Classificação brasileira à Copa Sul-americana com anticlímax

Copa Sul-americana

Eis o critério de classificação à Copa Sul-americana de 2013.

Com o Campeonato Brasileiro já na 13ª rodada, enfim a Confederação Brasileira de Futebol chegou a um entendimento com Conmebol e com o canal Fox, detentor dos direitos de transmissão da competição internacional, de forma oficial.

Cenário até a temporada passada:

Os oito melhores colocados da Série A, do 5º lugar ao 12º, se classificavam para a disputa. Caso um um dos times com vaga na Libertadores estivesse entre essas colocações na tabela, a vaga automaticamente passava para o 13º lugar.

Tente entender a nova fórmula:

O país segue com oito vagas entre os 47 times da Sul-americana. No entanto, a classificação será através de uma equação entre Série A e Copa do Brasil (veja aqui).

Serão os oito melhores colocados do Brasileirão, mas entre aqueles eliminados até as oitavas de final da Copa do Brasil do ano seguinte. Vale lembrar que o mata-mata nacional foi reformulado e passará de 64 para 86 clubes.

Se antes era preciso vencer duas etapas para alcançar as oitavas, agora serão três.

Íntegra da CBF:

Para a Copa Sul-americana de 2013 irão se classificar os oito primeiros colocados do Brasileiro da Série A 2012, excluídos os clubes classificados para a 4ª fase da Copa do Brasil de 2013 (nessa 4ª fase estarão presentes os clubes oriundos da Libertadores).

Série B – Na hipótese de não ser completado o número de oito vagas para a Copa Sul-americana a partir do universo dos 16 clubes primeiros colocados da Série A/2012, serão então chamados sucessivamente os quatro primeiros classificados do Brasileiro da Série B de 2012; depois os quatro últimos classificados da Série A/2012.

Para um time brasileiro estabelecido ser “eliminado” da Copa Sul-americana, basta não chegar às oitavas de final da Copa do Brasil. Simples, não?

38 Replies to “Classificação brasileira à Copa Sul-americana com anticlímax”

  1. Tem que ajeitar aquele “mas” lá em cima… não é “mas” e sim “MAIS” de quantidade.
    “Serão os oito melhores colocados do Brasileirão, MAIS entre aqueles eliminados até as oitavas de final da Copa do Brasil do ano seguinte.

  2. So tem uma parte q nao estou entendendo: “Os únicos que não vão para sulamericana são os times que chegarem as quartas de final da Copa do Brasil. Aí vão pegar os 8 times eliminados da Copa do Brasil com melhor campanha na Série A. Fácil de entender”.

    Agora seriam os que foram eliminados em qlq fase???

  3. Nada surpreendente quando se trata de um entidade que permitiu absurdos do tipo :
    Um clube chega a final da série B, não termina o jogo final e ainda entra na justiça para ser campeão da série A.

  4. Bom, realmente isso veio para complicar tudo. O calendário do futebol no Brasil é muito confuso e muito “inchado”. O elenco de muitos times não passam de 30 jogadores no total, isso é prejudicial em relação a suspensões e contusões. A Copa do Brasil simultânea a Libertadores e com clubes disputando as 2 competições. Poderiam tentar adaptar o calendário do futebol do Brasil com o da Europa, há a dificuldade devido a diferenças de hemisfério, consequentemente o verão e inverno serem inversos em comparação aos 2. A Conmebol poderia ter uma organização como a UEFA e padronizar o calendário do futebol em todo continente, aí sim dava pra integralizar as competições internacionais. E o Brasil já pode organizar de maneira inteligente os estaduais.

  5. nada como complicar algo q funcionava perfeitamente!!
    po com a formula antiga vc tinha times na serie A disputando campeonato, vaga na libertadores, vaga na sulamericana e pra nao cair ate a ultima rodada!!
    esse ano provavelmente vai ter uns 7 times na ultima rodada q nao disputam mais nada!! =p

  6. então,me diga:quem bota os horarios de 21:50 é a CBF?é cada uma q a gente tem q ouvir!

  7. Leonardo-Pe, a Fox Sports não tem nada com isso. Quem mudou o regulamento foi a CBF. A vontade da CBF seria que só tivesse 4 brasileiros na sulamericana já entrando nas oitavas. A Fox é que não abriu mão de ter 8 brasileiros para ter o confronto entre eles antes das oitavas.

    Sérgio, voce está confundindo tudo. Leia direito o que o Cássio escreveu ou leia o que eu escrevi. O critério é a Copa do Brasil 2013 não tem nada com a desse ano para voce estar falando que o Campeão da Copa do Brasil já está na Libertadores. A Copa do Brasil vai ter 86 times, 80 + os 6 da libertadores que entram só nas oitavas. Os únicos que não vão para sulamericana são os times que chegarem as quartas de final da Copa do Brasil. Aí vão pegar os 8 times eliminados da Copa do Brasil com melhor campanha na Série A. Fácil de entender.

  8. Como podem classificar 8 times da copa do Brasil, pois sabemos que o campeão já esta na Libertadores. Classificam 7 e qual seria o 8 time?

  9. não thiago wu.viva a Fox sports!mas,como não se fala de imprensa,BEM FEITO!mas voces não aprendem!

  10. Isso tudo para prestigiar os grandes clubes do Brasil. A Copa do Brasil vai ter 86 times sendo que os 6 que jogaram a Libertadores entrarão nas Oitavas de final da Copa do Brasil.

    1ª fase: 80 times / 2ª fase: 40 times / 3ª fase 20 times / 4ª fase(oitavas de final) 10 times + os 6 da Libertadores.

    Os 8 classificados para as quartas de final não poderão jogar a Sulamericana. Entre os eliminados da Copa do Brasil os 8 com melhor campanha na Série A estarão na Sulamericana.

    Fácil de entender. A sulamericana vai continuar do mesmo jeito que estava o que muda é  Copa do Brasil que vai ser mais longa, as fases finais vão ser nas mesma datas da Sulamericana. Critério meio doido já que algum time pode entregar o jogo para jogar a sulamericana do que continuar na Copa do Brasil.    

    Sport e Náutico vão ter que tentar fazer uma boa campanha na Série A para que se for eliminado da Copa do Brasil precocemente ter chance de jogar a Sulamericana. Se brincar vai ter torcedor torcendo para o time ser eliminado da Copa do Brasil para ir a Sulamericana.

    Viva a CBF!     

  11. ENTENDI. OS DOZE PRIMEIROS DA COPA DO BRASIL ENFRENTAM OS 15 PRIMEIROS DA SÉRIE “A” E ESPERAM AS TRÊS SELEÇÕES QUE GANHAREM MEDALHAS NAS OLIMPÍADAS. APÓS ISSO SERÁ FEITO UM SORTEIO QUE VAI DEFINIR OS PARTICIPANTES DA SUL- AMERICANA.

  12. Tem que usar o acelerador de partículas e oito supercomputadores para, talvez, entender isso.
    A CBF não é séria…

  13. Sim Cássio, eu sei disso, tanto é que o Boca Jrs vai participar da Sulamericana esse ano. Mas pela tabela desse ano por exemplo, a final será disputada em dezembro junto com o Mundial de Clubes, podendo haver conflitos caso o campeão da Libertadores esteja nas finais, isso que eu quis dizer. Mas já passou da hora de rever tudo isso, e fazer com que as duas competições sejam simultâneas tal qual é na Europa, sendo disputada entre fevereiro e outubro/novembro. Porém também sabemos que uma certa emissora dona vitalícia dos direitos não vai concordar com essa idéia.

  14. Rodrigo Zovka . 

    O Brasil terá seis vagas na Libertadores de 2013 , assim como em 2011 e em 2012. São cinco vagas direto mais o Corinthians.

  15. Fabianos Dias,

    Teoricamente, não seria um problema. Só no Brasil os times da Libertadores não jogam a Sul-americana.

  16. Se eu entendi, ele pode ser campeão da Libertadores e da Sulamericana no mesmo ano? E se ocorrer isso, a Copa Sulamericana não acaba em 2013, pois esse torneio tem suas finais nas mesmas datas do Mundial de Clubes em dezembro, ou seja, as suas finais serão somente em janeiro de 2014.

  17. Rodrigo Zvka,

    Se os 8 primeiros da Série A se classificarem para as quartas de final da Copa do Brasil, então as vagas da Sul-americana ficariam do 9º ao 16º.

  18. Fazendo uma rápida conta… Oito equipes serão classificadas para as quartas de final, e serão oito as equipes que irão para a Copa Sul-Americana… Vejamos, O Brasil ano que vem terá 5 representastes na Taça Libertadores(Já que o Corinthians foi o campeão da edição desse ano), então… Teremos 80 times brigando pela Copa do Brasil+ Os times da Libertadores.

    Suponhamos que, as 8 equipes que estarão nas quartas de final da copa do Brasil, nenhuma dela esteve na Libertadores, As vagas da Sul-Americana que ficariam com as equipes do 5º ao 12º lugar do Brasileirão, ficarão com as equipes que ficaram do 13º ao 20º lugar. 
    É isso mesmo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*