Seis fórmulas propostas para os dez próximos Estaduais

Mapa de Pernambuco

Em fase final de estudo, o Campeonato Pernambucano de 2013 terá 16 datas no módulo principal, a ser disputado logo após a revigorada Copa do Nordeste.

Uma reunião na sede da CBF, no Rio de Janeiro, definiu o número do certame local, atendendo ao pleito da Federação Pernambucana de Futebol, que só “apoiaria” o regional se conseguisse pelo menos 14 datas. Ainda ganhou mais duas de bônus.

No entanto, esse foi apenas o primeiro passo da transformação do Estadual, uma vez que o Nordestão terá no mínimo dez edições no calendário oficial do futebol brasileiro.

Certamente, um torneio mais enxuto, mas com uma fórmula ainda em análise.

O presidente da FPF, Evandro Carvalho, informou ao blog as opções propostas pelo departamento técnico de uma universidade contratada pela entidade, de nome não foi revelado. Considerando as variações, são seis formatos até o momento. Confira.

Primeira fase
1) Doze times, incluindo o Náutico e desconsiderando os três do regional (Santa, Sport e Salgueiro). Ou seja, a 1ª divisão seria inchada com mais três clubes. Turno único, com os cinco melhores se classificando à fase decisiva, juntamente aos três do Nordestão.

2) Os nove clubes do Estadual, sem o trio do Nordestão, disputariam um turno único. Os cinco melhores avançariam, seguindo a ideia anterior.

Fase final
1) Com oito times, o campeonato de fato teria 14 rodadas, com jogos de ida e volta, de fevereiro a abril. Os dois melhores fariam a decisão, em maio, com vantagem de dois resultados iguais para o time de melhor campanha.

2) As oito equipes jogariam dois turnos, com 7 partidas em cada. Os vencedores fariam a final. Caso um time ganhe as duas fases, será o campeão direto.

3) Pontos corridos. Os oito clubes se enfrentariam em jogos de ida e volta e ao fim de 14 rodadas o maior pontuador seria o campeão.

Módulo único (não concluído)
Ainda existe a chance de um módulo com os 12 clubes desde o início. Assim, Santa, Sport e Salgueiro disputariam simultaneamente o regional e o estadual, com jogos às terças, quintas e domingos. Neste ano, foram 26 datas no torneio local. Para 2013, paralelo ao Nordestão, o número seria de até 22. Por isso, ainda não foi concluído.

28 Replies to “Seis fórmulas propostas para os dez próximos Estaduais”

  1. CAMPEONATO DO NORDESTE:

    Porque não adotar o modelo europeu de Liga dos Campeões e Liga Europa? Dava pra ter as duas divisões do campeonato do nordeste, podia ser Liga dos Campeões DO NORDESTE e Liga NORDESTE.

    PERNAMBUCANO:

    O estaduais precisam ser reduzidos, mas acho q todos devem participar e a dificuldade de dividir o pernambucano em 2 grupos é o fato do estado ter 3 times grandes. Nesse caso poderia ser 3 grupos de 5 times e classificava os dois melhores de cada grupo pra fase final.

  2. Ou campeonato do neordeste ou campeonato pernambucano. Dois campeonatos ao mesmo tempo só vai servir para desvalorizar os dois e provocar o desgaste das equipes com contusões. Ou um OU outro.

  3. JUNIOR:

    CONCORDO  CONTIGO, AI SIM SERIA UM CAMP. COMPETITIVO, FINANCEIRAMENTE MUITO BOM  E COM ISSO TERIAMOS CONDIÇÕES DE  MONTAR BOAS EQUIPES.

    MAS…  DUVIDO QUE OS AMADORES Q  COMANDAM  NOSSO  FUTEBOL SEJAM CAPAZES  DE TOMAR ESSA ATITUDE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*