Voluntários para os torneios da Fifa no Brasil

Voluntários da Copa do Mundo da África do Sul, em 2010. Foto: Fifa/divulgação

Em eventos esportivos do porte da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos, a presença de voluntários é algo vital na execução da agenda. Trata-se de um efetivo considerável. No último Mundial de Futebol, por exemplo, foram 18 mil recrutados.

A expectativa na África do Sul era contar com 15 mil nomes. Com quase 70 mil pessoas inscritas, a Fifa acabou aumentando para 18 mil. Além a maioria sul-africana, representantes de outros 169 países enviaram currículos online, incluindo 489 brasileiros.

Vale destacar a condição absoluta da não remuneração desta ocupação. No Brasil, a Fifa enfim abriu a inscrição para a Copa 2014, somente através do seu site oficial.

São esperados 18 mil voluntários, mas o dado poderá chegar a 20 mil, o que seria um recorde. A entididade acredita que a soma de interesse dos brasileiros (sobretudo estudantes) atrelada aos estrangeiros (turistas) poderá gerar mais de 80 mil inscrições.

É uma economia considerável para os organizadores, entre Fifa e governo federal. Supondo que o gasto por voluntário fosse um salário mínimo, de R$ 622, a despesa no país poderia chegar a R$ 12,4 milhões, apenas com a Copa do Mundo.

As áreas de atuação disponíveis incluem transporte, mídia, segurança, protocolo, atendimento a turistas, departamento médico e serviço de idiomas, entre outros. O voluntário precisa ter idade mínima de 18 anos e disponibilidade de 20 dias corridos.

Para a Fifa, o novo programa tem a seguinte descrição:

“Em 2014, o programa de voluntários será mais uma oportunidade para os brasileiros participarem diretamente do evento e mostrarem ao mundo a sua personalidade alegre e receptiva. Candidatos de outros países também são bem-vindos, e a participação deles irá garantir a integração e o intercâmbio cultural entre os próprios voluntários e o público da Copa do Mundo 2014.”

Qual é a sua opinião sobre o trabalho voluntário na Copa do Mundo?

Alemanha
Copa das Confederações 2005 (5 sedes) – 2 mil voluntários, média de 400
Copa do Mundo 2006 (12 sedes) – 15 mil voluntários, média de 1.250
Inscrições: 48.167 pessoas

África do Sul
Copa das Confederações 2009 (4 sedes) – 4 mil voluntários, média de 1.000
Copa do Mundo 2010 (10 sedes) – 18 mil voluntários, média de 1.800
Inscrições: 67.999 pessoas

Brasil (expectativa)
Copa das Confederações 2013 (6 sedes) – 8 mil voluntários, média de 1.330
Copa do Mundo 2014 (12 sedes) – 18/20 mil voluntários, média de 1.500/1.660
Inscrições: 80 mil pessoas

Voluntários da Copa do Mundo da Alemanha, em 2006. Foto: Fifa/divulgação

34 Replies to “Voluntários para os torneios da Fifa no Brasil”

  1. Quero ser voluntária para a copa. Tenho 65kg e seio de geografia. Por favor, essa é minha chance de crescer no campo esportivo e ampliar minhas qualidades. Tenho curriculo vitae. Alguem pode me indicar, pois não tenho peixe.

  2. Para cursos preparatorio para copa oferece bolsa auxilio e pq para trabalhar q é principal onde requer esforços, não oferece?

  3. Não ha necessidade de voluntario, pq para estimula não oferece bolsa auxilio! lideres responsável repense sobre isso, tudo bem vai quem deseja, mais o Brasil tem condição de favorecer os brasileiros e até ajuda financeiramente  e reconhecimento do seu trabalho.

  4. ISSO É MUITO BOM, E NÃO ACHO ESCRAVIDÃO NADA A VÊ VAI QUEM QUER.

    DOMINGO NÁUTICO 2X0 COISA .

  5. ISSO É MUITO BOM, E NÃO ACHO ESCRAVIDÃO NADA A VÊ VAI QUEM QUER.

    DOMINGO NÁUTICO 2X0 COISA

  6. O POVO TA BOTANDO TELEFONE DE CONTATO AQUI PRA SER VOLUNTARIO NA COPA ??
     
     
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
     
    RINDO LITROS….KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  7. Quer ser voluntário? Vai dá aula na Ilha do Maruim, Coque, Coelhos e outras favelas do grande Recife.

  8. Futebol = alienação mental. Sabe-se o nome, a idade e o peso do elenco de um time de futebol mas não se sabe o nome dos professores dos filhos. Afinal, já estão pagando a escola mesmo. Pra que se preocupar com educação, não é? Estão pagando para se verem livre desse negócio chato que é educação de filhos. Enquanto isso as ratazanas fazem a festa no poder.

  9. É muita idiotice ser voluntário num evento de uma entidade corrupta como a FIFA. Por que não se voluntariam para ajudar num hospital público, numa escola pública ou algo do tipo. Vão lá bando de babacas, encham os cofres da FIFA. Bando de alienados mentais.

  10. wtf é pra se inscrever no site oficial da FIFA rs

    Talvez eu me candidatasse, só que 20 dias de dedicação exclusiva, no mínimo 10 horas por dia… não tá exagerado, mas eu pretendo curtir a copa também como torcedora, então não seria compatível. Mas, de fato, deve ser um trabalho muito interessante.

  11. Desejo me inscrever para ser voluntário durante a copa do mundo – 2014, na sede de Recife-PE.

  12. É típico de pessoas com mentalidade pequena achar que, por ser um serviço gratuito, o voluntariado é análogo à escravatura.

    Acabo, então, inferindo que tais pessoas que assim julgam somente trabalham por dinheiro, o que incorre numa variante da escravidão como popularmente conhecemos.

    Penso: se não quer participar, não participe. Certamente sua ausência em nada percebida.

  13. Acho engraçado o povo falar de escravidão aqui. Só é voluntário quem quer.

    A FIFA não obriga ninguém a ir no site se inscrever.

    Eu vou me inscrever, porque eu QUERO ser voluntário. Sei bem que não tem remuneração nenhuma e nem por isso serei escravo.

    Voluntariado e escravidão são coisas bem diferentes.

  14. JA PENSOU ! EM UM PAIS COM ALTOS INDIÇES DE CRIMINALIDADE, SEM MORADIA DIGNA , SEM EDUCAÇAO CONDIZENTE , SALARIO NAO COMPATIVEL COM A REALIDADE , MENSALAO, E OUTRAS FALCATRUAS , DINHEIRO CORRENDO ATE NAS CUECAS , E AINDA ESTA IMORALIDADE .

  15. Sim.Gostaria imensamente inscrever-me como voluntaria na copa 2014,resido em Recife ,fone 81 88332701

  16. GOSTARIA DE SER VOLUNTÁRIO PARA A COPA 2014, SEDE RIO OU RECIFE
    81 91674812

  17. Exploração pura de uma entidade riquíssima, corrupta e que se uitliza desses subterfúguos pra explorar a boa fé das pessoas. Isso é inadmissível e deveria ser proibido mundialmente. Um verdadeiro absurdo. A escravidão já se acabou faz tempo. Merecia um bom boicote, isso sim! ABAIXO A CORRUPÇÃO E A SAFADEZA!! PQP!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*