A futura fonte de receita na web está nas redes sociais

Facebook do Sport, 100 mil pessoas

Há exatamente um ano, o blog fez um levantamento sobre os sites oficiais dos três grandes clubes do Recife. Chegou a hora de atualizar os dados, até mesmo porque todos os rivais lançaram novas versões (layouts) das respectivas páginas na web.

Além disso, o post também vai mensurar o aumento do trio nas principais redes sociais, pois trata-se de um dos principais canais de comunicação clube/torcedor na atualidade.

Tanto no Facebook (46 milhões) quanto no Twitter (33 milhões), o Brasil está em segundo lugar no planeta no número de usuários, atrás apenas dos Estados Unidos…

O Sport chegou nesta terça à expressiva marca de 100.000 pessoas no Facebook, um número 17 vezes maior que há uma temporada. Hoje, há uma equipe profissional só para isso. Alvirrubros e tricolores garantem que o Facebook é o novo passo a partir de agora.

No Brasil, os dois clubes mais populares na rede de Mark Zuckerberg são Flamengo e Corinthians, numa disputa apertadíssima: 2.239.865 x 2.231.538. No mundo, o Barcelona é o líder, com 28,8 milhões. Depois vem o rival Real Madrid, com 26,2 milhões.

Voltando ao canal tradicional, o site oficial, vale registrar a mudança na página coral, com a perda do status “oficial” do Coralnet, de 2011, para o domínio santacruzfc-pe.

Abaixo, os dados de maio de 2012 e de maio de 2011, entre parênteses. O número de pageviews deste ano ainda não foi divulgado pelos clubes.

www.sportrecife.com.br
Acessos/mês: 520 mil pageviews (1,4 milhão)
Layout: 2011 e 2012
Noticias/mês: 162 (130)
Twitter (@sportrecife): 96.651 seguidores (25.987)
Equipe: 5 funcionários
Facebook (sportclubedorecife): 100.000 torcedores (5.699)

www.santacruzfc-pe.com.br
Acessos/mês: (3 milhões de pageviews)
Layout: 2011 e 2012
Noticias/mês: 102 (145)
Twitter (@scfc_oficial): 9.755 seguidores (2.803)
Equipe: 5 funcionários
Facebook (scfcoficial): 5.190 torcedores (2.347)

www.nautico-pe.com.br
Acessos/mês: 192 mil pageviews (240.000)
Layout: 2011 e 2012
Notícias/mês: 77 (66)
Twitter (@nauticope): 11.943 seguidores (5.956)
Equipe: 2 funcionários
Facebook (nauticope): 12.990 torcedores (2.566)

Layout dos sites em 2012:

Sites oficiais de Santa Cruz, Náutico e Sport em maio de 2012

Layout dos sites em 2011:

Sites oficiais de Santa Cruz, Náutico e Sport em maio de 2011

29 Replies to “A futura fonte de receita na web está nas redes sociais”

  1. Ahhh….
    eu fui o criador do @sportrecife…
    antes do Sport estar antenado nas novas redes sociais e concentrava no ORKUT….
    não precisa comprar nada não do Santa Cruz … um torcedor deve ter feito o twitter enquanto o clube não tomava conta para poder doar ao clube na hora correta.

    é só mandar uma msg para o cara que com certeza se ele for torcedor ele vai passar o @santacruz

  2. O site oficial do Náutico é uma porcaria, o número de notícias/mês exemplifica bem isso, impressionante como o Náutico tá mal em tudo, o twitter também é ruim, parado pouca interação com os seguidores, me admira o Santa Cruz ter menos seguidores, só pra se ter uma idéia, o ABC de Natal, têm quase 30 mil seguidores, muitos torcedores já reclamaram, mas não adianta, acho que além de poucos funcionários, o Náutico têm incompetentes cuidando deste setor.

  3. Mais uma prova cabal do time da Mentira. Mais uma montagem, outra vez, para enganar eles mesmos. QUE TORCIDA RIDÍCULA E ILUDIDA!
    Os meninos foram pedir o autógrafo do ídolo e craque Marcelinho Paraíba, qual o problema nisso?
    Sobre a matéria, parabéns para os responsáveis pelo setor de tecnologia do Sport. Trabalho sério e bem feito. As redes sociais são fundamentais para a comunicação com a torcida. A popularização da internet avança no Brasil, principalmente entre os mais pobres, que abandonam a Lan House para ter seu próprio PC em casa.
    O site oficial do Sport vem melhorando aos poucos, acrescentando serviços e informações. Hoje existe um espaço para o sócio, coisa recentemente criada. Já foi considerado por uma pesquisa como um dos 10 melhores do Brasil.
    Mas todos os sites da Torcida rubro-negra tem mais visitas por serem mais antigos, tenho certeza que a SPORTNET e MeuSport.com tem pelo menos 4 vezes mais pageviews que o oficial do clube.
     

  4. Fábio Lucas,

    Vou repetir: essa imagem que você postou NÃO saiu no Diario de Pernambuco. Cheque todos os jornais, se for o caso.

  5. Onde é a montagem? A foto da direita? Isso é um comparativo, não tem montagem nenhuma. Oque a editoria de esporte do jornal fez foi uma tentativa frustrada de criar uma imagem de “exemplo para as crianças” do jogador rubro-negro, que na verdade é sim um exemplo de anti-profissional, mau-caráter, criminoso e indisciplinado. A segunda imagem mostra oque aconteceu de verdade.

    Claramente podemos ver uma criança que está mostrando o escudo do Santa Cruz para Marcelinho na primeira foto. Oque ele queria dizer mostrando o escudo? Tava pedindo um autógrafo? O mesmo menino na foto seguinte está fazendo gestos obscenos para Marcelinho. Que tipo de fã pede autógrafo mostrando o escudo do clube rival e fazendo gestos obscenos para o suposto ídolo?

  6. Os tricolores realmente preferem que seus mascotes fiquem dando dedada para um profissional do que pedindo autografo para o melhor jogador do campeonato? Nem torcedor do Sport Marcelo é… simplesmente tem talento nos pés e o Sport tem dinheiro para pagar. 

    além do mais montagem tosca que fizeram!

    Os valores do mundo estão invertidos… que coisa!

  7. Fábio Lucas,

    Quem fez a montagem sequer leu o jornal, pois asseguro a você que essa nota não saiu no Diario de Pernambuco. E você deveria ler as edições também, para ter a certeza.

  8. Qual o problema com a foto? as duas tem uns garotos tricolores pedindo autografo…

  9. O Náutico foi honesto… 
    Eu quero ver o ANALYTICS do Site do Santa cruz para conferir essa parada!
    existem truques para contagem de pageviews…
    conhecendo os números do Santa em geral na Internet…
    sei que é mentira ou erro de contagem!

  10. Assim como qualquer pesquisa, enquete e levantamento de torcida o Sport aparece anos luz na frente dos rivais. Seja na internet, em eventos, shows.. em todo lugar. É a ratificação do que as pesquisas sempre mostraram: Torcida do Sport não é maior, a torcida do Sport é MUITO maior que as dos rivais.
    Isso serve pra desmoralizar essa farsa do TCN. Santa teve 98 anos pra liderar média do Pernambucano e só passou a fazer quando surgiu o TCN e passou a ganhar 8 mil ingressos FREE a mais? Grande coincidência viu..
    Sport nunca perdeu uma média do PE sem atuação de programas do governo. Esse TCN só serve pra iludir os tricolores e a imprensa. Até parece que eu vou esquecer que a média do Santa NA SERIE A de 2006 foi de 9 MIL PESSOAS!
    Fora que o Sport cadastrou mais torcedores no TCN que santa e nautico juntos, 100 mil do Sport contra 55 mil do Santa. Pena que só podem entrar 8 por jogo..
    O que prova duas coisas que não são lá novidades.. o Arruda é maior do que a Ilha. E a torcida do Sport é muito maior que a do Santa.
     
     

  11. Se amam a torcida, como varios amigos meus tricolores dizem, e que não importam resultados, vamos fazer o seguinte:

    Criem uma torcida da torcida, com brasão, hino, cores;
    Criem paginas na web, criem torcidas das torcidas organizadas;
    E continuem a amar a torcida, pois, ja que titulos não são importantes, porque vocês tricolores amam a TORCIDA, tá na hora de criar um tipo de esporte, o TORCIDOBALL, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

    balela de tricolor é essa, ama a torcida, torce pela torcida, kkkkkkkkkkkkk! coitados, enquanto voces amam ai a torcida, eu amo titulos, nacionais e representação internacional, ok? enquanto meu clube cresce vertiginosamente e, tudo, o de voces, da verme colorida cresce em que? kkkkkkkkkkkkkkkkk!

    E PST!

  12. É como eu disse:

    3 milhões de pageviews contra o 1,4 milhões de pageviews do Sport.

    É como um amigo me disse: “Consumidor do clube acessa o site, simpatizante se mantém informado por outras redes sociais.”

    É bom destacar que no twitter/facebook o Santa Cruz não tem um domínio fácil (SCFC_OFICIAL). Os domínios @SantaCruzFC e /SantaCruzFC têm até mais seguidores que os próprios domínios que a Comunicação do clube usa.

    As redes sociais do Santa poderiam ser potencializadas pela compra dos domínio oficiais.

  13. O único argumento dos banguelos do canal em relação ao SPORT é que eles colocam torcida no pinicão em qde. maior que o leão, ora faço um desafio, tira o todos com a nota, coloca um jogo parelho entre os rivais, no mesmo horario e mesmo o pinicão sendo maior que a ilha o que inviabilizaria teoricamente o SPORT colocar mais torcedores vamos ver quem coloca mais publico?. Quando tivermos a arena, essa estoria dos banguelos vai acabar, o resto agente já sabe somos hegemonicos no NE e o único respeitado no resto do pais da Bahia pra cima. Hoje nossa torcida quase empata com a soma dos tricobarbies no estado, logo logo vamos ultrapassá-los (somados), queira essa imprensa nojenta goste ou não, hegemonia é isso!

  14. O meu SPORT CLUB DO RECIFE é o fodão do nordeste, e sarna porque tem um pinico cheio de merda da familia do gogó de sola ( marco maciel ) pensa que é, mais não é porra nenhuma.

  15. Saudações corais!!!
    Alo Ramiro essa frase é do Santa pó kkk
    O SANTA É FODA O RESTO É MODA KKKKKKKKKKKKKKK
    COMO DIGO: NOS TRICOLORES SOMOS TORCEDORES DE CORAÇÃO NAO DE MEIO DE COMUNICAÇÃO huehuehuehue….. 
    Santa Cruz; o time esta em uma serie C tem a maior media de peublico e as maiores rendas como pode em?  
    por isso que digo e repito  O SANTA É FODA O RESTO É MOOOODAAAAAAAAAAA

  16. Náutico é a vergonha do estadio, nem fisicamente nem virtualmente tem torcida, só uma kombi.

  17. Cássio, nos números dos seguidores do twitter do Santa Cruz tem um ponto no lugar errado.

  18. Cássio,

    Dubeux apresentou um balanço no fim do ano passado, lembra? Procurei e encontrei algo no blog de Cleuber Carlos, na p. http://cleubercarlos.blogspot.com.br/2011/12/o-dinheiro-do-sport.html.

    Ele não especifica o valor da dívida (fala em aprox. R$ 100 mi), mas deve ter algo no balanço, que foi divulgado para o conselho em dezembro. Dá uma olhada para completar o “comparativo” das dívidas, pois a questão é muito interessante para todas as torcidas.

    Sds. rubro-negras!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*