A força do líder na Ilha e a fragilidade defensiva do Leão

Série A 2012: Sport 1x4 Atlético-MG. Foto: Helder Tavares/Diario de Pernambuco

Após a derrota em solo gaúcho, havia a plena necessidade de recuperação em casa. Encarar o líder do campeonato, com cinco vitórias consecutivas, não era o caminho mais fácil para o Sport, novamente com três atacantes.

Tentando jogar de igual para igual, o Leão sofreu o seu mais duro golpe até aqui na competição, evidenciando a diferença no rendimento ofensivo e defensivo.

Dos doze gols do Sport na Série A, dez foram marcados por atacantes.

Balançaram as redes Marquinhos Gabriel (3), Felipe Azevedo (3), Henrique (2) e Gilberto (2). O décimo tento do setor ofensivo saiu diante do Atlético-MG, na Ilha do Retiro.

Gilberto escorou um cruzamento após boa jogada de Cicinho, mas a festa dos 18 mil torcedores presentes no estádio na noite deste sábado parou por aí.

Isso porque o sistema defensivo voltou a comprometer, de forma vexatória. A defesa já sofreu 18 gols em 11 partidas no Brasileirão. Em apenas uma a zaga não foi vazada.

Após os três tentos do Grêmio no 2º tempo no Olímpico, outra atuação para esquecer. Com uma falta de atenção impressionante, com a bola partindo do goleiro do Galo até as redes de Magrão com os rubro-negros apenas observando, o Sport foi goleado.

Por mais que a torcida protestasse, Vágner Mancini parecia não enxergar o óbvio. A lateral direita do Sport estava fragilizada. Apesar da assistência, Cicinho não conseguiu conter os rápidos contragolpes do Atlético Mineiro. Faltava cobertura.

O gol de empate saiu ainda no primeiro tempo, com Danilinho. A virada não veio logo depois porque Jô perdeu duas chances, numa cabeçada e num chute cruzado.

Os lances só indicavam que o volume dos visitantes crescia de forma exponencial. No intervalo, a entrada de Moacir parecia certa, mas não houve mudanças. Com algum gás, Cicinho se esforçou, mas a falta de combate na saída de bola do rival não colaborou.

Para completar a má fase do setor, uma mudança difícil de entender, com a entrada de Gilsinho, que nada produziu desde que chegou ao Leão, e a saída de Marquinhos Paraná.

O volante fazia o de sempre, pegando a bola e tocando para o lado. Na marcação, pelo menos havia o esforço. Ocupava espaço.

Com quatro atacantes e apenas um volante, o Sport se abriu de vez, desordenado. Oratória à parte, o técnico havia influenciado. Jogando nos erros (muitos erros) do Sport, o Atlético deitou e rolou. A virada veio num golaço de Ronaldinho Gaúcho.

Depois, enfim entrou Moacir. Não adiantou, pois o terceiro gol saiu logo depois, em jogada iniciada pela direita. Cabeçada de Jô e fatura liquidida.

Na verdade, ainda haveria mais um gol, desencadeando a revolta na arquibancada. Aos 28 minutos, Bernard, no enésimo contragolpe, tocou por cobertura, 4 x 1.

A evolução nas últimas rodadas cedia espaço para uma nova crise na llha.

Pedidos por Hamilton, fora dos planos, e Henrique, ausente dos últimos jogos.

Além do coro de burro. Noite difícil para o Sport. Mancini que o diga.

Série A 2012: Sport 1x4 Atlético-MG. Foto: Helder Tavares/Diario de Pernambuco

17 Replies to “A força do líder na Ilha e a fragilidade defensiva do Leão”

  1. Se em campo o time do treinador Zé Teodoro ainda não conseguiu alcançar a liderança do Campeonato Brasileiro 2012, nas arquibancadas a torcida tricolor já disparou no ranking de média de público.

    Depois que a CBF corrigiu os números do jogo do Mais Querido diante do Guarany/CE, que teve 25.165 espectadores, o Santa ultrapassou o Corinthians/SP em torcedores e voltou ao topo do ranking.

    Em três jogos realizados no Arruda, o Terror do Nordeste levou uma média de 22.846 torcedores ao estádio e arrecadou R$ 1.055.810. Já o segundo colocado, o Corinthians/SP, atual campeão da Libertadores da América, tem uma média de 22.404 espectadores.

    A torcida tricolor só não superou ainda uma marca nesse Brasileiro: a de maior público de todas as divisões. Atualmente esse feito pertence a um clássico do Rio de Janeiro, entre Fluminense e Flamengo, que juntos colocaram 38.862 torcedores nas arquibancadas.

    Mas isso não deve durar muito, já que no Campeonato Nacional de 2011, o Mais Querido ultrapassou esse número em 33% dos jogos que disputou em casa.

  2. EU ACHO É POUCO.
    TIME RIDÍCULO.
    PERDE PARA O SANTA CRUZ EM PÚBLICO E RENDA.
    E VIVA O FLAMENGO, O LEGÍTIMO CAMPEÃO DA SÉRIA “A” DE 1987.
    O RESTO, É DENOREX.
    VAI PRA LÁ BOI BUFA……….KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  3. VAMOS SER REALISTAS… O TIME É BOM…PEÇAS IMPORTANTES…BONS JOGADORES…
     
    MASSSSS…ALGUMA COISA TA ACONTECENDO…2 JOGOS O TIME JOGA BEM DE INICIO…COMECA VENCENDO E DEPOIS LEVA UMA PISA??? COMO ASSIM??
     
    SERA QUE ESTAO QUERENDO POR O TECNICO PRA FORA ??? SE FOR..CAI LOGO FORA.
     
    O SPORT É GRANDE…MAIOR DO Q TECNICOS.

  4. CHUUUUUUUUUUUPAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  5. KKKKKKKKKKKKK É ESSE TIME QUE VAI PARA LIBERTADORES? SEGUNDO HIGO, DUBEAUX E A MAIORIA DESSA RIDUCULA IMPRENSA. ALIAS A TORCIDA DA COISA DUZ QUE É A MAIS RICA DO NORDESTE, PARABENS POIS COM O TERNO DA QUARTA E A QUADRA DE HOJE ESTÃO MAIS RICOS AINDA.PARABENS GALLO NOSSO TÉCNICO QUE É RACIONAL VAMOS TENTAR FICAR NA SÉRIE A, E O QUE VIER É LUCRO. LIBERTADORES KKKKK, ABRE TEU OLHO LEOA SENÃO SÉRIR B DE NOVO. CUIDADO COM A MACACA. CSAUDAÇÕES ALVIRRUBRAS CONSCIENTES E NÃO FANÁTICAS. VAMOS LÁ COISA RUNI Á LIBERTADORES, MAS A DO CABO, JABOATÃO E TODA REGIÃO METROPOLITANA.

  6. O IPÓT SÓ VAI MELHORAR SE PAGAR AO PAI-DE-SANTO UM BOI BÚFALO.
    SENÃO, VAI CONTINUAR SENDO O BOI LEÃO E, AGORA, BOIBUFA….KKKKKKKKKKKK

  7. Cássio, corrige o título, erro na digitação… palavra DEFENSIVA.

    A OI, CLARO, VIVO, NET informam que a internet dos burronegros estará fora do ar por um bom tempo. KKKKKKKKKKKKKKK

  8. Como alguém é capaz de dizer que o Sport vai brigar pro Libertadores? Como alguém é capaz de pensar assim? Como alguém consegue ser louco o suficiente pra cogitar uma ideia como esse?

    O Sport é horroroso. Não tem força ofensiva, não tem força defensiva, não tem laterais de oficio, não tem esquema tático, não tem cobertura na zaga, não tem zagueiros de respeito… Enfim, não tem nada!

    O Sport é patético, como disse o respeitabilíssimo Mauro Cézar Pereira, da ESPN.

    O Sport joga com 3 zagueiros e não tem cobertura de zaga. É incrível isso!

    E os volantes do Sport? Oque é aquele Marquinhos Paraná? E Rithelly quando entrou no segundo tempo? hahahaha!

    Cicinho, que já foi um grande lateral (defendia e atacava com eficiência), virou um ala. Não tem mais força física pra defender e atacar. Ex-jogador em atividade.

    O ala esquerdo é a mesma coisa. Não sabe defender. Isso obriga o técnico a armar um 3-5-2.

    Ouvi gente dizendo que Felipe Menezes é craque, que Gilberto é craque… Pelo amor de Deus, em que mundo vocês vivem, torcedores Rubro-Negros?

    Mancini c*gou o jogo todo. Fez exatamente a mesma coisa que fez contra o Grêmio. Tava ganhando e tirou 1 volante e colocou 1 meia… Resultado? Chamou o Atlético pra cima e tomou 4×1, que ficou pouco ainda.

    O Atlético-MG tem um TIMAÇO. Esse time vai longe. Arrisco a dizer que vai ser campeão. Em pontos corridos o melhor vence.

    O tal do Bernard é craque. Vai pra seleção logo-logo. Já devia ter ido, aliás.

    Repito, é muito improvável que o Sport continue na Série A. Sinceramente, não acredito que se sustente. Nem Sport, nem Náutico, diga-se.

  9. CAIU DE QUATRO DE NOVO BOILEÃO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, O IXPOT É O TIME DA VIRADA!!!!!!!!!!! SÓ QUE TEM UM DETALHE: A VIRADA É DO OUTRO TIME KKKKKKKKKKKK!!!!!!!!

  10. CAIU DE QUATRO DE NOVO BOILEÃO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, O IXPOT É O TIME DA VIRADA!!!!!!!!!!! SÓ QUE TEM UM DETALHE: A VIRADA É O DO OUTRO TIME KKKKKKKKKKKK!!!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*