eram Escola de Feola (Luís Queiroga), interpretada pelo grupo os 3 Boêmios, e Brasil campeão do mundo (Nelson Ferreira e Aldemar Paiva), com a Orquestra e Coro Mocambo.

Rozenblit determinou que, se o Brasil ganhasse, todos os funcionários deveriam estar na fábrica meia hora após o jogo. Com todo mundo trabalhando, às 16h daquele mesmo 29 de junho de 1958 as duas composições já estavam tocando nas rádios do Recife.

Em uma boa jogada de marketing, a Rozenblit ainda ofereceu um mimo aos jogadores: prensou compactos personalizados com a foto de cada um dos heróis daquela seleção. Os disquinhos foram entregues aos jogadores e à comissão técnica em um almoço no Clube Português do Recife, na primeira parada da seleção no Brasil após a Europa.

* Carolina Santos é repórter da editoria Viver, do Diario de Pernambuco

Copa do Mundo 1958, final: Brasil 5 x 2 Suécia. Foto: Fifa/divulgação

3 Replies to “Os discos de Rozenblit para os campeões mundiais de 1958”

  1. Gostaria muito de ouvir novamente a música “A escola do Feola”, de Luiz Queiroga, que homenageou a seleção brasileira e seus craques, por ocasião da conquista da copa do mundo de 1958.

  2. ÓTIMO POST, QUANDO CRIANÇA, EXATAMENTE EM 1968, ENTÃO COM 12 ANOS VISITEI AS INSTALAÇÕES DA ROZEMBLIT E FIQUEI MARAVILHADO.ASSIM COMO A ABC FÁBRICA DE RÁDIO TV E RADIOLAS DA ÉPOCA, A ROZEMBLIT FAZ MUITA FALTA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*