Torcidas pernambucanas no estádio, na televisão e via rádio

Camisas retrô de Santa Cruz, Sport e Náutico

Acredite, a simples forma de torcer rendeu uma enquete com resultados completamente distintos entre as três maiores torcidas do futebol local. Fato incomum no blog.

Sem considerar a região de origem, mas apenas a forma de seguir o clube do coração, os tricolores tiveram o maior percentual entre os que frequentam o estádio, com 74%.

Em termos absolutos, os rubro-negros até tiveram mais votos nesta opção (no estádio), mas o dado foi mais modesto devido à forte votação dos torcedores pelo Leão que acompanham o time diante da televisão, com 35%, a maior entre os três clubes.

Já o Náutico foi o que apresentou o maior índice “via rádio ou internet”, com 23%. Características de fato ou dados potencializados pelos torcedores fora da capital?

Considerando os 1.655 votos, os percentuais foram esses: 52,87%, no estádio; 25,56%, pela televisão; 20,72%, via rádio ou internet; 0,85%, não presta muita atenção.

Como você acompanha a maioria dos jogos do seu time?

Sport – 876 votos
SportNo estádio – 43,26%, 379 votos
Pela televisão – 35,28%, 309 votos
Via rádio ou internet – 21,12%, 185 votos
Não presta muita atenção – 0,34%, 3 votos

Santa Cruz – 421 votos
Santa CruzNo estádio – 74,11%, 312 votos
Pela televisão – 7,13%, 30 votos
Via rádio ou internet – 17,58%, 74 votos
Não presta muita atenção – 1,18%, 5 votos

Náutico – 358 votos
NáuticoNo estádio – 51,40%, 184 votos
Pela televisão – 23,46%, 84 votos
Via rádio ou internet – 23,46%, 84 votos
Não presta muita atenção – 1,68%, 6 votos

3 Replies to “Torcidas pernambucanas no estádio, na televisão e via rádio”

  1. O problema de ir ao estádio é a violência, Marina. Não no jogo em si, mas antes e depois.

    Já aconteceu comigo de, ao sair de um jogo do Sport com a minha namorada, passamos por um grupo de torcedores com a camisa da Torcida Jovem, que começaram a apontar para nós dois e soltar impropérios. Pouco depois de nos afastarmos deles, um outro torcedor veio correndo até nós, e me disse “saiam logo daqui, tinha uns caras lá atrás que tavam dizendo que iam te dar uma surra e pegar a tua boyzinha”. Felizmente já estávamos perto do carro. Depois desse acontecimento ela se recusa a ir ao estádio comigo, e quem pode culpá-la?

    Por isso assisto a maior parte dos jogos pela televisão. Não vou a clássicos estaduais nem a jogos que sei que vão ser lotados demais (o jogo contra o Flamengo, por exemplo).

  2. Boa interpretação, Antonio.

    De qualquer forma, a torcida do Sport deveria chegar mais junto. Muita gente só comparece a jogos grandes e se comporta como se nunca tivesse ido a um estádio. Os jogos em que a torcida mais apoia são os que não têm um público tão grande.

  3. A resposta é simples (e não estou brincando): os jogos do Santa Cruz não vão passar pela TV com a mesma constância dos do Sport e do Náutico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*