Censo do blog 4 – Sport 53,4%; Santa 31,5%; Náutico 13,3%

Torcidas de Santa Cruz, Sport e Náutico

Nas versões anteriores em junho, em 2011 e 2012, o censo de torcidas promovido pelo blog ficou no ar durante duas semanas. Participação maciça das torcidas.

A primeira pesquisa online registrou 7.601 votos, com uma grande mobilização. Foram 346 citações no Twitter e 96 no Facebook (veja aqui).

Agora foram 7.940 votos, com 51 citações no Twitter e 365 no Facebook. A inversão dos dados nas redes sociais seria uma tendência?

Curiosamente, os três clubes registraram um grande aumento na participação da faixa etária acima de 30 anos. Estaria aí a relação com essa mudança no Facebook?

Sobre os dados finais, nova vitória do Sport, com 53%, número parecido ao do ano passado, em 50%. Abaixo, todas as porcentagens dos clubes nas duas edições.

Nas demais categorias, 1,27% para times de fora de Pernambuco, 0,17% para torcedores de outros clubes do estado e 0,22% para nenhuma equipe.

O resultado será publicado na coluna do blog no Diario de Pernambuco.

O próximo censo online de torcidas do blog será em junho de 2013!

Qual é o seu clube do coração? 2012 (junho) / 2011 (junho)

SportSport – 53,41%, 4.241 votos / 50,19%, 3.815
Até 20 anos – 20,96%, 889 votos / 27,23%, 1.039
Entre 21 e 30 anos – 35,70%, 1.514 votos / 39,32%, 1.500
Mais de 30 anos- 43,34%, 1.838 votos / 33,45%, 1.276

Santa CruzSanta Cruz – 31,53%, 2.504 votos / 34,78%, 2.644
Até 20 anos – 21,92%, 549 votos / 30,41%, 804
Entre 21 e 30 anos – 32,79%, 821 votos / 35,51%, 939
Mais de 30 anos – 45,29%, 1.134 votos / 34,08%, 901

NáuticoNáutico – 13,37%, 1.062 votos / 13,89%, 1.056
Até 20 anos – 25,24%, 268 votos / 32,67%, 345
Entre 21 e 30 anos – 32,20%, 342 votos / 33,33%, 352
Mais de 30 anos – 42,56%, 452 votos / 34,00%, 359

71 Replies to “Censo do blog 4 – Sport 53,4%; Santa 31,5%; Náutico 13,3%”

  1.  
    PAREM COM ESSA ILUSÃO!!!
    Entendam de uma vez! Blog DIÁRIO DE PERNAMBUCO, e demais leitores e torcedores.
    Para definir a maior torcida de Pernambuco, não é realizando essas PESQUISAS POR INTERNET. É preciso ir às favelas, nos morros, nos subúrbios, nas periferias, NAS CIDADES DO INTERIOR, TAMBÉM nas classes “É; D, C”, parem com isso, parem de se iludir e iludir os RUBRO-NEGROS. Neste PAÍS o que mais nasce são pobres, pobres e humildes são a maioria, a base da maior torcida é humilde, portanto os filhos na maioria acompanham os PAIS. Façam uma pesquisa correta e honesta, que o resultado será outro. VAMOS LÁ, façam igual à eleição dos políticos, mandem votar em cédula e distribua urnas em todos os lugares do ESTADO aí verão qual a maior torcida. Até pesquisa pode ser distorcida. VAMOS PAREM COM ESSA FARSA PATÉTICA.

  2. Galera Porque esse mulekes so fikam ensistino que a maior torcida é a do santa aou do nautico vey
    esse mulece nao entende
    a maoir torcida é a do SPORT galera se liga  

  3. Fábio:

    Na minha (limitada, admito) experiência, debates com futebol, assim como política e religião, raramente deixam de terminar assim: Ambos os lados saem da discussão com plena certeza de que venceram o argumento.

    Acho que é por isso que futebol inspira uma rivalidade tão grande. Há muito pouco espaço para discussões racionais, a paixão pelo escudo sempre fala mais alto.

  4. Marcelo,

    O ponto é justamente oque eu falei no post 63. Você nunca sai vencedor de um debate com um ignorante. O ignorante, por não saber do que se trata o assunto, se sente vitorioso porque jamais vai perceber a medida da sua ignorância. O cara, por mais que seja derrotado no debate, não se sente derrotado, pelo contrário, acha que ganhou e que o ignorante é o adversário. Isso irrita.

    Xinguei ele como um modo de referência apenas. Eu não precisei xinga-lo, sua figura já é, por si própria, auto-depreciativa. 

    Abraços!

  5. Fábio Lucas:

    Se você apresentou argumentos e estes foram mais fortes do que o do adversário, você já ganhou a discussão. Pronto.

    Xingar (ou, como você colocou, “referir-se de forma justa para com o indivíduo”) termina passando a impressão de que você está tentando disfarçar um possível argumento faltoso seu simplesmente menosprezando o adversário.

  6. Marcelo,

    Não xinguei ninguém. APRESENTEI ARGUMENTOS e me referi de forma justa para com o indivíduo. Se ele foi chamado de burro, imbecil, retardado e afins é porque isso o define bem.

  7. Você discutir com ignorante é muito difícil. Ele não tem medida do que ele está falando. Esse cara chega com umas ideias tão estapafúrdias que para você discutir com ele é preciso ensinar desde os rudimentos, os primeiros elementos do assunto.  Não é um debate, mas um esforço pedagógico. Nesse caso específico você precisa dar mais do que os rudimentos, você precisa infundir inteligência no sujeito.
    Esse Guilherme de Aquino é um imbecil completo, ignorante completo, mas ele não tem  medida da sua ignorância. E não tem medida dos fatos que ele precisaria saber para discutir o assunto. Justamente por isso fala com segurança imaginando que o conhecimento que eu tenho é o mesmo que ele tem. Não imagina que alguém possa saber mais.
    No Brasil, a expectativa quanto ao ser humano é sempre muito baixa. Não se espera que o sujeito seja culto, inteligente, bom, honrado acima de um certo ponto, ou seja, cada um enxerga a humanidade pelo nível da sua própria mediocridade. Oque que quer seja acima da sua mediocridade ele não enxerga e, pior, nega que exista(!!!).

  8. Guilherme de Aquino (não tem personalidade nem para colocar o nome),

    Começo a achar que você é dono de uma doença patológica conhecida cientificamente como “fanaticismus rubrunegrus”. Essa doença causa um descontrole na capacidade cognitiva da pessoa. O doente passa a ter reduzida a sua capacidade de síntese. 

    Sim, eu te xingo. Mas eu te xingo porque você merece. Você é isso mesmo, um animal, retardado, imbecil e tudo que defina a sua capacidade intelectual.

    Veja que ironia, os critérios são “obscuros” quando dizem que o Santos tinha 49% da torcida Brasileira e os mesmos critérios são absolutamente incontestáveis quando afirmam que o Sport tem a maior torcida de Pernambuco. E depois sou eu que estou numa “enrascada” (UHUhauheuaheUaheu!). 

    Cara, você é tão retardado que não percebe quando se perde em um comentário resposta e 15 LINHAS!!!! 

    Você diz que eu não apresento números para provar minhas teses, mas não mostra número nenhum para provar que Sport tinha maior torcida até 1980. Nem sequer 1 citação em jornal, nem sequer 1 relato de alguém para provar que o Sport sempre teve maior torcida. Isso é mais do que hipocrisia. Isso é, repito, doença patológica.

    Não há outra forma de provar que o Santa tinha maior torcida, até meados da década de 80, senão pelo relatos da pessoas, dos jornalistas e pela presença efetiva da torcida nos jogos dos clubes. O Santa ter a maior torcida era, agora sim, algo incontestável à época. Só é contestado por você, que além de doente mental, não viveu para ver.

    Você não leu o livro. Se tivesse lido sequer teria citado ele. O livro, em várias partes, corrobora com oque eu disse. Tudo oque disse fica evidenciado para qualquer pessoa que tenha lido o livro. Como você não leu, fica dizendo que é o contrário.  

    “Conquistas relevantes” no seu dicionário é sinônimo de “títulos Nacionais”?Conquistas relevantes e demostrações de grandeza o Santa está cheio ao longo da sua história. As últimas, aliás, contra o seu Sport, que mesmo com um abismo financeiro o separando do Santa, perdeu 2 vezes consecutivas para a valentia e A CAMISA DE AÇO do Tricolor do Arruda.

    Não sei de onde os torcedores do Sport tiram essa “rivalidade” com o Bahia. Nunca decidiram nada, não tiveram confrontos históricos, não é sequer um clássico. 

    -x-

    Ps: Eu quero saber como você quer contestar oque eu disse se não sabe sequer os elementos básicos da argumentação. Sua contestação é sem base alguma. Você não sabe distinguir oque é um argumento e o que é uma empulhação. Você acabou usando a famosa “contestação automática”, que é contestar tudo que vá contra oque você imagina ser verdade, até mesmo quando não tem base alguma para contestar aquilo.

  9. Fabio,

    Você é um menino birrento que ainda não mostrou números corroborando suas teses. Fica aí xingando os outros porque sabe que está numa enrascada, sem provas para apoiar as maluquices que disse. É muito fácil até pra uma criança de 5 anos lhe deixar mal numa discussão.

    Uma única pesquisa (com critérios obscuros) pode até ter apresentado o Santos como tendo 49% dos torcedores do país. Mas não existe nenhuma pesquisa apresentando o Santa como tendo mais torcida do que o Sport. Nenhuma. None. Kein.

    Por outro lado, os livros do historiador do futebol pernambucano por mim citado mostram uma prevalência dos maiores públicos do futebol pernambucano para o Sport, desde as décadas de 30 até os tempos atuais (com breves interstícios nos período de maior ânimo das torcidas irmãs).

    Tenho o livro do Givanildo Alves, o li e desafio-lhe a provar algum trecho do mesmo que evidencie ser a torcida da Minhoca a maior do estado. Tudo cortina de fumaça criada por você para encobrir os fatos e as evidências de que o Sport é e sempre foi a maior torcida de PE e só rivaliza com o Bahia em termos nordestinos. Entendo o seu desespero, afinal ao seu clube, pela falta de conquistas relevantes, só sobrou discutir torcida. Deixaram de ser um clube de futebol e viraram folclore.

    Guilherme de Aquino 87/08

  10. AMOS ACABAR COM ESSE LENGA-LENGA?
    O FLAMENGO É O LEGÍTIMO CAMPEÃO DO BRASILEIRO DA SÉRIE “A” DE 1987.
    O RESTO É RESTO E DENOREX.
    O IPÓT JOGOU A SÉRIE “B” E NÃO DISPUTOU NENHUM JOGO COM TIMES DA SÉRIE “A” DAQUELE ANO.
    E AINDAS QUER SER CAMPEÃO.
    ME ENGANA QUE EU GOSTO.
    HEXA TAMBÉM É LUXO (MENGÃO).
    E PRILLLLLLLLLL.KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  11. parabéns, blogueiro Cássio.
    seu post só comprova o que todos já sabiam: a maior torcida virtual local é a do seu time do coração.
    parabéns! você merece.

  12. Júlio,

    Não disse em momento algum que o cara não vai ao estádio ou não ajuda o clube em nada tem menos “amor”, que é um sentimento apenas, do que o cara que vai lá no estádio, se associa, compra na loja oficial etc. Mas é estranho você amar algo e não dar valor a isso.

    Estou falando de DINHEIRO. O cara que não vai para o estádio e não consome o clube é menos importante, financeiramente, que o cara que vai lá comprar, e dar sua contribuição ao clube.

    Abraços!

  13. Não concordo, meu caro comentarista! Amor é algo tão abstrato que não pode ser medido. Mais pode ser contabilizado numa pesquisa quando alguém responde para que time torce.  Não posso ser incoerente com a questão citada acima, time de maior torcida, e não a torcida que mais comparece aos jogos. Até porque, em termos proporcionais, o náutico que tem seu estádio com capacidade para 20 mil pessoas, e sempre coloca público de 12 ou 13 mil espectadores, ficaria tanto na frente do Sport (média de 18 a 22 mil espectadores com estádio com capacidade para 32 mil pessoas) e o Santa com estádio com capacidade para 55, tem média de 30 a 36 mil espectadores. Abraços (abraçar tricolor é dose pra leão… rsrsrsrsrs!)

  14. VAMOS ACABAR COM ESSE LENGA-LENGA?
    O FLAMENGO É O LEGÍTIMO CAMPEÃO DO BRASILEIRO DA SÉRIE “A” DE 1987.
    O RESTO É RESTO E DENOREX.
    O IPÓT JOGOU A SÉRIE “B” E NÃO DISPUTOU NENHUM JOGO COM TIMES DA SÉRIE “A” DAQUELE ANO.
    E AINDAS QUER SER CAMPEÃO.
    ME ENGANA QUE EU GOSTO.
    HEXA TAMB ÉM É LUXO (MENGÃO).
    E PRILLLLLLLLLL.KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  15. Julio,

    Podem ser contabilizados sim. Mas são menos importantes do que o cara que mora no Rio e consome o clube, não concorda?

  16. Fábio Lucas: se o seu critério de ser torcedor é estritamente esse designado por você, isso significa que os paraibacas torcedores do Flamengo não são torcedores reais? São fictícios ou apenas uma fantasia cultivada fora do Rio de Janeiro? Eles não tem direito de serem contabilizados entre torcedores flamenguistas?

  17. A TORCIDA D SPORT É MAIOR MESMO DE PE, SÓ Q A D SANTA VAI MAIS A CAMPO A DIFERENÇA É ESSA,PENA QUE OS TRICOBARBIES NÃO ENTENDEM, COMO Q UM TIME QUE PARTICIPOU DAS 4 SÉRIES E NÃO GANHOU NENHUMA QUER TER MAIOR TORCIDA? A VERGONHA DE PE SÃO NÁUTICO,QUE DESCEU RA SÉRIE “C” E SUBIU NO ARRUMADINHO, O SANTA ATE SÉRIE “D” E SO GANHAM ESTADUAL E MTO MAL,ESPERARAM 25 ANOS PRA SER BI,É MTA PACIÊNCIA…

  18. cara, essa discussão só acaba se fizerem um censo de torcidas. Sou torcedor do sport e particurlamente acho que entre santa e sport no estado a diferença não é tão grande quanto se aponta nas pesquisas, mas, com certeza a torcida rubro-negra é pelo menos 10% maior. Agora por favor! vamo parar com essa besteira de que torcedor só é aquele que vai a campo. isso é desculpa de menino amarelo.

  19. Tá bom … Me diga a novidade que essa do Sport ter mais torcida que as outras 2 juntas não é novidade …  Sport uma razão para viver !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*