O entrave do lado emocional e o discurso tático no futebol

Série A 2012: Sport 2x1 Cruzeiro. Foto: Sport/divulgação

Faltando dez rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, o técnico Waldemar Lemos foi demitido do Sport. O anúncio ocorreu neste sábado.

Ele encontrou a equipe leonina em uma situação crítica. Na Ilha, foram dez jogos, com três vitórias, quatro empates e três derrotas. Sai consciente de que não é o problema.

O post, contudo, vai focar a guerra fria entre psicólogos e estragistas no futebol.

O índice de Waldemar, 43,3%, foi insuficiente para tirar o time na zona de rebaixamento. Nos Aflitos, onde comandou o Timbu durante 60 jogos, o aproveitamento foi de 56,6%.

Nos dois rivais, o mesmo perfil. Tranquilo, focado, agregador. Sempre trabalhando o lado psicológico dos atletas, dia a dia, de forma individual. Era uma prioridade o bem-estar.

Tecnicamente falando, realizou alguns treinos pouco ortodoxos. Pelo menos externamente. No grupo, parecia ter apoio nos dois elencos em relação às atividades.

Taticamente, tentou extrair características distintas das peças à disposição.

Um atacante de área fora da área, outro atacante limintando-se a fechar os espaços pelas alas, como um marcador etc. A ressalva, plausível, é que no futebol atual “todo mundo marca”, citando nada menos que o Barcelona na explicação.

Guardiola no Barcelona. Foto: www1.skysports.com

De fato, esta é a atitude do Barça. Porém, o brilhante time montado por Pep Guardiola não foi obra do acaso, mas um trabalho desde as categorias de base.

Para impor isso na escala profissional, do marco zero, é preciso haver um plantel técnico, homogêno. Nem sempre será possível converter um atleta desta forma.

Nem mesmo trabalhando o lado emocional, diante da limitação com a bola nos pés.

A passagem de Waldemar Lemos no futebol pernambucano deixou evidente a importância de uma base forte no comportamento do grupo. A necessidade de confiança.

Não se vive apenas de estatísticas e projeções. O lado psicológico é fundamental.

Assim como também é uma preparação tática apurada, antenada à modernidade, sem esquecer das diferenças técnicas encontradas em cada plantel.

A estratégia no esporte jamais pode ser deixada de lado ou subjugada. De opções em contragolpes à compactação da defesa. Sim, com a participação de todos em campo.

Uma organização fundamentada na capacidade da equipe e na formação do adversário.

Isso vale no Camp Nou, Aflitos e Ilha do Retiro…

Waldemar Lemos no Náutico. Foto: Helder Tavares/Diario de Pernambuco

9 Replies to “O entrave do lado emocional e o discurso tático no futebol”

  1. pois é Marcio Da Silva.Lamentavelmente concordo contigo.desde 1988 q esse futebol de pernambuco luta para não cair de divisão no Brasileiro!

  2. Valdemar Lemos, você não merece trabalhar em um antro de safadeza e roubalheira como aquela Ilha das Cachorras de Peruca. Agradeça por não permanecer muito tempo naquele ambiente nojento e podre…

  3. DEIXO AQUI MEUS SINCEROS AGRADECIMENTOS AO TREINADOR WALDEMAR LEMOS, POR SUA SEMPRE INDISCUTÍVEL POSTURA PROFISSIONAL, PORÉM CONCORDO PLENAMENTO COM O AMIGO QUE COMENTOU “SE ELE FOSSE O TREINADOR DESDE O INÍCIO DO CAMPEONATO, AI SIM O SPORT ESTARIA EM OUTRO MOMENTO” CORRETÍSSIMO. O DESCASO ACONTECIDO NAS PÉSSIMAS CONTRAÇÕES, NAS PERMANENCIAS DE DE DETERMINADOS JOGADORES QUE NÃO ESTÃO RENDENDO O ESPERADO, NA FALTA DE COMPROMETIMENTO COM AS METAS MAIS SIMLES, NOS MOSTRAM QUEM SÃO ESTES QUE FAZEM A CÚPULA EXECUTIVA. O SPORT É MAIS QUE INTERESSES INTERNOS, ELE É PATRIMONIO DE UMA TORCIDA CONSIDERADA A MAIOR DO NORTE NORDESTE, AINDA HOJE. GOSTARIA MESMO QUE ESTA DIRETORIA TOMASSE VERGONHA E REALMENTE ATENDESSE AOS CLAMORES DOS TORCEDORES, VERDADEIROS “DONOS” DESTE CLUBE.

  4.  SOU TORCEDOR DO SPORT RECIFE. LAMENTO VER OS TIMES DE PERNAMBUCO, LUTAR SEMPRE PARA NÃO CAIR….. O SPORT É MUITO GRANDE… MUITO MAIS QUE A IMPRENSSA CARIOCA, E PAULISTAS O COLOCA.   NOSSO ESTADIO FOI CONSTRUIDO PELO NOSSO TORCEDOR, TEMOS UMA MEDIA DE PUBLICO MAIOR, QUE MUITOS CLUBES DE RIO E SÃO PAULO.  LAMENTO VER UM CLUBE COM GRANDEZSA DO SPORT CLUB DO RECIFE.  ESTÁ NESSA SITUAÇAO… SÓ LUTANDO PARA NÃO CAIR.  E PELO QUE VEJO MAIS UM ANO NA SEGUNDA DIVISÃO…   SERÁ QUE UM DIA IREMOS LUTAR PELO UM TITULO BRASILEIRO ?  ESPERO QUE UM DIA SIM! TENHAMOS UM TIME FORTE, DE VERDADE.

  5. Eu acho que o Valdemar, por ser uma pessoal educada, íntegra, correta, merece trabalhar em coisa melhor, não nessa bagunça. Ele estava no meio de uma corja ! O próximo já sabe que vai trabalhar com gente da pior espécie.

  6. DECISÃO CORRETA DA DIRETÓRIA DO SPORT, NÃO PELO TREINADOR, E SIM PELO MOMENTO, 2 DERROTAS E UMA ULTIMA POR GOLEADA, É DIFICIL REVERTER O ANIMO COM UM GRUPO DE JOGADORES FALTANDO 10 RODADAS, COM OS MESMOS ARGUMENTOS, UM NOVO TREINADOR PODE SACUDIR DENOVO ESSE GRUPO, E POR ESSA LINHA DE PENSAMENTO QUE A DIRETORIA SEGUIU (MINHA OPINIÃO) QUANTO AO VALDEMAR LEMOS, GOSTARIA DE TER CONTADO COM ELE NO INICIO DO CAMPEONATO, AI SIM O SPORT ESTARIA EM OUTRO MOMENTO . . AGORA QUANTO A TORCIDA ALVI-RUBRA FICA COM ESSE DISCURSO DE QUE O VALDEMAR E UM PATRIMONIO AMOROSO DO NAUTICO, FOI ESSA MESMA TORCIDA INGRATA QUE XINGOU O TEMPO TODO ESSE PROFISSIONAL, E NUNCA RECONHECEU O SEU TRABALHO NOS AFLITOS, O VALDEMAR SAI COM RECONHECIMENTO DA TORCIDA RUBRO-NEGRA DE UM EXCELENTE PROFISSIONAL, INFELIZMENTE O MOMENTO PREJUDICOU EM VIRTUDE DO PESSIMO TRABALHO DO TREINADOR ANTERIOR.

  7. A maior prova de que tudo estar ERRADO é que em 22 meses 6 treinadores já passaram pelo comando do MAIOR DO NE, e ninguém consegue resolver os mesmos problemas… O fato é que o preblema está em outra esfera, na DIREÇÃO !!!
    Nossos pseudos-diretores, são muito arrogantes, tanto que deixam de contratar jogadores corretos só porque são de clubes menosres. Exemplo: Alemão (que foi contratado pelo náutico) é melhor zagueiro do que todos os que estão no SPORT hoje; Martinês x Renan Teixeira, Tobi, Rithelli; entre outras palhaçadas a PIOR é a contratação de Cícero Souza, que dispensou um ótimo goleiro de nossa base e no outro dia estava sendo apresentado no Gremio do RS, no qual é o seu time de coração e que ele nunca negou.
    Nosso presidente só estar preocupado com a ARENA, só nos faz duvidar de seus interesses !!!
    Por fim, AFIRMO aqui que o SPORT é maior do que vcs !!!

  8. FICO FELIZ NÃO PELA DEMISSÃO DE WALDEMAR POIS RENHO BASE FAMILIAR E CATÓLICA DE NÃO DESEJAR O MAL PARA QUALQUER PESSOA, MAS NÃO NEGO QUE FIQUEI FELIZ COM A SAIDA DELE. AQUELE LUGAR NÃO É PARA ELE ESTAR, UM BANDO DE FANÁTICOS E PREPOTENTES QUE SE ACHAM MELHOR DO QUE TODO MUNDO E AINDA SÃO APOIADOS POR UMA IMPRENSA TAMBÉM FANÁTICA QUEAS VEZES DEIXA A RAZÃO DE LADO.PARABENS  WALDEMAR, VOCÊ É UM SER HUMANO INTEGRO E MERECE COISA MELHOR.SAUDAÇÕES ALVIRRUBRAS CONSCIENTES E NÃO FANÁTICAS.PS. QUANDO ELE COMEÇOU A GANHAR ESSA IMPRENSA MEDIOCRE COMEÇOU A ELOGIA-LO AGORA É SÓ CACETE.SEM COMENTÁRIOS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*