A estranha avaliação da Uefa aos episódios racistas

Uefa, respect

Ótimos duelos, gols em todas as partidas e emoção em campo na Eurocopa. Infelizmente, alguns episódios de cunho racista mancharam a primeira fase.

Ofensas de torcedores crotas ao atacante italiano Balotelli, de origem africana, gritos de guerra neonazistas de parte da torcida alemã, entre outros.

A Uefa até lançou a campanha “Respect” antes do evento, para combater o racismo, como o vídeo abaixo sugere, com o fair play na troca de camisas.

No entanto, a própria entidade peca ao punir de forma branda o racismo no torneio.

Nesta Eurocopa, o jogador dinarmaquês Nicklas Bendtner recebeu uma multa de 100 mil euros ao mostrar parte da cueca, exibindo uma marca não oficial do evento.

Paralelamente a esse episódio, a federação croata de futebol recebeu uma multa de 80 mil euros pelas pesadas ofensas a Balotelli.

Já a federação alemã pagou 10 mil euros depois que seus torcedores atiraram bolinhas de papel nos atletas de Portugal. Além da advertência pelas bandeiras “inapropriados”.

Prioridade mercadológica bem à frente do comportamento de torcedores e jogadores.

Existe algo errado nesta avaliação? Sim?! Que alguém repasse logo o recado à Uefa…

2 Replies to “A estranha avaliação da Uefa aos episódios racistas”

  1. É verdade, Fábio. Os antigos países socialistas começaram a conhecer, conviver e trocar experiências com outras culturas, de fato, há apenas uns 20 anos. Por isso, no início eu critiquei muito, mas depois achei válido premiar a Rússia com uma Copa do Mundo, apesar de tantos episódios racistas no seu futebol, porque é com a convivência que se deixa de lado o preconceito. 

    Mas claro, só isso não resolve. Precisa-se urgentemente de medidas mais rígidas contra esses tipos de episódios. E, na minha opinião, medidas financeiras são muito brandas.

  2. Pois é… Nada é perfeito. A questão do racismo na Europa – principalmente no leste europeu – está ligado muito mais ligado ao contexto político-social do que com o futebol.

    A queda do comunismo ainda é muito presente e o futebol também acaba sendo afetado por isso.  Bom exemplo é o Brasil, que aboliu a escravatura em 1888 e até hoje ainda há reflexos daquilo na má adequação dos negros na sociedade. Os negros foram libertados e não foram aceitos na sociedade. Acabaram indo pro sub-mundo, ficando à margem da sociedade, cometendo crimes para viver. Por isso tantos estigmas para a raça até hoje…

    O comunismo é tão recente pelo leste Europeu que nem daqui a 100 anos vamos extinguir o nacionalismo hostil e racista daquela área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*