Guia oficial do Campeonato Brasileiro futebolístico e cultural

Guia da CBF para o Campeonato Brasileiro de 2012. Foto: Cassio Zirpoli/Diario de Pernambuco

Com 192 páginas, o guia oficial do Campeonato Brasileiro desta temporada, editado pela própria CBF, traz detalhes das quatro divisões da competição, em português e inglês.

Além dos clubes, com as respectivas histórias e estatísticas, o livro apresenta detalhes culturais de todas as cidades inscritas em todas as divisões do futebol nacional.

A capa em si já é o exemplo, com uma cena da peça de teatro “Fim de partida”, de Samuel Beckett. Do Recife, aparecem o Grupo Totem e o Teatro Escola Brincante.

Confira a íntegra da diagramação dos quatro principais clubes do estado.

Náutico, Sport, Santa Cruz e Salgueiro.

Os clubes das duas primeiras divisões tiveram duas páginas cada um. Na Terceirona, uma página. As equipes da última casta aparecem apenas com dados técnicos.

No futebol, um compêndio com tabelas, rankings e regulamentos da CBF.

16 Replies to “Guia oficial do Campeonato Brasileiro futebolístico e cultural”

  1. Janio,

    Aparece na lista o seguinte:

    5 títulos brasileiros

    1 Copa União*

    *reconhecido pela CBF como campeonato brasileiro

    A CBF foi questionada sobre isso e disse que foi um erro no envio do material para a gráfica…

  2. Cassio Zirpoli,

    Eu acho que ele contou a história de forma errada mesmo. A narrativa conta como se Náutico, apesar de ter perdido dois pênaltis durante o jogo, conseguiu o gol da vitória aos 61 do segundo tempo. auheuaheuhauheuaheuhauheuah!!!

  3. COMO DIZ A MATERIA;“Guia oficial do Campeonato Brasileiro futebolístico e cultural” (editado pela própria CBF). SPORT CAMPEÃO BRASILEIRO SERIE A 1987, CAMPEÃO BRASILEIRO SERIE B 1990 E, CAMPEÃO COPA DO BRASIL 2008( CITEI APENAS OS TITULOS NACIONAIS). 17º NO RANKING GERAL E, 1.539 PONTOS!!!!! SOFREDORES DA CATITA E MINHOCA, COMPARA AI?????? O NIVEL TA QUASE IGUAL NÉ!!!!!! EU TENTO SER HUMILDE, MAS, O SPORT NÃO DEIXA!!! PELO SPORT TUDO

  4. COMO DIZ A MATERIA;“Guia oficial do Campeonato Brasileiro futebolístico e cultural” (editado pela própria CBF). SPORT CAMPEÃO BRASILEIRO SERIE A 1987, CAMPEÃO BRASILEIRO SERIE B 1990 E, CAMPEÃO COPA DO BRASIL 2008( CITEI APENAS OS TITULOS NACIONAIS). 17º NO RANKING GERAL E, 1.539 PONTOS!!!!! SOFREDORES DA CATITA E MINHOCA, COMPARA AI?????? O NIVEL TA QUASE IGUAL NÉ!!!!!! EU TENTO SER HUMILDE, MAS, O SPORT NÃO DEIXA!!!

  5. COMO DIZ A MATERIA;“Guia oficial do Campeonato Brasileiro futebolístico e cultural” (editado pela própria CBF).  SPORT CAMPEÃO BRASILEIRO SERIE A 1987, CAMPEÃO BRASILEIRO SERIE B 1990 E, CAMPEÃO COPA DO BRASIL 2008( CITEI APENAS OS TITULOS NACIONAIS).  17º NO RANKING GERAL E, 1.539 PONTOS!!!!! SOFREDORES DA CATITA E MINHOCA, COMPARA AI?????? O NIVEL TA QUASE IGUAL NÉ!!!!!! EU TENTO SER HUMILDE, MAS, O SPORT NÃO DEIXA

  6. paro é que nem o bruno disse desde quando o náutico teve uma media no ano passado de 4,814 pessoas, essa cbf é uma merda mesmo nem o publico em média sabe falar, CBF AGORA PRESTA ATENÇÃO, A MEDIA DE PUBLICO DO NÁUTICO SE EU NÃO ME ENGANO FOI DE 15 MIL PESSOAS, NUNCA PODE SER 4814 SE TEM O TODOS COM A NOTA QUE É DE 8 MIL.

  7. Desde quando a média de público do Náutico no ano passado foi 4.814 pessoas?
    A CBF tá de brincadeira, se é pra lançar um material desses, tem que ter todo cuidado do mundo ao divulgar informações.
    Uma verdadeira palhaçada!

  8. Fábio Lucas,

    Certamente foi um problema de edição. Até porque o texto é bem curto. Acredito que no fim era citado o ano de 2006, com a volta por cima. Na pressa, acabou ficando esse erro absurdo, dando a vitória de 2005 ao Náutico.

    Sobre o Guia,

    Ele foi distribuído à imprensa e às federeções. Ainda não obtive resposta se terá venda nas bancas. Deveria ter….

  9. boy, esse guia eh vendido em bancas, ou coisa parecida, será que consegue em pdf baixar na net, me interessei em ver ele…

  10. Que erro foi este? Disseram que o Náutico conseguiu classificação à Série A, em 2005?

    Colocaram como “heroísmo”, mas na verdade foi o momento mais humilhante da história do Náutico? É isso mesmo, produção?

    lol!

    Esses caras da CBF estão de brincadeira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*