Um pontinho na tabela e muita raça na camisa

Série A 2012: Sport 1 x 1 Flamengo. Foto: Ricardo Fernandes/Diario de Pernambuco

Era uma partida cercada de desconfiança.

O cenário, com a perda do título estadual em casa, no aniversário, a saída do técnico e do camisa 10, além da ausência de reforços de impacto, não era animador para o Sport.

Foi uma uma semana inteira assim, imaginando a postura do Leão na volta à Série A.

Uma conversa aqui e outra ali e nada de otimismo. Os dias foram passando, o novo técnico não chegou a tempo de comandar um treino sequer. Assim, o Rubro-negro foi para a estreia na base do improviso, contra o Rubro-negro carioca, há quase um mês sem jogar e também em uma temporada turbulenta.

Mas, ainda assim, um adversário municiado de atletas como Ronaldinho Gaúcho, Vágner Love, Léo Moura e Kleberson. Time experiente. Ilha do Retiro vazia? Os flamenguistas vieram em peso. A massa do Sport não deixou por menos e o estádio recebeu 28.636 pessoas. Clima quente na noite deste sábado.

E uma surpreendente atuação dos donos da casa, com o time no limite técnico. No primeiro tempo, o goleiro Paulo Victor fez três ótimas defesas. Paulo Victor, o goleiro do Flamengo. Sim, o Sport apresentou um bom futebol.

Parecia disposto a esquecer o revés estadual. Por mais que o time apresentasse algumas lacunas, como Thiaguinho na criação e Rithelly na cabeça de área. Na etapa final, o volume em campo se transformou em gol. Um belo gol.

Num contragolpe pelo lado direito, aos 12 minutos, Moacir bateu cruzado. Acabou acertando o zagueiro, mas a bola sobrou para Marquinhos Gabriel, que dominou e bateu com muita categoria, no ângulo direito do goleiro.

Só não havia gás para tudo isso. Com o passar do tempo a postura agressiva foi virando uma cadência e no fim acabou com o desgaste em campo, seguido de desatenção.

Vágner Love, que havia perdido um gol feito aos 20, não perdeu a segunda chance, aos 28. Se aproveitou de uma falha de marcação do Sport e tocou no cantinho de Magrão. Depois, o Fla evoluiu. O Sport até acertou o travessão, mas ficou nisso, 1 x 1.

Falta bastante para o Sport se tornar competitivo no Brasileirão de 2012. Fato.

Mas pelo menos em um critério o time parece ter se superado: raça. Já é alguma coisa.

Série A 2012: Sport 1 x 1 Flamengo. Foto: Ricardo Fernandes/Diario de Pernambuco

37 Replies to “Um pontinho na tabela e muita raça na camisa”

  1. Caro Helder, renda do futebol fica nas mãos de poucos, em todo Brasil. Não é a toa que eleição de clube parece eleição de prefeitura. Baixaria total. Quem quer gerar renda,educa o povo. Mas isso é outra história. Engraçado como a pernambucanada (alguns babacas, claro) adora usar termos pejorativos (paraibaca é um deles)contra outros nordestinos, se achando superiores, mas na primeira que tomam na …….. do sudeste ficam com hipocrisia evocando um “nordeste discriminado”. Deixa de se fazer de coitado amigo. Quer um lugar ao sol, rala. Vejo em sites uma porção de nordestinos usando termos pejorativos contra gente de outros estados do próprio nordeste e de outras regiões do país, mas vê se a OAB de lá perde tempo tentando processar esses babacas como a OAB-PE fez, tentando camuflar a própria eficiência.
    Veja como é fácil enrolar vcs : As instituições daqui são umas desgraças, raras funcionam (o DETRAN é uma delas), mas , quando vêem uma oportunidade logo querem “mostrar serviço” aproveitando o complexo de inferioridade que vcs têm. PAtético.

  2. Caro EASN,o que eu quis dizer é que esses caras deveriam olhar sim para a sua região (NE) e seus times. Pq? Pq cara gera renda, gera empregos, gera impostos, desenvolve o estado etc. Qndo vc comprar uma camisa do seu time da sua região, vai ao estádio, isso gera movimentação financeira, além de divulgar os respectivos estados.
    Nessa sua mente restrita isso fica limitado a comparações ridículas como Mc Donalds e afirmar que times como o Sport devem estar na segunda divisão em comparação ao times sulistas! Vc com certeza não deve ser NE. Deve ser mais um PARAÍBACA! Com toda essa onda de preconceito com o NE fico muito puto em ver comentários como esses.

  3. ESSE É O PODEROSO framengu ?????????????? MINHA NOSSA SENHORA, MUITO FRACO, O SPORT TODO ESFACELADO, SEM TECNICO, DESFALCADO, SEM AS CONTRATACOES E NAO FIZERAM NAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAADA.
     
    E A TORCIDA HEIN ??? QUANTO PARAIBANO, ALAGOANO, SERGIPANO E POTIGUAR NO ESTADIO, PELO AMOR DE DEUS, VIERAM DE LONGE ESSES POBRES COITADOS, TIRARAM DINHEIRO ATE DA COMIDA DE CASA PRA VIAJAR E PAGAR 50 CONTO DE INGRESSO.
    VOCES SAO DIGNOS DE PENA, TODOS VOCES PARAIBACAS, SAO TRATADOS COMO LIXO NO SUL, COMO DELIQUENTES, FEDIDOS, MENDIGOS E AINDA ESSA CAMADA DE IGNORANTES TORCEM PRA TIMES DO SUL, POR ISSO QUE NAO TENHO PENA.
     
    SE DIZEM QUE NAO TEM TIMES NA 1 DIVISAO, OLHA AI UM EXEMPLO É O SANTA CRUZ…NA 4 DIVISAO E OLHA A TORCIDA DELES !!!!!
    É UMA PENA VER O FUTEBOL FALIDO DESSES ESTADOS, PESSOAS COM FOME E SEDE, VIVENDO NA MISERIA, MOTIVOS DE CHACOTAS ATE POR PERNAMBUCANOS  E MESMO ASSIM, FIRMES E FORTES TORCENDO PRA EQUIPES QUE BOTAM O POVO DO NORDESTE NA LAMA

  4. Helder Moura, sei que sua mente restrita não permite compreender mas flamengo, corinthians, vasco, palmeiras e etc são clubes nacionais, ao contrário do ixpór, clube regional. Além disso, se o pernambucano levasse a sério esse papo de valorizar “o que é da terra”, não existiria Mc Donalds por aqui. Tão pouco automóveis, tênis, jeans, boné e etc pois nada disso foi inventado por aqui. Que eu saiba, na constituição federal não existe um artigo obrigando ninguém a torcer por time do próprio estado, até porque, se tivéssemos um artigo nesse sentido, não poderíamos dizer que somos um país, em tese, democrático. Portanto, não agrida seus ‘irmãos” nordestinos só porque estás com medo de teu timeco levar no….. dos times do sudeste e ser rebaixado novamente para o lugar em que passou boa parte do tempo nos últimos 10 anos

  5. Luiz Cláudio, ele só mostrou a mesma boçalidade que a maioria dos torcedores do Ixpór demonstram dentro de Pernambuco e que ALGUNS Pernambucanos demonstram diante de outros estados do nordeste. Mas no fundo, essa arrogância dos torcedores do Ixpór e de ALGUNS pernambucanos não passa de uma forma de mascarar o complexo de inferioridade que vcs têm. Quando a imprensa pernambucana faz o mesmo, pró ixpor, vcs não reclamam. Portanto, admita o complexo de inferioridade, admitam que a Copa do Brasil em 2008 foi uma fatalidade pois em geral vcs adoram ficar de quatro churumingando quando a imprensa do sudeste faz o mesmo que a imprensa pernambucana pró ixpór faz aqui dentro, desprezando os times do interior e tirando sarro dos outros dois que não ficaram de quatro ao sudeste pela graninha do clube dos 13,como o ixpós fez!!!! Ah, e na hora de pegar a graninha do CB-13, num instante o ixportimeco chega lá no sudeste caladinho e de quatro.

  6. Não me lembro de tanto Flamenguista num estádio em Pernambuco como hoje… Eu, hein!!!!

  7. Pega o doido:

    “Show mesmo só a torcida do Leão, a maior e mais fiel do Brasil.”

    agueguahehaeuhahe!

    Mas ninguém duvidar disso porque para esse pessoal da Ilha, o Brasil se resume àquele complexo.

  8. Mas é ruim o time do Framengo viu… 4 volantes no meio-campo, Ronaldinho ex-jogador em atividade.
    Ronaldinho deveria entrar pros Globetrotters do Futebol, porque profissionalmente não dá mais ele.
    Joel colocou o Deivid no segundo tempo e o FRA dominou o jogo mesmo jogando com 4 volantes.
    O Boileão tá lascado esse ano…

  9. Apesar de todos os desfalques, sem técnico, o Sport mandou no jogo, foi melhor e merecia ganhar.
    O time tem jeito, basta contratar reforços. Hoje empatamos por falta de banco, sairam Tiaguinho e Felipe Azevedo e os que entraram não corresponderam. Tem muito jogador fraco, como Diogo Oliveira, Montoya, Julinho, etc que devem ser dispensados.
    Ficou provado que Mazola amarrava o time com o esquema dependente de Marcelinho. Hoje, além da raça, o time foi veloz, objetivo.
    Show mesmo só a torcida do Leão, a maior e mais fiel do Brasil.
    VAMO SPORT!!!!!

  10. http://www.youtube.com/watch?v=-v-yg2NPJt4&feature=youtu.be

    Boa noite amigos.
    Tive o desprazer de assitir esse video abaixo.E como torcedor do sport mas acima de tudo nordestino e Pernambucano estou me sentindo humilhado mais uma vez por uma imprensa sulista e por uma marca de bebida que apoia tal reação.Sei que essa marca pode pedir desculpas mas antes das desculpas deveria ver muito bem onde veincula sua imagem.Esse rapaz também deveria no minimo ser processado por esse ato de xenofobia.Gente até quando as pessaos do sudeste brasileiro irão discriminar a nação nordestina.Você caro e ilustre jornalista  por favor se posicione em defesa de nos nordestinos.Por favor façam algo pra que essas pessoas percebam o quanto somos importantes.
    Obrigado

  11. É impressionante que ainda temos PARAÍBACAS torcendo pelo Flamídia! Ao invés de dar apoio aos seus respectivos estados, alguns ignorantes continuam apoiando times sulistas! Aposto que metade da torcida do flamídia q estavam na Ilha do Retiro eram da Paraíba, Natal etc. E se for pela prerrogativa q nesses estados só tem times fracos de série C e D, o Santa Cruz está aí para provar q independente da série o apoio da torcida é incondicional. Há…sou RUBRO NEGRO..! E reprovo esses torcedores de televisão. PARAÍBACAS!

  12. A diretoria do Sport tem que reforçar o time para não passar decepção e sairmos da 1ª divisão. O time jogou bem, pode melhorar mais tem que reforçar. Se o time joga bem a torcida vai a campo e prestigia dá renda ao clube. A diretoria tem que ser ousada e confiar. Dubeux vc tem que acordar e saber que o Sport tem uma legião de torcedores não aceitam o que aconteceu perdendo dois campeonatos para times da serie “C”.
    PELO SPORT TUDO!…………

  13. O jogo foi bom, com destaque para Tiaguinho, Moacir, Rivaldo, Tobi e Bruno. Diogo é ruim não serve! precisa de mais um meia rápido e um atacante finalizador, o Sport só faz cozinhar a bola na área e não chuta, mais no geral foi uma boa apresentação.

  14. Faltou dizer que metade do plúblico foi da torcida do flamengo. Os torcedores do popot podem esperar que seu time vai conseguir o acesso a série B. kkkkkkkkkkk

  15. Na boa, que lixo.. “raça. Já é alguma coisa.” só por que não ganhou o pernambucano, não quer dizer que não tem raça, até por que o flamengo ultimamente não tem ganhado nada. Não só são os times do sudeste e do sul que mostram o bom futebol.

  16. Antes de ter esperança tem que fazer a limpeza: Diogo Oliveira, D. Goiano, Montoya, Rithely, Jheimy, Jael, Wagner Silva, Milton Cruz
    Infelizmente perdemos Paraíba por pressão da imprensa e incompetência dessa diretoria perdedora.

  17. Parabéns a torcida do Sport, depois de tudo que aconteceu, mais de 28.000 pessoas na ilha apoiando o time.

  18. Essa raça foi o diferencial em 2008 e vai ser ela que vai nos deixar na séria A esse ano. Belíssimo post, Cássio. Parabéns!
    Vamos esperar as contratações e  Mancini começar seu trabalho, mas uma coisa já podemos ter certeza, alguns dentro desse plantel querem continuar na série A.
    PST

  19. Arthur Lima respeito sua opinião meu velho, mas não há como esperar mais do que isso. O meio campo nunca jogou junto. A única diferença foi a vontade e a correria que não faltou. Bom resultado, poderia ter sido melhor, mas o goleiro do Flamengo salvou e num vacilo da zaga do Sport o Flamengo conferiu. Para um começo que parecia fadado ao fracasso ao menos nos mostra que o time não se abalou com tudo que aconteceu na semana.

    Obs 1: Esse time do Flamerda é ridiculo, só tem Vagner Love

    Obs 2: Paulo César Oliveira, filho de chocadeira, vai dizer que não foi penalti em Moacir ???? Brincadeira hein…

  20. Sport surpreendeu hj, grande publico, torcida animada, time mais projetado… só digo uma coisa, o sport tem mt a produzir ainda, tenho fé que iremos fazer uma boa campanha.. ah, e uma ultima coisa, SÓ PODE CRITICAR, QUEM TIVER JOGANDO A PRIMEIRA DIVISÃO, SANTA CRUZ CALADO, NAUTICO SÓ FALA SE FIZER MELHOR QUE NÓS !

  21. Tricolor é uma graça, né? Vai continuar comemorando teu Pernambucano, Arthur!

  22. Nossa cara, vc poderia ser mais otimista. O Sport está ainda muito desorganizado, porém fez uma boa partida, muito diferente do Sport do campeonato PE. Falta sim, um meia de criação e um companheiro para o Felipe Azedo. Apesar das improvisações, o jogadores estão de parabéns! Valeu Sport!! #87éNosso!

  23. O Sport jogou no limite e só conseguiu empatar com um time que jogou 30 minutos em terceira marcha. O Sport tá lascado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*