Especulando sobre o pior dos cenários nas Séries C e D

Capa do Superesportes: 01-06-2012

Tom alarmista…

E se as Séries C e D forem canceladas pela Confederação Brasileira de Futebol?

A entidade alega que economizaria até R$ 30 milhões com a decisão, baseada na interminável chuva de liminares na Justiça Comum.

Imbróglio que já adiou duas rodadas e que parece longe do fim, mesmo com a ameaçadora interferência da Fifa…

Assim, o entrave Justiça Comum x Justiça Desportiva se torna mais uma vez em um beco sem saída, como havia sido especulado pelo blog (veja aqui).

Como em 2000, há quem opte pelo caminho mais fácil, o de propor um novo campeonato. Há doze anos, o Brasileirão foi substituído pela Copa João Havelange.

Os 20 times da Série C e os 40 da Série D seriam agrupados em uma só competição. A ideia “genial” partiu da diretoria do Paysandu (veja aqui).

Folclore (ou não) à parte, vamos à pior de todas as opções…

Repetindo: E se as competições forem canceladas?

Partindo do viés pernambucano, com dois times na Terceirona, com investimentos de médio e longo prazo, e dois na 4ª divisão, com recursos injetados a curto prazo.

1) Os clubes não conseguirão as vagas para 2013. Sem campeonato, sem acesso.

2) Os times teriam que arcar com as folhas estipuladas com os contratos em vigor. Ir à justiça para buscar uma indenização até seria um caminho, bem longo.

3) Organizar torneios de última hora, apenas para movimentar os times, até poderia fazer parte do roteiro. O prejuízo, contudo, é quase certo, devido à motivação.

4) Contratos de patrocínio terão que ser renegociados, uma vez que as marcas estão atreladas, claro, à visibilidade. No caso, nenhuma.

Qual seria a sua ideia para acabar com esse impasse? Um novo torneio? Inchar a Série C e acatar todas as decisões da Justiça Comum? Congelar a estrutura até 2013?

As perguntas estão martelando a cúpula da CBF há dias…

35 Replies to “Especulando sobre o pior dos cenários nas Séries C e D”

  1. A HUMILHADA E SUBNUTRIDA sarna recifense, CLUBE PEQUENO DO FUTEBOL BRASILEIRO: NUNCA GANHOU NADA EM DENTRO DO FUTEBOL BRASILEIRO, NEM UMA QUARTOLA CONSEGUIU LEVANTAR (o Fita Azul da Segunda Divisão do Futebol Brasileiro, o clube da Segunda, da Segunda, da Segunda – 13,5 anos lá, IMPERIOSO) nasceu PRA LEVAR FUMO ETERNO. Todo azar  só corre pra DESCAMISADOS. Problema na C e D. E a sarneta no meio, feito cachimbo na boca de tripa, digo de bêbado. Mas ZEZIM TEODORICO e seu assistente (leonino de coração), Sandro Passarinho, digo, simplesmente Sandro – o CABELEIRA ABASTARDA – já entabolando projeção de amistosos internacionais para seus pernetas depauperados: Centro Limoeirense e Navegação no Capibaribe, Cazinha Futebol Clube e Plantação de Maconha, Orobó Esporte Clube, Timbi Futebol e Linguiça, Camaragibe Navegação e Esportes, Lagoa do Lero Futebol e Plantações de Macaxeira, etc., etc. Todas as peladas no Estádio Estadual de Pernambuco – vulgo PINICÃO -, a preços módicos: 100,00 reaus poleiro inferior e 50,00 nos degraus do galinheiro superior, com no mínimo 65.000 pagantes, esta a previsão por baixo. Ô lasqueira! Clube Pequeno do Futebol Brasileiro é OUTRA COISA!!! PELO MAGNATA LEÃO DA ILHA, SEGUNDA MAIOR MÉDIA DE PÚBLICO DO CAMPEONATO BRASILEIRO POR PONTOS CORRIDOS, torcida CONSIDERADA A TERCEIRA MAIS TEMÍVEL DO FUTEBOL NACIONAL, HONRA, GLÓRIA E PAIXÃO DE UMA NAÇÃO, o MEGAPAPAI DO NORDESTE, TUDO!!!

  2. o que deveria ter sido feito era ter começado ou começar o campeonato da serie C com 20 clubes, sem Treze, que estão doidos não tem direito algum de preitear a vaga, e Brasil de pelotas, e desfilar estes clubes de competições e a D com 40 clubes convidando um time do RS de acordo com a classificação do campeonato gaucho para a vaga do Brasil.
    E paralelo a isso brigar na justiça contra as liminares destes dois clubes e ir acumulando as multas até as ultimas instâncias da justiça.

    Mas o caminho mais parece ser provável é a que os clubes que caíram da serie b para a c entrarem na justiça para voltarem para a serie B, já que diz o regulamento que as competições tem que ter acesso e descenço e os clubes que caíram do b ano passado caíram para um “divisão que não existe” já que não tem jogos, então iria paralisar a serie b, e os times que caíram da serie A para a B entrariam com liminar com os mesmos argumentos para voltar para a serie A e paralisando também a serie A queria ver se não tomariam uma atitude.

  3. o que deveria ter sido feito era ter começado ou começar o campeonato da serie C com 20 clubes, sem Treze, que estão doidos não tem direito algum de preitear a vaga, e Brasil de pelotas, e desfilar estes clubes de competições e a D com 40 clubes convidando um time do RS de acordo com a classificação do campeonato gaucho para a vaga do Brasil.
    E paralelo a isso brigar na justiça contra as liminares destes dois clubes e ir acumulando as multas até as ultimas instâncias da justiça.
     
    Mas o caminho mais parece ser provável é a que os clubes que caíram da serie b para a c entrarem na justiça para voltarem para a serie B, já que diz o regulamento que as competições tem que ter acesso e descenço e os clubes que caíram do b ano passado caíram para um “divisão que não existe” já que não tem jogos, então iria paralisar a serie b, e os times que caíram da serie A para a B entrariam com liminar com os mesmos argumentos para voltar para a serie A e paralisando também a serie A queria ver se não tomariam uma atitude.

  4. o Valdner mostrou um”profundo conhecimento”de CBF.meu filho,Rico Teixeira saiu em Fevereiro desse ano.isso q está ocorrendo é da gestão Marin(fim de Maio)!é o q falei carlos henrique.só acho estranho a Fifa não ter desfiliado o Brasil!

  5. Santa Cruz analfabeto da peste, sem série, sem nada, sem futebol, sem jogar, sem dinheiro, times dos SEM, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!

    E outra, manda o presidente entrar na justiça comum como ele esta querendo, vocês leram e entenderam isso? Que esta para cancelar diante do fato de economizar com embróglios da justiça comum x stjd? Não, então entra na justiça presidente colorido, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

    Aos Caríssimos Rubro Negros, série C e D são com eles, Rata Rosa e Verme colorida, portanto, só façamos RIR e nada mais, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

    Time medíocre, que so ganha pernambucano, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

    Nem série C? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

  6. eu accho que vai ter serie C e D quando bater em Brasilia isso se resolve e os times que colocaram liminar vao dar com os burros na agua, a politica resolve isso com certeza pq existem muito interesse por tras disso , esse vai e vem de liminares e so p dar o que falar e nada mais.

  7.     Saudações Rubro-Negras à maior torcida do Norte e Nordeste.Prezados vencedores,pelo que tenho acompanhado do técnico Vágner Mancine posso assegurar que estamos,agora,em boas mãos.Um técnico que,realmente,sabe preparar uma equipe.Um profissional com visão de treinador de ponta,de quem conhece,de fato,o ofício.Com ele,se o elenco assimilar,o Sport vai longe!
         Mudando de assunto,gostaria de dizer à torcidinha do çanta crui que nem tudo está perdido:vcs deveriam procurar o “prefeito”João da Bosta e sugerir a volta do Peladão Alto-Astral,aí vcs poderiam ver o timinho de vcs jogando uma competição apropriada pra timecos de terceira divisão!Peladão Alto-Astral já!

  8. PUXA VIDA !!! LOGO AGORA QUE A FPF JÁ ACERTOU COM O GOVERNO DE PERNAMBUCO O TODOS COM A NOTA PARA O SANTINHA COM 60 MIL INGRESSOS, ACONTECE UM NEGÓCIO DESSES ???!!! É REVOLTANTE !!! MAS OS CLÁSSICOS COM O CHÃ GRANDE, TIMBAÚBA, CAMPINENSE, TREZE DO VASCO E UNIDOS DO ALTO DAS PEDRINHAS ESTÃO CONFIRMADOS !!!

  9. Quem entende de 3ª e 4ª divisões são as TRICOBARBIES, então rubro-negros, vamos ficar fora dessa história. Terceira e quarta divisões nunca!

  10. E MAIS NOS AMISTOSOS VAMOS BATER A SOMA DOS JOGOS DO XPORT E NAUTIC…

    ISSO FACIL…FACIL…FACIL…

    TO SUSSEGADO AQUI… SÓ ESPERANDO VER MINHA TORCIDA HUMILHAR ESSES SIMPATIZANTES…

    AH DANADOOOOOOO

  11. VOU LHES FALA UMA COISA….

    SE CASO SEJA CANCELADO A SERIE C e D ESSE ANO, COISA QUE SABEMOS QUE N VAI ACONTECER…

    MAIS CASO CONTRARIO…VAMOS HUMILHA TODOS OS CLUBES DO ..BRASIL.. PQ VAMOS PARA A FOLHA DO SANTA E TER A MAIOR MEDIA DE PUBLICO DO …BRASIL…

    POSTINHA…..

    KKKKKKKKK

  12. PARA CHICO TIMBA: TEU TIME  QUANDO ESTAVA NA TERRÍVEL SÉRIE C SUBIU PARA SEGUNDA DIVISÃO COM UM JEITINHO DA CBF (UM CALA BOCA) PARA FAZER SUBIR O FLUMINENSE QUE TAMBÉM ESTAVA LÁ, SÓ QUE O FLU FOI PARA A SÉRIE A DIRETO PORQUE ESSE SIM É TIME DE LUXO. PRÓXIMO ANO NOS ENCONTRAMOS NA SÉRIE B. 

    E PARA PARA O WATINHO TJS: PRÓXIMO ANO VALI LEVAR LAPADA NOSSA DE NOVO SÓ QUE VAI SER NO PERNAMBUCANO E NA SÉRIE B.  

    POR ISSO ESSES  TIMECOS DE M-E-R-D-A  NÃO QUEREM QUE A SÉRIE C COMECE.  

    SAUDAÇÕES DO BI-CAMPEÃO PERNAMBUCANO.

  13. como disse o thiago….
    “E a saga do Santinha continua, rumo ao caos, ao abandono, ao descaso…”
    desse jeito o fiteiro vai fechar!!!!
     
    SPORT 1º DIVISÃO!!!!

  14. Deco,

    O post foi baseado no que diz a própria CBF. Portanto, não foi sensacionalismo. E caso você tenha lido o post, ele deixa claro que trata-se da pior das hipóteses. Não significa que vá acontecer…

  15. Que babado mais complicado gente, melhor cancelar logo essa porcaria, ninguém vai sentir falta desses timecos. Por isso que sou mais meu NÁUTICO, um clube de classe A, high society, um clube de puro LUXOOOOOOOOO!!!!

  16. Ai eu te pergunto: E se não acabar tem jogo? faz uma matéria sobre isso , se as liminares forem derrubadas.. Seria uma ótima matéria sobre a volta da série C.. Terão jogos, partidas, estados cheios né? Dedique-se a essa nova matéria, dai tu analisaria os dois lados; Vê que bacana! né mesmo?

  17. Meu filho, procure algo sério pra escrever… Ficar sendo sensacionalista não é agir de modo ético.. jornalismo barato o seu.. Desculpe-me, mas não deveria lançar essas discussões sem fundamento…

  18. Ricardo Teixeira não poderia sair da CBF sem promover outra zona no futebol brasileiro. Virou presidente da entidade com uma confusão, não poderia sair dela sem haver outra.

  19. Nada de uma nova “copa joão havelange”, não quero jogar contra times de série D. Vai ser mais complicado, ficaria horrivel.

  20. Só tem timeco safado nessas séries mesmo.

    Nenhum faz nada nacionalmente de bom, então tanto faz…

  21. a historia é a seguinte.o 13-PB,ganhou na justiça comum,o direito de estar na 3a divisão.a CBF tentou cassar essa liminar e perdeu ontem.o desembargador preferiu manter o 13.nessa historinha,só tem 1 jeito:Brasilia.lá,cassa todas essas liminares!agora,por que a FiFA,não puniu a CBF com a desfiliação?

  22. Sobre a Séries C e D, eu queria entender o porque das Séries A e B não foram paralizadas também. Se não houver disputas na terceira e quarta divisão irá impactar completamente no acesso e descenso dos clubes das primeiras e segunda divisões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*