Fogos corintianos no Grande Recife

Fogos

Fim de jogo no Pacaembu. Corinthians classificado à final da Taça Libertadores.

No Recife, um intenso foguetório. O ato sincronizado ao apito final do árbitro Leandro Vuaden indica que não havia relação alguma com os festejos na capital.

Fogos em todos os cantos da cidade, sem distinção econômica.

Através do twitter foi possível conferir o relato de torcedores dos times pernambucanos das mais diversas localidades da região metropolitana do Recife.

A incredulidade com o tamanho da ação (invasão?) mostra que o aumento da paixão clubística fora dos limites geográficos do estado não é tão silenciosa assim…

Nas últimas duas pesquisas com dados do Grande Recife (Opine/2008 e Plural/2011), o Corinthians já aparece com a quarta maior massa da cidade, tendo 1% da preferência.

Segundo a estimativa demográfica mais recente do IBGE, a capital e seu entono são ocupados por 3.898.470 habitantes. Assim, existem quase 39 mil corintianos.

No interior não há novidade quanto à presença corintiana, que varia entre 4,8% e 8,1%.

Essa concorrência bem no coração das maiores torcidas locais pode ser o estalo para uma análise mais profunda, com aspectos como o processo migratório, por exemplo.

A inserção do Timão na mídia local só tende a aumentar. Neste ano, com Náutico e Sport na Série A, a grade será composta pela presença do Corinthians, com 11 partidas.

No primeiro turno, por exemplo, o Timbu só terá um jogo transmitido na TV aberta.

Isso reforça a tese de que a imagem dos clubes pernambucanos precisa ser revitalizada, caso queiram preservar o fato de contar com a maioria absoluta no estado (veja aqui).

Essa margem de 1% assusta ou é fogo de palha? A certeza é que já faz barulho.

Fogos

71 Replies to “Fogos corintianos no Grande Recife”

  1. Vai Corinthians
    Nois Corinthianos somos tratados que nem lixo por preconceituosos
    e recalcados como o Sr. Marcos Salles que pena do Sr. Vai se trata com
    um psicologo

  2. Meus amigos tiveram muitos fogos sim, eu ouvi vários…e outra coisa qual o problema de torcer para um time que ganha titulos importantes.

    Os nossos times locais ganham o que??? nada… até porque em Sao paulo os torcedores nem dao mais importancia para o Campeonato paulista que dira o pernambucano…nao vale nada

     

  3. Que bobagem cada um torce pra quem quiser!!!
    O corinthians não é um time formado só por paulistas, existem jogadores do Brasil inteiro e até de outro paises.

  4. O Corinthians é um clube formado por nordestinos que construiram São Paulo.. é o Time do Lula, é um time que aceitou negros na sua fundação, é o clube que mobilizou o país nas diretas Já…

    o Corinthiano não é e nunca foi preconceituoso… o corinthiano é povo!
    E se querem saber amigos, o Corinthians é a única coisa pernambucana que existe em SP

  5. No interior a torcida do Corinthians polariza com a do Sport e nem precisa ir tão longe assim, basta ir pra Caruaru e ver que tem muitos corinthianos.
    Pra mim não foi nenhuma novidade o barulho da semi e da final.. Recife sempre teve muitos corinthianos e apesar de torcer pro Santa eu não me importo com a forte presença da fiel corintiana… deixem eles em paz!

  6. Caro Marcos, uma PESSOA que ofendesse minha família não seria aplaudida, independente dela ser nordestina, sudestina ,azul, rosa, roxa e etc. É preciso quebrar esse conceito de que TODO sudestino discrimina nordestino,e que  TODOS nordestinos são coitadinhos. Gente racista existe em todo lugar. Esse é um dos fatores do atraso do Brasil : Sempre culpamos entidades abstratas ( Os sudestinos, os políticos, os especuladores e etc) . Brasileiro ainda gosta dessa dicotomia : Malzinhos x Bonzinhos. E elege certos grupos para serem SEMPRE um ou outro. Se tivéssemos a cultura de pegar a PESSOA que fez merda e punir, independente de qualquer coisa, nosso país seria bem melhor.

  7. Eu  não posso é engolir as baboseiras que  os netos  e milton neves da vida ficam falando, e vcs ficam emepreando  pelos ouvidos ,pra  vc falar  dos pernambucanos primeiro  vc tem q ouvir o que  a paulistada  falam dos  NORDESTINOS   de  modo  geral . Torcer  pro time  deles  é a mesma coisa que chegar  na  sua  casa  ofender a  sua  familia  e vc ainda mesmo  me aplaudir   PENSE NISSO Sr. EASN estamos falando de respeito  ao cidadão e não de empresas  que são geradoras de  empregos .

  8. eita.depois dessa q o EASN falou do Sport,pedia para ir embora!.mas é isso mesmo q voce fala caro EASN!falam tão mal do Clube Dos 13 q na verdade querem estar dentro!mas,a grande imprensa recifense(tão podre quanto certos politicos),alimenta essa hipocrisia!e o torcedor daqui vai na onda dessa gente!

  9. Pernambucano só deixará de ser patético, quanto a essa estória de que é obrigatório torcer para time local para valorizar pernambuco, quando :

    1) Expulsarem todos os jogadores não pernambucanos dos 3 ditos grandes em Recife. Quantos jogadores sobrariam nos respectivos elencos se os não pernambucanos fossem embora ???

    2) Abandonarem automóvel, internet, Ipad e etc. Afinal, nada disso foi inventado em Pernambuco.

    3) Deixarem de lotar pizzarias, fast food, Sushi, restaurantes chineses, franceses, indianos e etc. Sejam machos e expulsem os que oferecem esse tipo de alimento, afinal, não foram inventados em pernambuco.

    4) Pelo raciocínio de que só valoriza a terra que torce por time local, usar tênis, jeans, bonés, camisetas, shorts é uma afronta. Deixem de usar esse tipo de vestimenta,afinal, a origem não é pernambucana.

    5) Implodam o aeroporto de Recife. Avião não é invenção pernambucana.

    7) Pernambuco inventou o navio ??? Fechem o porto de Suape!!!!

    8) Tirem o Sport do CB-13. O sudeste não é tão malvado ??? Por que o Sport se associou a uma entidade criada por lá ??

  10. Sou Paulista, descendente de nordestinos e torcedor do Corinthians, morei dois anos em Recife um estado muito bonito com um povo acolhedor, e fico admirado, e triste em ver diversas opiniões de cunho discriminatório para não dizer racista, queria saber dos que criticaram o povo do sudeste, quantos vieram a São Paulo, e quantos foram maltratados aqui. antes de tudo somos todos brasileiros tenho orgulho de minha origem,(nordestina) tenho orgulho deste estado que recebeu meus avós, e tenho que dizer que em Recife tem tantas ou mais pessoas que discriminam seu semelhante, se achando melhor do que os outros, tomos todos iguais, e em Pernambuco, São Paulo, Amazonas ou onde que que seja, o que leva uma pessoa ao sucesso, é a sua vontade e determinação, e posso dizer que sou Corintiano com muito, orgulho, um time que foi fundado por operarios e trabalhadores e hj tem a segunda maior torcida do Brasil, mais que independente de meu amor pelo Corinthians, eu torço sempre pelo bom futebol, seja do Sport, Ceara, Abc de Natal, Nautico, Treze, e nós torcedores temos que cobrar mais da Diretoria dos Clubes, para que cuidem das categorias de base ,nao vendam jogadores a preco de banana, e que aceitem acordos que beneficiem seus clubes e nao a eles proprios . E Salve o Corinthians Campeão invicto da Liberadores da America

  11. Gostaria que esses que se dizem torcedores dos times do sul-sudeste entrassem em qualquer rede social de um times desses e digam que é do nordeste e que torcem por Corinthias, Flamengo ou outro qualquer. Vocês só não serão chamados de santo, inclusive pelos próprios torcedores dos clubes qu torcem, mas com certeza serãqo chamdos  disso e aquilo prá baixo.
    Só acho uma coisa. Acho que todos nós somos brasileiros, mas isso não impedede mantemos nossa dignidade, amor pela nossa terra nordestina, nesse caso, Pernambuco. De cultivar nossa cultura. Moro aqui no Distrito Federal a pelo menos 40 anos, mas nunca deixei de torcer pelo Santa Cruz Futebol Clube.como também conheço vários torcedores do Santa Cruz, Náutico e Sport que torcem só pelos times deles é não abrem nem pro trem.
    Somos brasileiros sim, mas nós nordetinos também precisamos manter nossa dignidade, nossa história e nossa cultura SEMPRE.
     

  12. Nossos clubes precisam compartilhar ações de marketing em conjunto, explorando o potencial da rivalidade existente entre os três, mas enquanto o pensamento retrogrado prevaler o aumento dos torcedores do clubes do eixo-sul só vai aumentar e em progressão geométrica ainda mais, Não sou contra a quem torce pelos times do eixo sul, isso é um direito que cada um tem de torcer pelo time que quer. É preciso lutar com inteligência contra esse fenômeno de massificação, Não adianta o Santa Cruz querer ser o tampa de crush do estado com Náutico e Sport enfraquecidos, é preciso que haja equilíbrio entre os três e sobretudo o fortalecimento do futebol pernambucano.

  13. É UMA VERGONHA PARA O NORDESTE, SE FOSSE NAUTICO,SANTA CRUZ OU SPORT NÃO TERIA ESSA MÍDIA TODA. POR ISSO INDEPENDENTE  DE SER CORINTHIANS, FLAMENGO ETC E TAL EU TORÇO CONTRA OS TIMES DO EIXO SUL-SUDESTE , POIS TODOS SÃO CONTRA O NORDESTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!  

  14. Alguém parou pra pensar que vivemos um bum ecônomico em nosso estado e que com isso tem atraido muita gente de fora??? Só na refinária em Suape trabalham quase 36 mil trabalhadores onde 60% vem de fora do estado!!! Então não existe isso de está se perdendo força nas torcidas e sim a migração para nosso estado que tem elevado esse fator!!! Fato que existem alguns pernambubacas que torcem pelos times do eixo SUL/SULDESTE, mas são grande minoria na capital!

  15. agora fudeu, os Burros pretos agora não torcem pra ninguém, só pra coisa.
    quando santa jogou contra o são paulo, e no final da partida que o santa foi desclassificado foram muitos fogos, será que foi os proprio santacruzenses que foram comemorar a propria eliminação? agora vem esses bandos de hipocritas da coisa falar que são os torcedores perfeitos. fala serio bando de mentirosos. o pior  cego é aquele que não quer ver. torcida do sport UMA MENTIRA. E DOMINGO A CASA DE FESTEJOS 
    VAI FUNCIONAR! SAUDAÇÕES CORAIS!

  16. isso é muito triste!!! sem palavras!!!
    o fato é que tem que ser feito logo uma modificação no futebol pernambucano, investimentos, mudar a forma de pensar de alguns dirigentes, que ainda é muito retrógada…os times tem que começar a pensar grande e pra frente, pq a maioria dos torcedores não se contentam com  o fato de tocer e amar o clube, muitos se importam só com títulos e exposições na mídia…lamentável..mas é a realidade!

  17. Têm que ser muito imbecil pra comparar gosto musical com o fato de torcer por UM clube, na música você pode ter uma banda de rock favorita e nem por isso deixar de ouvir e ser fã de muitas outras, além de gostar de outros estilos, hip-hop, samba, MPB entre outros, comparar com bebida eu nem comento, vários comentários idiotas sobre o tema, falar de oligarquia e politicagem, qual a relação dessas coisas com o assunto, EASN? Em Santa Catarina(um estado rico) também têm vários torcedores de clubes do eixo Rio-São Paulo e de Porte Alegre, qual seria a razão? Você escreveu um monte de merda e ainda demonstrou total desconhecimento sobre a história de Pernambuco, em relação aos “corinthianos do Recife” é uma pena, cada um escolhe torcer por quem quiser, mas acho que sempre se deveria valorizar o futebol local, não é coincidência, Pernambuco, Bahia e Ceará sempre estarem com times na elite, enquanto os outros estados agonizam, pernambucanos, baianos e cearenses torcem por times locais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*