Redenção europeia do Chelsea e de Roman veio nos pênaltis

Final da Liga dos Campeões da Uefa: Chelsea (4) 1 x 1 (3) Bayern de Munique. Foto: Uefa/divulgação

Há quatro anos, um duro vice-campeonato europeu. O aprendizado, financeiro.

Ali seria o ponto alto do investimento do bilionário russo Roman Abramovich, que comprou o endividado clube em 2003, por 140 milhões de libras esterlinas, disposto a comprovar que um time mediano pode ser tornar em um gigante.

Não mediu esforços. Em nove anos, gastou 900 milhões de euros em contratações.

Naquela ocasião, o capitão John Terry teve a chance de definir o título azul na disputa de pênaltis contra o Manchester United. Mas o zagueiro escorregou no chute e o time desandou, vendo escapar a maior taça do continente entre os dedos.

Em uma campanha surpreendente nesta temporada, com uma já histórica batalha contra o Barcelona, o Chelsea disputou a sua segunda final da Liga dos Campeões da Uefa.

Uma parada duríssima contra o Bayern, na casa dos alemães, no Allianz Arena, em Munique. Mais uma chance para o Chelsea. E também para Roman, de cofre aberto.

No primeiro tempo, uma final sem muitas emoções. Na verdade, o cenário continou assim até o finzinho da etapa complementar. Aos 38, o gol do Bayern. Cara de gol do título. Schweinsteiger cruzou e Thomas Müller cabeceou forte. A bola quicou e entrou.

No instante seguinte, o técnico do Bayern tirou o atacante e colocou um zagueiro. No Chelsea, o treinador sacou um meia e colocou mais um atacante. E aí? Gol do Chelsea…

Na sequência, aos 43, se lançando ao ataque, o time inglês empatou também em uma cabeçada, mais estilosa, do atacante Didier Drogba em uma cobrança de escanteio.

No comecinho da prorrogação, uma ironia daquelas no futebol. O mito Drogba cometeu um pênalti infantil no francês Ribéry. Outra chance de ouro para o Bayern.

Contra o Barcelona, o mesmo Drogba havia cometido um pênalti. Messi perdera. Desta vez, coube a Robben cumprir o script. Petr Cech defendeu e garantiu o 1 x 1.

A tarde da equipe londrina já se mostrava heroica. Na decisão por pênaltis, quase interminável e tensa, enfim o triunfo inglês, 4 x 3.

A cobrança derradeira foi de Drogba, justamente um dos primeiros reforços da Era Abramovich. Assim, o Chelsea exorcizou o seu fantasma. Com muito dinheiro, claro.

Confira todas as finais da Liga dos Campeões, de 1956 a 2012, clicando aqui.

Final da Liga dos Campeões da Uefa: Chelsea (4) 1 x 1 (3) Bayern de Munique. Foto: Uefa/divulgação

4 Replies to “Redenção europeia do Chelsea e de Roman veio nos pênaltis”

  1. Prefiro o método correto de administração de um clube empresa, como é feito pelo Manchester United, sem investimentos provindos de outros ramos de negócios, só com o dinheiro que o clube ganha, o chelsea ficou em 6º se não me engano) na premier league ManUnited 2º perdendo o título no saldo de gols, perdeu de prosseguir na Uefa porque colocou um time mesclado e perdeu o jogo de 1 x 0. Esses bilionários jogam dinheiro nesses clubes, mais a origem muitas vezes ninguem sabe!!!

  2. Dinheiro sujo advindo das relações obscuras entre presidente e a máfia de sua terra natal, diga-se.

  3. O Chelsea ja foi campeao ingles, da fap cup e etc… Antes do russo, comparar chelsea com bangu é no minimo desconhecimento do futebol ingles, no minimo seria um atletico-mg,

  4. Jogadores do nível de Drogba e Petr Cech não mereciam passar outra final da UCL em branco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*