Quando o futebol passou a ter voz

Rádio em 1920

No embalo do rápido avanço tecnológico, cada vez mais a transmissão dos jogos de futebol se confunde com a “realidade”.

Da TV preto e branco para a colorida. Do sinal analógico para o digital. Agora, vivemos uma era com a exibição em três dimensões, ainda nos cinemas, mas com a evolução para os jogos em 3D com sinal aberto, em qualquer parte do mundo.

Essa transmissão de forma massiva tem como berço o rádio. Antes das imagens, o som.

Após as informações via telégrafo, com um delay enorme sobre os fatos, o rádio enfim aproximou o torcedor da partida, em tempo real.

Há exatamente 90 anos, a primeira transmissão de uma partida de futebol (veja aqui).

Nada de Inglaterra, França ou Itália na rota. Ainda que de forma arcaica, o trabalho foi executado a partir do Rio de Janeiro, com destino a Montevidéu, no Uruguai.

Através do telégrafo, chegavam pequenas mensagens de texto na capital uruguaia.

Cinquenta aparelhos de rádio produzidos pela empresa americana General Electric haviam sido vendidos no país vizinho em 1922. Coube ao pioneiro Claudio Sapelli narrar aquelas mensagens enviadas das Laranjeiras para os novos ouvintes.

Mesmo tendo só o trabalho de ler as mensagens, começava ali o estilo radiofônico, com a devida “licença poética” ao descrever os fatos, colocando uma boa dose de emoção.

Ainda assim, o Brasil de Friedenreich e o Uruguai de Romano ficaram no empate sem gols pelo Campeonato Sul-americano. O primeiro gol seria narrado dias depois…

Criada em 6 de abril de 1919, a Rádio Clube de Pernambuco, emissora pioneira no Brasil, já funcionava na época em uma nova sede na Avenida Cruz Cabugá.

Apesar da popularização do futebol no estado, em pleno amadorismo, a primeira transmissão de uma partida só ocorreria por aqui em 1931, através da Rádio Clube, com a narração de Abílio de Castro. Foi também a primeira vez do Norte-Nordeste.

Confira um post de quem aprendeu a gostar de futebol acompanhando pelo rádio aqui.

Rádio em 1920

One Reply to “Quando o futebol passou a ter voz”

  1. Muito interessante . Parabéns. Tenho desde pequeno, uma mania de ouvir todas as resenhas e comentários esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*