O melhor do mundo e o aprendizado da Seleção

Amistoso 2012: Brasil 3 x 4 Argentina. Foto: AFP PHOTO/Mehdi Taamallah

Lionel Messi vivia sob desconfiança da torcida argentina há um bom tempo. Os hermanos alegavam que o seu desempenho na seleção era bem aquém daquele no Barcelona, onde suas arrancadas quase sempre resultavam em gols. E olhe que foram 78 tentos na recém-encerrada temporada europeia, um recorde histórico. Ganhando confiança com a camisa albiceleste a cada partida, Messi vai quebrando estigmas.

Neste sábado, em amistoso nos EUA, diante da Seleção, o craque teve uma atuação de gala. Marcou três belos gols e deu a vitória por 4 x 3 de seu país sobre o time Sub-23 do Brasil, em sua reta final de preparação para Olimpíada. O último argentino a balançar três vezes as redes da Seleção Brasileira havia sido Sanfilippo, no distante ano de 1959.

Se por um lado a imprensa argentina publicou nos principais sites manchetes de pura empolgação como “Messi Superstar”, no topo jornal Olé, no Brasil ficou uma preocupação nítida com o sistema defensivo da equipe. A ausência do capitão Thiago Silva, ainda com dores no joelho, foi sentida pelo grupo. A zaga formada por Bruno Uvini e Juan falhou no posicionamento, marcando à distância, e esteve um pouco lenta. Algo venal para conter as investidas de Messi, bem municiado por Di María.

Já em relação ao ataque, apesar dos gols perdidos por Hulk, a garotada brasileira merece elogios, pois endureceu a partida contra o time principal do rival. E foi um jogo eletrizante. A Seleção até abriu o placar com Rômulo, revelado pelo Porto de Caruaru, mas Messi, aos 30 e aos 33, lançado em velocidade, virou o placar no primeiro tempo.

Oscar, após tabela com Damião, empatou aos 10 da etapa final. O camisa 10, substituto de Ganso, era um dos destaques. No embalo, Hulk, após várias chances, enfim marcou, aos 26. A grande reação brasileira foi brecada pela terceira virada no placar. Primeiro com Fernández, de cabeça, e depois em um chutaço de Messi aos 39.

O clássico das Américas encerrou a série de quatro amistosos do time Sub-23, com duas vitórias e duas derrotas. Ao técnico Mano Menezes, após mais um revés diante de uma seleção tradicional, mais pressão no cargo. A sua lista final com 18 nomes para os Jogos de Londres será divulgada em 6 de julho. Do meio-campo para trás, será preciso uma análise mais apurada. Afinal, esse foi o papel principal durante o amistoso…

Amistoso 2012: Brasil 3 x 4 Argentina. Foto: AFP PHOTO/Mehdi Taamallah

13 Replies to “O melhor do mundo e o aprendizado da Seleção”

  1. FIZ A MÉDIA DE IDADA DO BRASIL E DA ARGENTINA, A SELEÇÃO ARGENTINA É 3,7 ANOS MAIS VELHA QUE A SELEÇÃO DO BRASIL… ENTÃO ESSE PAPINHO QUE A ARGENTINA É UMA SELEÇÃO EXPERIENTE É CONVERSA PRA BOI DORMIR. 2 PENALTIS NÃO MARCADO?? SÓ SE FOSSE NO CAPEONATO BRASILEIRO OU ENTÃO RICARDO TAVARES APITANDO.

  2. É IMPRESSIONANTE COMO NÃO SE FALOU DA PÉSSIMA ARBITRAGEM NUCA VI EM MIDA UM JUIZ DEIXAR DE MARCAR 2 PENALTES ESCABROSOS EM MENOS DE 5 MIN. GOSTEI DA SELEÇÃO, POIS JOGAMOS COM UN TIME SUPER ENTROSADO.O BRASIL ESTÁ NO CAMINHO CERTO, IMEDIATISMO NÃO LEVA A NADA.LEMBREM-SE SE TIVESSEM SIDO NARCADOS OS PENALTES A HISTÓRIA HOJE ERA OUTRA. CRUTUCAR POR CRITICAR NÃO LEVA A NADA.

  3. essa é a seleção da copa de 2014.mas com um”CalaBocaGalvão”não vamos para frente!e concordo com o Ramiro e Fabio Lucas!

  4. Esse negócio de seleção sub 23 é conversa pra boi dormir, que nem falaram o Fábio Lucas e o Filipe CNC acima.

  5. Cassio nem fale nesse tops…

    O meu top 3 conta com Ronaldo, Messi, Maradona, Romário e Birigui! Esse é o meu “TOP 3”.

    Neymar é um Robinho com grife, que na época que surgiu foi comparado até a Pelé. Hoje em dia comparam Neymar com Messi, e o destino de Neymar será o mesmo de Robinho, ou seja, ostracismo!

    Pelé da graças aos céus porque Ronaldo teve várias lesões que o fizeram perder mobilidade. Fora convulsão antes de final de copa etc.

    Ronaldo não teve a sorte necessária para se tornar o maior da história. Saiu do Barcelona quando não poderia. Teve lesões em momentos cruciais. Mas mesmo assim foi um dos maiores da história. Talvez foi oque teve mais talento entre todos, mas não teve físico para suportar o talento.

    Romário foi grande e atingiu seu máximo como jogador. Ronaldo não conseguiu atingir o máximo. O máximo de Romário foi o máximo que o Ronaldo conseguiu atingir, mas Ronnie poderia ter ido além.

    Maradona, que foi grande como poucos, tinha tudo para ser o maior de todos. Mas não foi atleta e se perdeu pelo caminho. Podia ter conquistado 3 Copas, assim como Pelé, mas não teve o profissionalismo que faz Pelé ser exemplo até hoje.

    Com Messi é diferente, Pelé!  

    Messi não tem lesões. Se formou da melhor forma possível. Joga com os melhores do mundo. Não saiu do Barcelona. Tem uma seleção que está se encaminhando muito bem depois da última copa. É exemplo de ser humano. Humilde. Um atleta extremamente profissional. Tem um talento inimaginável. Já bateu todos os recordes individuais como jogador de clube com apenas 24 anos.

    Messi reúne tudo que os outros grandes tiveram e tudo que faltou aos grandes. É maravilhoso estar aqui para ver isso. É maravilhoso saber que Copa é no Brasil e que poderei vê-lo fazer história diante dos meu olhos! 

    Cassio, Messi será para nós como Pelé é pros nossos pais.

    Como disse Guardiola: “Estamos diante do absolutamente melhor”.

  6. É melhor perder para a Argentina do que ganhar 10 vezes da Dinamarca, só assim saberemos em que nível está a nossa seleção e consequentemente o nosso futebol como um todo. Temos que ter a humildade e reconhecer que estamos abaixo das outras seleções e isso não vai mudar tão cedo. 
    Essas derrotas servem muito bem para que os dirigentes, técnicos e jogadores possam refletir e o nosso futebol possa renascer das cinzas.

    Contratos milionários, valorização excessiva da imagem e ídolos precoces estão ferrando com o nosso futebol, criando meninos mimados que amarelam em grandes confrontos.

    Ah e Messi ? Gol da por** !

  7. neymar não é melhor que messi coisa nenhuma,essa seleção da bobo não assisto nem a pau,assisti alemanha x portugal,que foi muito mais interessante,só sofro pelo Náutico

  8. Concordo com sua análise Cássio, não é fácil segurar um ataque de Messi, Di Maria e cia. com uma zaga feita por 2 zagueiros inexperientes, com Thiago Silva e David Luiz acho que a história seria um pouco diferente, o que não acaba com a genialidade de Messi!!
    Neymar fez um bom jogo em uma nova posição, falta bagagem, mas será sem dúvida o melhor do mundo um dia. Estava ficando preocupado que Neymar se limitasse a jogar pela ponta esquerda, mas hoje fez uma nova função e me agradou.

  9. Fábio Lucas,

    Messi é um dos melhores jogadores que já vi… Já é top 3, ao lado de Romário e Zidane. Vi Maradona também, mas já na reta final da sua carreira (sem trocadilho).

    Sobre Neymar: é craque. Mas é claro que ainda não é melhor que Messi. E não adianta forçar a barra…

  10. Cassio,

    Essa seleção não tem nada de ‘sub-23’. Marcelo não é sub-23, Hulk não é, Thiago Silva também não… Essa é a seleção principal do Brasil. Não faltou ninguém “acima” dos 23 que vem sendo convocado. Daniel Alves não veio por uma contusão. Ganso, que é sub-23, não veio por outra contusão. Essa seleção “sub-23” aí é igualzinha à principal do Brasil, logo, não é sub-23.

    Mudando de assunto… 

    Cada vez me convenço mais que o Neymar não passa de uma eterna promessa, o famoso “enganador”. Uma estrela Global. Estrela da Globo, diga-se. Estrela Global é o Messi. 

    Messi é gênio absoluto. Dos melhores que já vi. Um melhores seres humanos com um talento específico em algo, em todos os tempos. Falo de física, os outros esportes etc.
    Messi vai ganhar a copa de 2014 sozinho e vai se tornar o maior de todos.

  11. BALELA, ESSE PAPO DE “SELEÇÃO DE MENINOS” NÃO EXISTE. A SELEÇÃO PRINCIPAL DO BRASIL É A SELEÇÃO SUB-23, DO TIME Q JOGOU HJ, SÓ FALTOU DANIEL ALVES, THIAGO SILVA, DAVID LUIZ E LUCAS LEIVA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*