Santa, Sport e Salgueiro no Nordestão

Campeonato do Nordeste

Uma decisão justa para o que havia sido acordado previamente.

A Copa do Nordeste voltará ao calendário oficial da CBF em 2013, com 16 clubes. Pernambuco, assim como a Bahia, terá direito a três representantes.

O trio local enfim foi definido. Será formado por Santa Cruz, Sport e… Salgueiro.

Sim, o Carcará. O Náutico, quarto colocado no certame local, está fora…

Ao contrário do que queriam os patrocinadores e a emissora responsável, visando a rentabilidade do torneio, o time sertanejo adquiriu a vaga com o 3º lugar no Estadual.

Ou seja, alcançou a meta que havia sido comunicada há tempos pela FPF, seguindo a norma adotada pela Confederação Brasileira de Futebol (veja aqui).

Se especulou sobre a chance desta regra passar a valer a partir do segundo Nordestão, mas uma reunião na sede da CBF, nesta terça, manteve a decisão inicial (veja aqui).

Participantes: CRB, ASA, Bahia, Vitória, Feirense, Ceará, Fortaleza, Campinense, Sousa, América/RN, ABC, Confiança, Itabaiana, Santa Cruz, Sport e Salgueiro.

O Carcará será o segundo time do interior do estado a participar do campeonato regional. Em 1999, o Porto particiou da competição e caiu na primeira fase.

Das 9 edições, 2 foram vencidas por Pernambuco, com o Sport, em 1994 e 2000.

O Leão ainda foi vice em 2001. O Timbu ficou em 3º lugar em 2001 e 2002, enquanto o Tricolor foi semifinalista em 2002. A hegemonia, porém, é baiana, com seis troféus…

31 Replies to “Santa, Sport e Salgueiro no Nordestão”

  1. E mais, se fosse para fazer justiça, o BOIOLÃO deveria ser punido pela Liga do Nordeste, por não ter participado da última edição, alegando que seria uma competição deficitária.

    Todos os demais clubes fundadores da liga participaram da competição, mesmo sabendo que seria deficitária, apenas para salvaguardar o direito de realizar a Copa do Nordeste.

    Como sempre, o único que não honrou o compromisso foi o BOIOLÃO.

    Na verdade, se houvesse justiça, a Liga deveria puni-lo, não permitindo a sua participação por quebra de contrato e por desrespeito aos demais membros da Liga do Nordeste.

    Mas, o futuro a Deus pertence. 

    Estaremos fora da Copa do Nordeste, porém poderemos estar em outra competição bem mais rentável.

  2. De que justiça você está falando? O Náutico foi garfado nos dois jogos das semifinais pela arbitragem do presidente da FPF.

    Para completar, no segundo jogo, o Náutico poderia ter vencido por 1X0, caso o auxiliar não estivesse disposto a evitar a nossa vitória.

    O gol de Souza foi legítimo, o que nos daria o terceiro lugar no quadrangular final e a vaga na Copa do Nordeste, além de quebrar o tal tabu contra o BOIOLÃO.

    Mas, a arbitragem, que estava nos perseguindo desde as declarações de Waldemar Lemos após o jogo contra o América, não permitiu que o Timba ganhasse a partida.

    Essa é a verdade.

    Agora, o Náutico, pelo que sei, não reivindicou a participação na Copa do Nordeste.

  3. marcos tu e mane teu time a suzi agora e so vice kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  4. bruno tu e muito tabacudo se a suzi for com o santa para a final perde de novo kkkkkkkkkk

  5. História
    Primeira Copa
    A primeira edição do Nordestão aconteceu em 1994, em Alagoas, e contou com várias sedes no estado, tendo a final sido disputada na capital, Maceió, no Estádio Rei Pelé, entre Sport e CRB. Após um empate em 0 a 0 no tempo normal, o time pernambucano foi campeão pelo placar de 3 a 2 na disputa de pênaltis.
    Organização da CBF
    Em 1997, o certame passou a ser organizado pela CBF, com os clubes entrando pelo critério de merecimento: participavam apenas os melhores classificados nas respectivas competições estaduais. Nos dois primeiros anos, assegurava ao campeão uma vaga na Copa Conmebol do mesmo ano. O sistema de grupos foi deixado para trás e a primeira Copa dessa nova “era” foi disputada apenas em mata-mata. O Vitória chegou à final invicto, assim como seu arquirrival, Bahia, fazendo a primeira de três finais que a dupla BaVi decidiu o campeonato. O resultado foi 4 a 2 no agregado para o rubro-negro, se sagrando campeão pela primeira vez. Já em 1998, com o sistema de grupos de volta, mais uma vez o Vitória chegou à final, dessa vez tendo como adversário o América de Natal. Derrotado por 2 a 1 na partida de ida, o clube potiguar ficou com a obrigação de vencer em Natal, tarefa que cumpriu, fazendo 3 a 1 no time baiano e ficando com o título.
    No ano seguinte, o favoritismo era do Bahia, que havia terminado a fase de grupos invicto e passou por América de Natal e CSA com certa facilidade nas fases seguintes. O adversário da final, mais uma vez, era o Vitória, dono de uma campanha razoável ao longo da competição. Porém, vencendo por 2 a 0 a partida de ida e perdendo por 1 a 0 a de volta, o o time da Barra sagrou-se o primeiro bicampeão do Nordeste. Na sua quarta final consecutiva, em 2000, o Vitória agora enfrentaria o Sport, dono da melhor campanha até então, fato responsável pelo título pernambucano, já que, com dois empates em 2 a 2, foi considerado campeão por tê-lo feito.
    Regional de maior sucesso do país
    Em 2001, uma nova fórmula para o certame foi designada, passando a ser disputado em pontos corridos com os quatro melhores pontuadores ao fim dos confrontos avançando às semifinais. Essa mudança gerou muito investimento no campeonato, e chegou a ser a competição com melhor média de público do país na época. Nas duas edições em que foi disputada por pontos corridos, assim como em 2000, os primeiros colocados ganhavam vagas na Copa dos Campeões.
     O Bahia bateu o terceiro colocado Fortaleza e fez a segunda final Bahia x Pernambuco seguida, que teve como vencedor o tricolor baiano por 3 a 1.
     Em 2002 o Vitória chegou à final contra o Bahia, e acabou não conseguindo reverter a vantagem que o tricolor impôs no jogo de ida, 3 a 1, e a partida de volta ficou apenas num empate em 2 a 2, dando ao Bahia o segundo título consecutivo.
    Cancelamento e retorno
    Depois de uma última edição sem diversos dos principais clubes da região, que teve como campeão o Vitória, pela terceira vez, em cima do Fluminense de Feira, o torneio foi cancelado em 2004 pela CBF por falta de datas no calendário anual, apesar do notável crescimento e da importância que ganhava no cenário nacional, embora o contrato acertado com os clubes garantisse mais algumas edições. Vários desses clubes processaram a entidade máxima do futebol brasileiro e ganharam a causa. Um acordo foi feito no início de 2010 para a volta do campeonato, com a condição da extinção deste processo. Esse acordo foi aceito e, assim, a Copa voltou no dia 9 de junho de 2010.
     Utilizando principalmente jogadores do juniores, o Vitória chegou à final contra o estreante em decisões ABC. Com um triunfo por 2 a 1 de virada em jogo único no Frasqueirão, em Natal, o rubro-negro levantou seu quarto troféu do torneio.

    ClubeTítulosVices

     Vitória
    4 (1997, 1999, 2003 e 2010)
    3 (1998, 2000 e 2002)

     Bahia
    2 (2001 e 2002)
    2 (1997 e 1999)

     Sport
    2 (1994 e 2000)
    1 (2001)

     América de Natal
    1 (1998)
    0

     CRB
    0
    1 (1994)

     Fluminense de Feira
    0
    1 (2003)

     ABC
    0
    1 (2010)

    veja no site http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Nordeste

    e veja todos os campeões e artilheiros.

    Um abraço

  6. Pingback: Seis fórmulas propostas para os dez próximos Estaduais | Blog de Esportes

  7. Claro que é absolutamente justa a participação do Salgueiro no Nordestão.
    Injusto foi o que aconteceu com o Náutico nos dois jogos das semi contra o Sport. Nós fomos muito prejudicados pela arbitragem.

  8. Alguém sabe onde posso, verdadeiramente, encontrar o regulamento do Nordestão?!

  9. Jorge Torres tu e doido decisao em 2 jogos ja nao basta q quase tu nao ficas entre os 4, q osalgueiro deu em tu la e ca, q nao ganhasse nenhum classico, tas de brincadeira, querias q o Nautico fosse mais uma vez humilhado pelo Salgueiro…
    Santinha campeao…

  10. A BARBIE TA FORA VAI TER GENTE DIZENDO QUE A CULPA É DA IMPRENSA,TU  VAI SER  CASSIO A SER RESPONSABILIZADO
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  11. Se eu fosse a Barbie encabeçava uma Copa do Nordeste Tipo B, com todos os 4º,5º e 6º Lugares, dos estados nordestinos. O Vencedor, ganharia uma manchete de página inteira no Jornal do Comércio, e um progrma especial na JC/CBN. O Grupo JC poderia muito bem fazer isso. O Problema é o náutico não conseguir vencer, nem mesmo assim…

  12. ESSE COPA DO NORDESTE A BRIGA VAI SER PELO VICE PORQUE QUANDO O ASSUNTO É NORDESTE O MAIOR DE TODOS CRESCE!!!

    BORA SPORT!!! QUE O RESTO É LENDA!!!

  13. AGRADEÇO DE CORAÇÃO A PERDA DA VAGA DO MEU NÁUTI A RICARDO TAVARES, SANDRO MEIRA RICCI E O BANDEIRA DO SEGUNDO JOGO COM A COISA.SEM COMENTÁRIOS.O QUE O SALGUEIRO TEM DE MARKETING? É UMA VERDADEIRA MÁFIA NESTE FUTEBOL.

  14. SE NAO BASTASSE NEM GANHAR TITULO NACIONAL….E NEM COPA NORDESTE AS IRMAS POBRES DO RECIFE GANHAM….PUTS…
     
    …OS UNICOS TITULOS DE PE, SAO DE QUEM ??? DA MAIOR ESTRUTURA DE CLUBE DO ESTADO…. AI AI AI…. ISSO É MUITO CHATO….
     
    NOOOSSA…NOOOOSSA…ASSIM VC ME MATA….AAAAAI SE EU TE PAGO.

  15. Cássio,

    Também sei desse fato, pois o Santa não tinha estádio até o início da década de 70.

    A final de 1940 entre Santa 2×1 Sport, foi na Ilha, mas com mando de campo do Santa.

    Pela minha contagem o Santa venceu 7 finais na Ilha, contra 7 finais vencidas pelo Sport.

    No Arruda o Santa foi campeão por duas vezes (1990 e 2011) e o Sport campeão por 1 vez, 1980.

    E nos Aflitos cada equipe conquistou um título. Santa em 1969 e o Sport em 1953, não é isso?

    Seria legal pegar essas informações de Sport x Náutico e também de Santa x Náutico.

  16. roberto sou fã deste trio  de comentaristas e seu tambem como faço para conhecê-los pessoalmente um abraço

  17. Pedro Ricardo,

    Posso dar uma olhada sim. Mas, de antemão, uma verdade: essa lista certamente apresentará um dado polêmico, pois quase todas as finais eram na Ilha do Retiro. Até 1972, o Santa decidia lá, mesmo com seu mando de campo…

  18. O QUE HOUVE COM A BARBIE QUE NEM NO NORDESTAO TA ? KKKKK TAMBEM PRA QUE PARTICIPAR SE NAO GANHA MESMO
     

  19. O Nordestão tem todas as ferramentas para obter sucesso dessa vez. Espero que Pernambuco possa representar bem, com Santa, Sport e Salgueiro. Quem sabe uma final pernambucana? 

    Cássio,

    Você tem a lista dos estádios que sediaram as finalíssimas de Santa x Sport / Náutico x Sport / Santa x Náutico?

    Gostaria de saber quantos títulos cada rival venceu na casa do seu adversário!!!

  20. Decisão correta, o Náutico não ficou entre os três, seria uma sacanagem com o Salgueiro, um clube que conquistou a vaga no campo, que vêm se estruturando, com a construção do CT, já têm um estádio pra 10 mil pessoas, merecem, sou alvirrubro, mas se tirassem o Salgueiro, para favorecer o Náutico, seria uma das maiores injustiças da história do futebol brasileiro, Paulo Wanderley, Toninho Monteiro e cia que trabalhem para o Náutico fazer uma boa campanha na série A, na copa do Brasil 2013 e assim chegar à sulamericana, não é tão difícil.

  21. o coisa boa,mais uma competição = a mais futebol = a mais renda para os clubes e mais incentivo aos torcedores para ir para o estádio,e se o todos com a nota rendencem ia dar mais dinheiros aos seus clubes,enfim,otimo a volta do nordestão,e paresse que o campeão do nordestão terá um passaporte garantido a copa Sul-Americana 😀

  22. Justiça foi feita! Graças ao bom senso esse arrumadinho da FPF teve um ponto final.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*