Eurocopa – Domínio furioso e incontestável, em castellano

Eurocopa 2012, final: Espanha 4x0 Itália. Foto: Uefa/divulgação

Um estilo que se manteve durante toda a competição. O bom toque de bola, sem se expor, sem pressa. Sem um atacante fixo, mas com a coletividade se impondo em campo

Na cadência, a Espanha foi avançando nesta grande Eurocopa organizada por poloneses e ucranianos, em busca do tri. Na decisão em Kyev, devido às apresentações econômicas, a Fúria perdeu um pouco da aura de favorita, diante da ascendente Itália.

Desta vez, no entanto, a Azzurra foi impedida de cumprir à risca o seu script favorito. Os espanhóis enfim aceleraram o jogo e partiram para cima, com um categórico 4 x 0.

A exuberância da pelota de pé em pé permaneceu neste domingo, mas articulando para frente, mirando o gol, de forma incisiva. Surpreendeu a squadra de Cesare Prandelli.

No primeiro tempo, dois gols em jogadas muito bem trabalhadas. Aos 14 minutos, Iniesta encontrou Fábregas no lado direito e o meia cruzou rasteiro, rápido, e Silva completou. Ali sim, uma jogada de uma escola que causa inveja pela plena execução de um estilo.

Interceptando o rival 18 vezes na primeira etapa, a turma de Pirlo e Balotelli até procurou reagir, mas aos 41 minutos veio a vantagem consagradora. Xavi viu o jovem Jordi Alba se aproveitar a linha de defesa azul e deu uma bela assistência. Chute seco.

Na etapa final, sem desgaste físico, a Espanha escreveu de vez o seu nome na história, com Fernando Torres, autor do gol do título há quatro anos, marcando mais um. O mesmo Torres ainda teve tempo para deixar Juan Mata livre para completar a goleada.

O resultado elástico cravou o terceiro título de grande porte de forma consecutiva do país, com a Eurocopa 2008, a Copa do Mundo 2010 e a Eurocopa 2012. Que domínio!

Atuando sempre do mesmo jeito, conhecido por todos, mas nem por isso fácil de marcar. Até porque quando é preciso acelerar, acredite, a Espanha engata a quinta marcha.

Em 2013, essa seleção estará em Pernambuco, na abertura oficial da Arena…

Eurocopa 2012, final: Espanha 4x0 Itália. Foto: Uefa/divulgação

6 Replies to “Eurocopa – Domínio furioso e incontestável, em castellano”

  1. Cássio,

    Eu tive a sorte de ter essa Euro coincidida com minhas férias. Pude acompanhar a grande maioria dos jogos. Eu acompanhei as últimas três Euros, de 2000 pra cá, mas não com essa “profundidade”. As minhas tardes foram recheadas de bons jogos e, fundamentalmente, bom futebol. Já estava enjoado de futebol Brasileiro.

    Das que eu assisti, foi a melhor, sem dúvida. Tenho acompanhado o futebol Europeu nessa última década. O “boom” do futebol Europeu no Brasil fez ninguém ficar alheio à isso. Ainda mais agora, com essa Espanha e esse Barcelona.

    Já não aguentava mais assistir os jogos do Brasileirão. Só de pensar, já me dava dor de cabeça. Assistir aos jogos que se pratica no Brasil é, hoje, um sacrifício pra quem gosta de futebol bem jogado e dinâmica de jogo.

    Com esse mês de “recarga futebolística”, dá até pra acompanhar o – ainda mais – medíocre futebol Brasileiro por alguns meses.

    Abraços!

  2. Fábio Lucas,

    Muito bem colocado. Essa Eurocopa 2012 também foi a melhor que eu já vi. Até esta edição, a minha preferida era a de 1996, na qual torci bastante pela Inglaterra, que merecia ter tirado a Alemanha na semifinal.

    Nesta de 2012, o apoio foi para a Itália, por questão familiar. Mas o título foi justo demais. Vi pelo menos 10 grandes jogos nessa Euro.

  3. Não assisti. E olhe que se fosse apostar, apostaria na Itália. Ainda bem que não apostei. 

    Mas veio comprovar de novo: Os Europeus estão há léguas de distância da nossa atual Seleção. Espanhóis, Alemães e Argentinos são favoritíssimo ao título na Copa 2014.

    Vou tentar ver a final completa no YouTube. 

    Melhor Euro que pude acompanhar.

  4. é.por isso q o”futebol Brasileiro”,vai viver do passado.hoje a Espanha tem(seleção),o melhor futebol do Mundo.mas,os caras ainda botam gosto ruim dizendo q esse time não é de nada!

  5. Impressionante a Espanha jogando com esse toque de bola… E ainda tem gente que acha o estilo enfadonho… Pois é, dá um sono!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*