Supercopa do Brasil, o duelo que ainda não gera um centavo

Torcida da China

Pela primeira vez, desde que foi criada há trinta anos, a Supercopa da Espanha, disputada entre os campeões da liga e da Copa do Rei da temporada, passará a ser realizada em apenas uma partida. E não será em solo espanhol.

A partir de 2013, um confronto decisivo a mais de nove mil quilômetros de distância.

Pois é. A tendência é que clássicos do porte de Real Madrid x Barcelona ocorram no moderníssimo estádio Ninho do Pássaro, em Beijing, na China.

O estádio dos Jogos Olímpicos de 2008 deverá abrigar a Supercopa da Espanha pelos próximos sete anos. A federação espanhola embolsará US$ 39,5 milhões no acordo com a United Vansen International Sport, com apoio do governo chinês, claro.

Coincidentemente, o mesmo local já recebe a Supercopa da Itália. Será a 3ª vez em quatro anos. Este ano, Juventus (campeão nacional) x Nápoli (vencedor da Copa Itália).

E o Brasil, onde fica nessa história? Não há mercado para os clubes brasileiros?

Corinthians x Vasco em 2012. Fluminense x Santos em 2011. Flamengo x Corinthians em 2010. São Paulo x Sport em 2009. Duelos que não aconteceram.

Não havia uma data sequer? Uma partida envolvendo os últimos campeões nacionais do país não é capaz de atrair patrocinadores e o interesse das redes de televisão?

A Supercopa do Brasil só aconteceu em duas oportunidades. Em 1990, o Grêmio bateu o Vasco. No ano seguinte, o Timão superou o Fla. Depois, caiu no ostracismo.

Eram outros tempos. Principalmente em relação à visibilidade. Negócios.

Hoje, a TV aberta alcança 100% do país. A TV por assinatura já conta com uma fatia considerável de telespectadores. Há o mercado da internet.

E há, sobretudo, o mercado internacional. Ainda que não fosse o caso de negociar um jogo entre os brasileiros na Ásia, como os europeus vêm fazendo, teríamos, no mínimo, doze arenas de última geração para essas partidas especiais a partir de 2014.

A Supercopa do Brasil poderia ser até o jogo oficial para abrir o calendário nacional…

E não precisa ser necessariamente no Ninho do Pássaro. Quem sabe um dia.

Torcida da China

6 Replies to “Supercopa do Brasil, o duelo que ainda não gera um centavo”

  1. O negócio era reduzir os campeonatos estaduais, voltar com a Supercopa do Brasil e termos mais espaço em nosso calendário. Quando se tem um jogo da seleção, as equipes ficam desfalcadas, o campeonato não para. Quando isso ocorre no começo do ano, tudo bem, época dos campeonatos estaduais, as grandes equipes não sentem muita falta, mas no Brasileirão é outra coisa! Eu sou á favor da ideia de acabarmos com os estaduais, ou que pelo menos as equipes já com vaga pelo menos na série D do brasileiro não participassem, um modo simplesmente de classificação para os campeonatos nacionais, mas se não querem fazer isso, pelo menos reduzam o número de jogos. Dez jogos num campeonato estadual está mais do que bom! Sem contar que poderiam até reunir mais equipes, porém em formato de copa.

  2. POR FAVOR VAMOS TODOS PEDIR A CBF ATRAVES DA IMPRESSA PARA VOLTAR A FAZER A SUPER COPA DO BRASIL ! SERIA MUITO LEGAL !!!

  3. Para fazer o futebol moderno é preciso visão de mercado.
    Claro que essa Copa tem que acontecer. O Brasil precisa avançar muito para chegar ao 1º mundo do Futebol.
    Se reparar que no Brasil um partida de futebol é um jogo, não um evento uma festa como na europa.
    So um exemplo: Até hoje no país, um time entra recebe os aplusos o outro entra recebe a vaia. Isso até mesmo não finais. La fora todos entram juntos num cerimônial. Isso é feito independentemente da partida!
    Precisamos ver um futebol como um evento uma festa e se bem explorada batante lucrativa.

  4. Sou totalmente contra essa Supercopa na China. Supercopa da Espanha deveria ser sempre na Espanha.

  5. é melhor que não aconteça mesmo. não serve pra nada a não ser para oriental ver.
    principalmente os clubes brasileiros que ganham estes titulos já tem sobrecarga de jogos e vai arranjar mais.
    mas do jeito que os brasileiros são se fizer esse joguinho amistoso vão querer dizer que são campeão brasileiro, como faziam na copa di “jipão” no final de ano o amistoso Uefa x commebol, diziam que era mundial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*