Iluminando o Santiago Bernabéu pela primeira vez

Estádio Santiago Bernabéu em 2012

Imponente, o estádio Santiago Bernabéu, a casa do Real Madrid, foi inaugurado em 14 de dezembro de 1947, ainda com o nome Nuevo Chamartín.

Na abertura do estádio, com 27.645 lugares marcados e mais 47.500 para a geral, em pé, a lotação máxima no amistoso contra os portugueses do Belenenses.

Vitória dos merengues por 3 x 1. Na década seguinte o Real marcaria a sua história, empilhando taças e tornando-se o maior clube do século XX, honra concedida pela Fifa.

Época do pentacampeonato da Copa dos Campeões da Uefa.

De 1956 a 1960, com um esquadrão dos sonhos. Di Stéfano, Gento, Kopa, Puskas…

Nesse período, o estádio foi modernizado e ampliado. Em uma assembleia geral, em 4 de janeiro de 1955, ganhou o nome atual, em homenagem ao ex-jogador apontado como o maior presidente da história do clube da capital espanhola.

Outra data emblemática para o estádio foi em 18 de maio de 1957, há 55 anos.

Pela primeira vez a cancha teria um sistema de refletores.

Fazia parte da preparação para abrigar a final da Copa dos Campeões daquele ano, doze dias depois, reunindo justamente o Real Madrid, diante da Fiorentina (veja aqui).

A instalação das torres durou alguns dias. Faltava o teste, em um amistoso.

E não é que o Sport, em sua primeira excursão na Europa, foi convidado? Os dirigentes rubro-negros toparam na hora o inusitado convite. Teve até cartaz oficial. Confira aqui.

Poupando as suas principais peças, o Real teve como destaque o meia Raymond Kopa, que ganharia a Bola de Ouro de melhor jogador do continente no ano seguinte.

O Rubro-negro até endureceu a partida, chegando a empatar em 3 x 3, aos 20 minutos do 2º tempo, gols de Traçaia, Eliezer e Naninho. Mas prevaleceu a enorme categoria espanhola no fim. Real Madrid por 5 x 3, com o francês Kopa fechando o placar.

Uma peleja diante de 70 mil pessoas, à noite, pela primeira vez no Santiago Bernabéu.

Estádio Santiago Bernabéu no passado

32 Replies to “Iluminando o Santiago Bernabéu pela primeira vez”

  1. Will CNC, aborto sim! Único ano em mais de 100 em que vocês fizeram alguma coisa decente! Seis estaduais seguidos? Hum.. vocês exaltam isso! Sinceramente, que vergonha! ABC 10 vezes campeão do RN.. Vocês são um ABC da vida..

    O Sport é diferente.. Tem 2 taças de campeão nacional na Ilha.. 87 e 2008.. Fora que é vice-campeão da Copa do Brasil  de 1989, disputou 2 semifinais de Copa do Brasil em 1992 e 2003, é vice-campeão da Copa dos campeões de 2000, ganhou 2 Copas do Nordeste 1994 e 2000… Além de 1º em 87, foi 5º em 2000 e 8º em 1985 ou 1988 (não lembro) do brasileirão.. Vá anotando a diferença.. E não vou falar de estaduais.. 6 seguidos e 21? Melhor ter 39.. 

  2. ” ZÍPORLI,

    Com todo respeito a sua história e as histórias que você conta. Mas esse Real que vc cita contra o Sport, há 55 anos atrás, foi o REAL DA MUSTARDINHA, bobinho !!

  3. Se meu vice nacional foi um aborto, O QUE FALAR DE 87??????
    Pensem antes de postar rubro-negros sem cultura

  4. uhauehuaheuhe!

    5×3 não é goleada? O time precisa fazer quantos gols para golear? Goleada se mede pelo número de gols tomados/feitos e não pela diferença no placar… PQP, imbecis!! 

    Pobres coitados, se orgulham de ter ido animar a festa do Madrid e ser goleado. Isso é porque se consideram um dos maiores do mundo, imagina se não fosse.

  5. O cara perguntou onde 5×3 é goleada hehe apartir que o Sport levou 5 gols fera hehe e ei essa época num tinha C.Ronaldo não visse kkkk pra dizer que o Real era o mais rico da Europa.Santa Cruz sempre.

  6. Bangu também foi vice campeão brasileiro.. Outro time pequeno..

    Náutico? É brincadeira mesmo.. O vice de vocês foi um aborto! Tem outra coisa que vocês fizeram? Ah, seis títulos estaduais seguidos.. Parabéns!

    Sport Bi-Nacional!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*