Voluntários para os torneios da Fifa no Brasil

Voluntários da Copa do Mundo da África do Sul, em 2010. Foto: Fifa/divulgação

Em eventos esportivos do porte da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos, a presença de voluntários é algo vital na execução da agenda. Trata-se de um efetivo considerável. No último Mundial de Futebol, por exemplo, foram 18 mil recrutados.

A expectativa na África do Sul era contar com 15 mil nomes. Com quase 70 mil pessoas inscritas, a Fifa acabou aumentando para 18 mil. Além a maioria sul-africana, representantes de outros 169 países enviaram currículos online, incluindo 489 brasileiros.

Vale destacar a condição absoluta da não remuneração desta ocupação. No Brasil, a Fifa enfim abriu a inscrição para a Copa 2014, somente através do seu site oficial.

São esperados 18 mil voluntários, mas o dado poderá chegar a 20 mil, o que seria um recorde. A entididade acredita que a soma de interesse dos brasileiros (sobretudo estudantes) atrelada aos estrangeiros (turistas) poderá gerar mais de 80 mil inscrições.

É uma economia considerável para os organizadores, entre Fifa e governo federal. Supondo que o gasto por voluntário fosse um salário mínimo, de R$ 622, a despesa no país poderia chegar a R$ 12,4 milhões, apenas com a Copa do Mundo.

As áreas de atuação disponíveis incluem transporte, mídia, segurança, protocolo, atendimento a turistas, departamento médico e serviço de idiomas, entre outros. O voluntário precisa ter idade mínima de 18 anos e disponibilidade de 20 dias corridos.

Para a Fifa, o novo programa tem a seguinte descrição:

“Em 2014, o programa de voluntários será mais uma oportunidade para os brasileiros participarem diretamente do evento e mostrarem ao mundo a sua personalidade alegre e receptiva. Candidatos de outros países também são bem-vindos, e a participação deles irá garantir a integração e o intercâmbio cultural entre os próprios voluntários e o público da Copa do Mundo 2014.”

Qual é a sua opinião sobre o trabalho voluntário na Copa do Mundo?

Alemanha
Copa das Confederações 2005 (5 sedes) – 2 mil voluntários, média de 400
Copa do Mundo 2006 (12 sedes) – 15 mil voluntários, média de 1.250
Inscrições: 48.167 pessoas

África do Sul
Copa das Confederações 2009 (4 sedes) – 4 mil voluntários, média de 1.000
Copa do Mundo 2010 (10 sedes) – 18 mil voluntários, média de 1.800
Inscrições: 67.999 pessoas

Brasil (expectativa)
Copa das Confederações 2013 (6 sedes) – 8 mil voluntários, média de 1.330
Copa do Mundo 2014 (12 sedes) – 18/20 mil voluntários, média de 1.500/1.660
Inscrições: 80 mil pessoas

Voluntários da Copa do Mundo da Alemanha, em 2006. Foto: Fifa/divulgação

34 Replies to “Voluntários para os torneios da Fifa no Brasil”

  1. TRabalho voluntario em um evento que gera milhoes de lucro é um absurdo. Trabalho voluntario é apenas para casos de tragedias ,doencas e outros casos parecidos.
    O trabalho voluntario (gratuito ) prestado para a fifa nao traz nenhum retorno em conhecimentos e aprendizados,é apenas um artificio para entidade conseguir trabalho gratuito. Entidade que aliciam jovens para trabalhar de graça para fifa pode se equiparar a grupos que aliciam trabalhos infantis, trabalhos no exterior,etc… Muitas pessoas vao se inscrever pensando que vao assistir a copa de graça, porem trabalhar de graça na copa nao significa assistir a copa de graça. Um dos atletas que divulgam o trabalho voluntario disse a pessoa vai ficar proximo do idolo. isto é um absurdo, pois nem na varzea é possivel chegar perto de um jogador.a escravidao moderna nem sempre é como ha 500 ,hoje costuma se fazer com que as pessoas se oferecam para ser escravizadas ,em troca de promessas de diversao, fortuna, fama etc….Dizer que quem critica o trabalho gratuito possui mentalidade pequena e so trabalha por dinheiro so teria sentido se a copa do mundo fosse um congresso de espiritualidade e a Fifa fosse a Fundacao SAo Francisco de Assis.So teria sentido se todos trabalhassem de graça e ninguem tivesse lucro, o sabemos que nao é verdade , pois até as pessoas que divulgam  o trabalho gratuito ganham muito para isto.

    As pessoas que estufam o peito e dizem que não é escravidao, vai quem quer , ninguem  é obrigado a ir, e outras maximas ,devem simplesmente ter consiencia do seguinte: quem trabalhar de graça estara prejudicando o proximo e o pais.
    Prejudicando o proximo, pois vagas renumeradas deixarao de ser criadas e quem precisa deixara de ser beneficiado.
    Prejudicando o pais , pois com trabalho renumerado o dinheiro fica aqui e com trabalho gratuito o dinheiro vai embora sem pagar imposto, pois a fifa exigiu isencao de imposto para transações financeira.
    Outra pergunta fica no ar: com o trabalho gratuito, a fifa economizara uma fortuna.Quem ficara com o dinheiro. Sera  que na fifa todos possuem mentalidade elevada, ninguem trabalha so pensando no dinheiro, todo mundo acha que trabalho gratuito nao é escravidaoo?Nada disto , estes pensamentos é so para os voluntarios.

  2. Discordo. Não é escravidão como dizem. É pior, porque o voluntário da FIFA “deseja ser servil”. Nada tenho contra o voluntariado desde que a instituição seja respeitável como “Medecins sans frontière”,  “A cruz vermelha”, “O Green Peace”, “O Corpo de Bombeiros”, algumas entidades beneficientes, etc. Mas, quando se trata da riquíssima e poderosa fifa, que recebe gordas e respeitáveis fortunas pelo mundo afora, o caso é diferente. É inadmissível um milionário vir a público e mendigar para que trabalhem por ele sem dar nada em troca. É vergonhoso para essa entidade arrogante, prepotente e cada vez mais envolvida em escândalos, falar em voluntariado. Voluntariado é pra instituições sérias. Infelizmente não é o caso da fifa. 

     

  3. Como poder acreditar em uma instituição que ainda não conseguiu tirar o Treze da Paraíba da série C?
    Acho que quem deveria coordenar estas inscrições seria a Justiça Comum, pois é quem manda no futebol brasileiro.
    Tirem o Treze o quanto antes da série C, senão serão alvo de chacotas e humilhações até a copa de 2014.

  4. Ai meu Deus …onde vamos chegar?Creches ,hospitais ,asilo,hospício…tanto lugar pra ser voluntarios .Mnha gente deixe a FIFA se lascar !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  5. A FIFA é uma instituição mafiosa, lucra bilhões de dólares numa Copa do Mundo e ainda quer trabalho voluntário? É um ABSURDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. Sou Servidor Público Estadual-PE- Bacharel em Administração, com experiência em lidar com o público, com cargos de supervisão na Agência do Trabalho-STQE, Coordenador do Programa Chapéu de Palha, Supervisão do Programa Mãe Coruja, e, Cargo de Chefia na extinta FIAM. Diversos Cursos , palestras e seminários de ações de políticas públicas. Cursos de Orçamente, Prestação de Contas, Licitações Públicas, Trbutação e Técnicas de Encino, entre outros, também ministrei um Curso técnico em Administração como educador.
    Gostaria de participar do Comitê Organizador da Copa 2014, como voluntário, com o intuito de contribuir para o sucesso deste evento que por sua grandeza necessita de profissionais capazes, competentes e comprometidos com a causa, para que o turismo “Indústria que mais cresce no Mundo”, obtenha sucesso Gerando Emprego e Renda Descente Familiar para nossa GENTE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*