O apanhado preto e encarnado fora da cartilha da Série A

Pernambucano 2012, final: Sport 2x3 Santa Cruz. Foto: Paulo Paiva/ Diario de Pernambucano

Em 2003, o futebol brasileiro passou por uma profunda transformação. Após 32 edições da Série A com fórmulas diferentes, o modelo passaria ser uniforme, por pontos corridos.

Mais longo, mais desgastante e com menos times. O campeonato foi enxugado de 24 para 20 clubes, com quatro deles caindo a cada ano.

A longa preparação técnica e tática se tornou essencial. Aquela era de times montados às pressas, buscando a última vaga para a fase seguinte, tentando daí por diante “arrancar” no torneio, não surte qualquer efeito.

Os Estaduais passaram a ser a verdadeira pré-temporada, a época de testes, para modelar pelo menos uma espinha dorsal da equipe. Para ganhar confiança.

Contratações de quatro meses deram lugar a reforços por uma temporada. No mínimo. Cada posição com duas opções de qualidade. Na criação de jogadas, a necessidade de ainda mais recursos. Até porque, conforme dito acima, a competição é longa.

Pois bem. Estamos em 14 de maio, um dia após o catastrófico aniversário do Sport.

Dentro de cinco dias, o Leão voltará a pisar no gramado com o status de primeira divisão. No entanto, parece entrar rebaixado após mais um vice estadual.

Autoestima no chão, logo numa era de “profissionalização” do departamento de futebol. Mas sem comando técnico, agora de forma literal. Enquanto tentava convencer a todos com os números, Mazola acabava rebatido com o time visto em campo, mal orientado.

Uma equipe que não sabe nem o que fazer com a bola após um simples rebote de escanteio, fora a falta de concentração, com zagueiro atuando como centroavante num esquema 3-5-2. Na prática, apenas um jogo voltado para as faltas próximas à area.

Aí, encontra-se um problema de elenco também, claro, com carência nos mais diversos setores, mesmo sendo um time caro, milionário. Sem cara de campeão.

No meio-campo, quantas vezes não se questionou o fato de ter apenas Marcelinho Paraíba, de 37 anos, como referência? O Brasileirão não dá espaço para algo assim. O torneio comprova ano a ano, do 17º colocado ao 20º, o quanto isso não funciona.

Portanto, não há outra solução. É preciso investir, ainda mais considerando as cotas milionárias para quem entra na disputa. Investimento em maio, com o fim dos campeonatos estaduais Brasil afora. Era esse o planejamento desde o início? Se a resposta for “sim”, então a situação está mesmo complicada.

Um antigo lema rubro-negro tem voltado a ficar em evidência.

“Quando mais apanhado, mais preto e encarnado”.

Não entenda isso como um bom sinal…

Pernambucano 2012, final: Sport 2x3 Santa Cruz. Foto: Paulo Paiva/ Diario de Pernambucano

19 Replies to “O apanhado preto e encarnado fora da cartilha da Série A”

  1. O popot não quis jogar a copa do Brasil? Digam também que foram campeões em 87. kkkkk. Só pode ser piada, do contrário aconselho os torcedores do popot voltem a tomar seus remédios tarja Preta. Popot único time a “ganhar” campeonato de futebol na justiça. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  2. O CASO DO paysandú FOI UM SPORT POLITICAMENTE SEM QUERER NADA COM A COPA DO BRASIL, POIS, POR RAZOES POLITICAS E POR TER O TITULO EM 2008, SO VAI ENTRAR NA CB A PARTIR DE 2020…
    ALIADO A UM paysandu QUE NEM PINTO NO LIXO…QUE NAO VENCIAM O SPORT A MAIS DE 50 ANOS…. FREGUES ABSOLUTO…
     
    CARA, SE TOCA, VAI DIZER QUE O papao..ALIAS, O PAPINHA É MELHOR QUE O SPORT?????
     
    SO NAO ENCHERGA QUEM NAO QUER…

  3. A que ponto chega a psicopatia e alienação dos burros-negros, falar que o popot ajudou o Santa é demais. A humilhação na ilha da fantasia diante do Paysandu também foi pra ajudar? kkkkk. Mas não se pode esperar muito dos burros-negros, visto que em sua grande maioria, acreditam piamente que o popot foi campeão de 87. O que se pode dizer para pessoas deste nível: Por favor tomem remédios (Gardenal, Rivotril, Diazepam, etc), para pararem de ter estes surtos psicóticos. kkkkkkkkkkk.

  4. O choro é grande do bi-vice……kkkkkkkkkkkkkkk

    Coisa, boi, cachorra de peruca etc

  5. VAMOS CONTINUAR SENDO O MAIOR POR MUITOS E MUITOS ANOS, SOMOS  CHATOS,  PREPOTENTES ,E AS OUTRAS DUAS VÃO CONTINUAR  JUNTAS  PRA CONSIGUIR  NOS SUPERAR  NO NUMERO DE  TITULOS .

    PELO SPORT  TUDO 

  6. KKKKKKKKKKKKKKKKKKK  o ex-port? ajudar o santa?? perai, perai que eu queroo rir mais um pouco KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK chora boiolão, e pode se iludir, afinal de contas, o chiqueiro de vocês chama-se ilha da fantasia, e a barbie, coitada, não consegue nem defender o título de único hexa!!! mas tem nada não, ano que vem, se preparem pra levar seis lapadas cada um, já que estaremos todos na serie B KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK tricolor ate o fim

  7. Cássio,
    Concordo com tudo que você falou, mas se o resultado ontem tivesse sido empate e o SPORT campeão, teríamos esse post hoje?
    Acredito que mesmo com o título Mazola sairia, pois um cara errar na escalação, ter a oportunidade de corrigir (contusão de Bruno Aguiar) colocando Naldinho para colar em Branquinho e não fazer nada é um absurdo.
    Agora é correr contra o tempo para montar um time para, pelo menos, se manter na série A.
    OBS: Santa mostrou muita garra e vontade, a começar pelo técnico, mas se não melhorar não sai da série C esse ano. Nenhum time Pernambucano pode ter o estadual como laboratório. Maior exemplo: quando o Sport teve boas gestões de futebol ganhou o estadual facilmente…..em 15 anos, ganhou 11.

  8. É MUITO CHORO…..KKKKKKKKKKKKKKKKKK

    CHORA COISA, BOILEÃO, CAMPO DO MANGUE..KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  9. Cássio, o que é, o que é: ROUBA DOS RICOS PARA DAR AOS POBRES? ACERTOU QUEM RESPONDEU ISPORTI.

  10. Confesso, Cássio, meu amigo rubro-negro, de longas datas, que, ontem, presenciei, na Ilha, um dos maiores, senão o maior, vexame do nosso amado Sport.
    Na verdade, foi uma grande tragédia, pois perder o título no dia dos 107 anos, no dia da nossa padroeira, no dia do 40º campeonato, dentro da JAULA, jogando pelo EMPATE e, ainda por cima, para um time de terceira divisão foi de lascar. Isso me deixou deprimido. A maldição de jogar no dia do aniversário se concretizou. Lembra da festa do nosso centenário? O Santo André nos venceu com um gol de Rodrigão? Lembrar dessas coisas corroi minha alma. MALDIÇÃO, MALDIÇÃO, MALDIÇÃO….
    Espero que essa diretoria e os futuros dirigentes do nosso Leão, nunca mais aceitem jogar no dia do nosso aniversário ou em comemoração de aniversário, pois é derrota, humilhação, desilusão, sofrimento e choro na certa.
    Ontem, foi uma das maiores TRAGÉDIAS na história vencedora do Sport, comparada, inclusive, ao 7X1 que levamos do MARÍLIA, uma verdadeira HUMILHAÇÃO.
    Essa derrota, com certeza, foi pior do que a “Batalha dos Aflitos”, pelo menos o GRÊMIO era um campeão do mundo e tinha o Clube dos Treze, a CBF, a arbitragem – que deveria ter expilsado 8 jogadores do tricolor gaúcho – e Rede Globo ao seu lado para vencer o pobre time das bonecas.
    Eu resumo o jogo de ontem como “A MALDIÇÃO DA ILHA DO RETIRO NAS FESTAS DE ANIVERSÁRIO”.
    Foi cruel ver crianças, adolescentes, mulheres, adultos e velhos chorando copiosamente a perda desse do 40º título, que também já está virando uma MALDIÇÃO, ou seja, sai o 41º título, mas não sai o tão sonhado 40º título.
    Agora, só nos resta rezar para permanecermos na 1ª Divisão, mas antevejo SOFRIMENTO, AGONIA, ANGÚSTIA, DOR E MAIS LÁGRIMAS.
    ABRAÇO E PELO SPORT TUDO. 

  11. essa torcida do Sport é q mais me envergonha!depois q ganhou a copa do Brasil em 2008 e o clube foi eliminado pelo Palmeiras nas oitavas-de-final da Libertadores de 2009,os caras subiram no salto!e pior,3 dedos ou mais.pra descer do salto está sendo uma dureza!outro mal q vem a tona.paraná e Vila Nova-GO abriram as pernas pro sport subire de divisao.sendo q depois do”emocionante”jogo de goiania,os jogadores do Vila Nova ficaram rindo por terem facilitado a vitoria pro sport.essa vitoria e acesso para a elite do futebol brasileiro,só mascararam os imensos defeitos desse clube,principalmente desse fraquissimo elenco.amigos:fomos desmoralizados por um RIDICULO Paysandu de Yago Picachu,do qual o”globo esporte-pe”(outra desgraça de pernambuco),dizia q esse velocista interessava ao Sport.com esse timeco,antes de dezembro,estaremos na B.mas os caras daqui nao aprendem!

  12. ATE QUANDO EM PERNAMBUCO O SPORT VAI TER QUE ” ABRIR AS PERNAS ” PRA LEVANTAR O DEFUNTO SANTA CRUZ ???? INFELISMENTE TEM MUITA POLITICA POR TRAS DISSO. CHEGA A SER RIDICULO SPORT E NAUTICO DEIXAREM O CAMPEONATO PERNAMBUCANO PRA LA E DEIXAREM O DEFUNTO SANTA CRUZ LEVAR O CANECO. OU VOCES ACHAM QUE SANTA TEM MAIS DINHEIRO QUE SPORT E NAUTICO ??? NAUTICO E PRINCIPALMENTE O SPORT, QUE TEM DINHEIRO INFINITAMENTE MAIOR QUE O SANTA PRA FAZER UM TIME PRA GANHAR O CAMPEONATO COM AS PERNAS NAS COSTAS…
    …. MAS, QUEREM LEVANTAR O DEFUNTO A TODO CUSTO, EM PARTE ISSO É BOM, TER CLUBES FORTES EM PERNAMBUCO, MAS JA TA FICANDO SEM GRACA ISSO… …INFELISMENTE NO FUTEBOL EXISTE MUITA POLITICA.
    O SPORT NAO ABRE OS COFRES PRA CONTRATAR E FORMAR UM GRANDE TIME NO PERNAMBUCANO PORQUE A DISPARIDADE DE TIMES SERIA GROSSEIRA, GANHARIA O CAMPEONATO COM OS PES NAS COSTAS… … OU VOCES ACHAM QUE O SANTA TEM MAIS GRANA QUE OS 55 MILHOES / ANO DO SPORT ??? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.
    SEM COMENTARIOS. ATE QUANNNNNNNNNNNNDO AJUDAR ESSE DIFUNTO MINHA GENNNNNTE… TA FICANDO SEM GRACA JA… POR CAUSA DE MAUS ADMINISTRADORES, QUE BOTARAM A MINHOCA NA LAMA E O SPORT QUE TEM QUE PAGAR O PATO… AI AI AI.
    O SPORT TER QUE AJUDAR A LEVANTAR O DEFUNTO DA 4 DIVISAO É F…
    INFELISMENTE ELES ( na cruz )  NAO CAMINHAM COM SUAS PROPRIAS PERNAS, TEM QUE TER A BOA ACAO DO CO-IRMAO RICO PRA SAIR DO BURACO.

  13. Fica DuBoi, pelo amor de Deus FICA !!! Que pena que o Mazola saiu. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  14. Cássio,

    Com este Presidente que não ganha nem de um estagiário só restará ao Sport o papel de saco de pancadas da série A. O Sport disputará um campeonato à parte com Náutico para decidir quem será o lanterna da série A este ano. 

    A receita do sucesso Wanderson Lacerda conhece bem. É investir na base. Com a base forte o Sport se manteve por uma década na série A e revelou atletas como Leonardo, Chiquinho, Juninho, Adriano (zagueiro), Sandro, dentre outros.

    Agora Dubeux só pensa na implosão da Ilha do Retiro e faturar milhões com a “famigerada” Arena. Com direito a contrato sigiloso que rubro-negro nenhum teve acesso.

    Tenho a impressão que Dubeux é alvi-rubro e se infiltrou na Ilha para Detonar o Sport.

  15. Engraçado como as pessoas não entendem a posição do Zirpoli nesse blog.

    Meu comentário é que não há comentário… tudo já foi dito nessa postagem!
    Só me resta torcer para que o ensandecimento da diretoria medíocre do Sport não perpetue por mais tempo do que já durou.

  16. Pois é, meu amigo Cássio; ontem tive a certeza de algo que já esperava; estamos ‘lascados’ nesse Brasileiro. Vou pro campo como um apaixonado por futebol e pelo SPORT. Mas esse ano também farei uma coisa que nunca fiz: vou pra ver os outros jogarem! Quero ver Santos, Fluminense, Inter, Flamengo, Botafogo, Vasco, São Paulo jogando na Ilha depois de alguns anos. E agora com esses elencos surreais. Não sei como; os times cariocas tem as maiores dívidas do país mas coontinuam contratando Decos, Ronaldinhos, Seedorfs, Freds, Juninhos… Queria ver o Sport fazendo as loucuras que fazia nos tempos de Bivar, Homero, Wanderson… loucos… Mas RUBRO-NEGROS!
    Fico na torcida pela Sulamericana… 
    #foraduboi

    Abs, Sergio Leão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*