Os clubes mais transparentes (ou não) do Brasil

Ranking dos clubes mais transparentes do Brasil. Crédito: Pluri Consultoria

Elaborar uma escala sobre as gestões no futebol brasileiro não é uma tarefa fácil. Ainda mais focando algo primordial na administração, a transparência.

Pois a Pluri Consultoria criou uma lista com 32 clubes, considerando cartorze critérios.

Entre eles, a disponibilidade do balanço anual do clube, o histórico, o parecer dos auditores e a periodicidade da publicação dos balanços, além da política de governança.

Por sinal, nenhum clube do país conta com uma política estruturada de governança corporativa, mas apenas ações isoladas. Basta dizer que o único time a publicar o orçamento do ano seguinte foi o Corinthians, o primeiro lugar na pesquisa.

Nota-se que os times pernambucanos não se saíram bem… Surpresa?

Náutico em 20º, Santa em 23º e Sport em 24º. Somados, os três fizeram 45 pontos, menos da metade do líder. O Timbu ainda aparece como o segundo melhor do Nordeste.

Confira o questionário dos clubes recifenses e do líder Corinthians clicando aqui.

A importância da transparência é até simples de explicar: “Quanto mais transparente é a instituição, mais confiança o mercado tem nela, e com isso mais predispostos os agentes estarão a fazer negócios com ela, desde investidores e patrocinadores até os próprios jogadores, que vêem nas instituições mais confiáveis uma maior chance de ter cumpridos os compromissos acertados entre as partes.”

Confira o ranking do jornal Brasil Econômico sobre gestão no futebol aqui.

Modelo de gestão de um clube de futebol. Crédito: Pluri Consultoria

7 Replies to “Os clubes mais transparentes (ou não) do Brasil”

  1. Sou de opinião que êsse negócio de dar “bicho” ao jogadores e ao técnico é desperdício de dinheiro. O certo seria: O time conquistou uma competição, pagar uma gratificação razoável a êsses profissionais,

  2. Finalmente eu vi esse Hallan dizer alguma coisa que não fosse leseiras. Mas o que ele disse, todo mundo já sabe. Parece que anda meio perdido com situação do xicoti dele.

  3. tanto os clubes de Pernambuco,quanto a imprensa desta terrinha são OMISSOS!.pra descerem o pau nos de fora,é num instante!

  4. Uma pena a maioria dos clubes do país ñ serem transparentes. Isso só mostra o quanto a gestão é desqualificada e o quanto há de falcatruas nos clubes.
    A partir do momento q os presidentes do clube realmente gerirem o clube teremos um salto de qualidade enorme em nosso futebol.
    Mesmo ñ recebendo o $$$ q os clubes europeus recebem, se nossos clubes fossem bem organizados daria p/ montar uma boa estrutura a ponto de poder brigar por condições ainda melhores.
    Vejam o exemplo do Santa Cruz, ainda q minimamente. O clube viveu e ainda vive uma das piores fases de sua quase centenária existência, mas mesmo com todas as adversidades, quando houve um mínimo de organização conseguiu conquistar o título do campeonato pernambucano em cima do rival bem mais endinheirado e com melhor estrutura.
    Agora imaginem o Sport q tem a melhor estrutura e mais dinheiro q seus rivais em Pernambuco se fosse bem organizado, poderia estar brigando frente a frente todos anos com os grandes do Brasil.
    Da mesma forma o Nautico se conseguir manter a pegada e se estruturar ainda mais.
    Pro Santa a coisa é mais complicada, pois ñ tem a mesma estrutura q seus co-irmãos e ainda vive numa pendenga desgraçada. Mas se manter o planejamento e segui-lo à risca poderá num futuro de médio prazo se estruturar e quem sabe voltar a ser o gigante temido, o Terro do Nordeste como foi na década de 70. 

  5. O FUTEBOL BRASILEIRO É GERIDO POR AMADORES E, NÃO GESTORES!!!!
    UM EXEMPLO SIMPLES, É O TAL “BICHO” PAGO AOS JOGADORES, PAGANDO POR UMA VITÓRIA EM UM JOGO. O CERTO É OFERECER UMA BONIFICAÇÃO POR META CUMPRIDA E, NÃO POR JOGO.
    EXEMPLO DO CAMPEONATO BRASILEIRO: SE O TIME FICAR ENTRE OS 4 PRIMEIROS, GANHA UM VALOR. SE O TIME FICAR ENTRE OS CLASSIFICADO PARA SUL-AMERICANA, OUTRO VALOR. NESSES 2 CASOS PODERIA SER MENSALMENTE, OU, A CADA 4 RODADAS.
    SE NO FINAL DO CAMPEONATO, O TIME FOR REBAIXADO, OU, NÃO SE CLASSIFICAR PARA NADA, SÓ FEZ JOGAR DINHEIRO FORA, PELOS JOGOS PAGOS E, QUE NO FINAL NÃO ADIANTOU DE NADA!!!!
    TEM QUE SER POR META!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*