Eurocopa – Dia 9: Tchecos e gregos seguem no detalhe

Eurocopa 2012: Polônia 0x1 República Tcheca. Foto: Uefa/divulgação

Início da última rodada nos quatro grupos da Eurocopa, sempre com duelos ao mesmo tempo, para evitar qualquer arrumadinho. Na chave A, neste sábado, chuva, drama, gols perdidos pelos ídolos e uma classificação baseada em um critério pouco ortodoxo.

Avançaram às quartas de final a República Tcheca e a Grécia. Quando poloneses e tchecos já batiam cabeça no segundo tempo, o visitante roubou a bola no meio campo e numa troca de passes em velocidade, Jiracek driblou um defensor e marcou, aos 27.

Somado às chances desperdiçadas por Lewandovski, os tchecos despacharam os donos da casa em Wroclaw ao vencer por 1 x 0. Líder, depois da goleada sofrida na estreia…

Em Varsóvia, o confronto direto, curiosamente nesta mesma partida, definiu a história.

O camisa 10 Karagounis, que completou 120 partidas e tornou-se o atleta com mais atuações pela seleção grega, havia perdido um pênalti na estreia. Desta vez ele foi decisivo a favor do país, que alenta na Euro o desânimo do colapso econômico.

Após uma falha da defesa russa pelo lado esquerdo, ele roubou a bola, invadiu pela diagonal e bateu cruzado, forte. Gol nos descontos no primeiro tempo.

Tento que deixava a Grécia com a improvável classificação. Os russos ainda impuseram uma pressão incrível na etapa final, com até oito jogadores na área. Tudo por causa do complicado sistema de classificação da Euro, com o confronto direto antes do saldo.

Valente e com a mesma “sorte” de 2004, a Grécia venceu por 1 x 0 e avançou.

Russos e gregos terminaram com quatro pontos. Mesmo com dois gols a mais no saldo, a Rússia foi eliminada. Critério bizarro. Que não seja aplicado no Mundial.

Eurocopa 2012: Grécia 1x0 Rússia. Foto: Uefa/divulgação

One Reply to “Eurocopa – Dia 9: Tchecos e gregos seguem no detalhe”

  1. O critério é justo, pois privilegia o confronto direto. Em ligas com vários times, contudo, ainda deve prevalecer o saldo em primeiro lugar, já que esse critério nesses casos torna-se mais justo, ao contrário de um quadrangular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*