A rápida evolução mercadológica dos uniformes

Uniformes de Real Madri e Manchester United de 2007/2008 a 2011/2012

Os uniformes dos clubes de futebol começaram a ser produzidos em larga escala no início da década de 1980, quando as fabricantes enxergaram esse nicho do mercado.

O tal nicho evoluiu em escala exponencial, ocupando uma grande fatia do cenário esportivo da atualidade. Neste progresso, na mesma época, surgiram também os patrocinadores estampados na parte frontal das camisas, até então intactas.

A cada ano, novos padrões são lançados com pesadas campanhas de marketing.

Um fenômeno visto no Real Madrid e no Manchester United, com execução generalizada, passando por Náutico, Santa Cruz e Sport, com cifras mais modestas, é claro.

Atualmente, os números impressionam. Os recordistas Real e Manchester, por exemplo, venderam sete milhões de uniformes, cada um, nas últimas cinco temporadas. Acima, a evolução dos padrões, da temporada 2007/2008 a 2011/2012.

Na média, 3.835 uniformes espanhóis e 3.835 camisas inglesas deixaram as lojas a cada dia. O dado faz parte da pesquisa divulgada pela Sporting Intelligence (veja aqui).

No empate técnico, uma disputa particular entre as duas maiores fabricantes de artigos esportivos no mundo. Desde 2008 produzindo o padrão merengue, a Adidas vai continuar com o Real Madrid até 2020, enquanto a Nike tem contrato assinado com o Manchester United até 2015. Neste caso, foram US$ 388 milhões por 13 anos.

As empresas foram parceiras dos campeões de venda durante todo o período de alcance da pesquisa. A leve diferença foi no patrocinador estampado na parte frontal do padrão.

O Real trocou a BenQ Siemens pela atual bwin.com, desde a temporada 2007/2008.

Já o United ficou com a AIG até 2010. A nova marca, a AON, ficará até 2015. Sim, os Diabos Vermelhos já tem um patrocinador certo a partir de 2015, a Chevrolet…

No caso dos pernambucanos, com dados desencontrados sobre a venda, vale conferir a evolução dos padrões de 2008 a 2012, com Wilson, Champs, Lupo, Penalty e Lotto.

Camisas oficiais de Náutico, Santa Cruz e Sport de 2008 a 2012

13 Replies to “A rápida evolução mercadológica dos uniformes”

  1. CADÊ A VERDE ROSA DA BARBIE, A MANGUEIRA PROIBIU FOI, KKKKKKKKKKKK, VAI PRA PONTE DE CAIU, ROSINHAS, KKKKK

  2. Tem uma do Santa Cruz que é rubro-negra, pois tem as listras vermelha e preta bem largas e a branca bem fininha.Por causa do número branco parece a do flamerda, ou seja, rubro-negra.

  3. Esse terceiro jogo de camisas rosa, preto e amarelo só digo uma coisa: Ô povo “fei” esse do Mangue Stadium!

  4. Certamente os dados sobre as vendas dos uniformes não são divulgados em face dos baixos números. De todas, a camisa que mais venderá, independente do tamanho da torcida, será a do Náutico em virtude de se tratar de uma camisa de cores suaves e agradáveis de se ver em conjunto (a cidade fica mais bonita quando todos usam o vermelho e branco), para isso, bastaria um título nacional (coisa difícil de acontecer). Contudo, em matéria de beleza, bate de longe a do Santa Cruz (sem graça) e a do Sport (mais parece material de despacho), aliás, assim como o campeão brasileiro de 1987 tem um urubu como mascote, o Sport deveria substituir o leão por uma galinha preta! KKKKKKKK

  5. A DA SUZY QUE TINHA O PATROCINADOR “HEXAL” EM 2001 FOI UMA FINA IRONIA COM AS RUBRO-NECAS MESMO.

  6. CADÊ AQUELA TODA PRETA DA “SUZY”? NA ESTREIA LEVOU DE 2 X 0 DO TIMBA E SUMIRAM COM O MULAMBO. KKKKKKKK

  7. leonardo-pe

    Na verdade, Antonio estava certo. A imagem anterior estava com uma camisa confusa. Procurei uma imagem melhor, atualizando o post.

    Alexandre,

    Há anos os clubes não divulgam dados concretos sobre a venda de camisas. Acho uma bola fora, sem dúvida. Sempre tratam o assunto como “contrato de confidencialidade”.

  8. Cássio,

    Quanto cada time de PE vendeu de camisa nesse período? Você falou em dados desencontrados… você quis dizer divergentes, é isso? Pergunta, por que os times de PE ainda escondem dados como esse? Não seria positivo para marca e para atrair mais patrocinadores o time divulgar: Vendi 10.000 camisas em 2011, por exemplo?
    Abs,

  9. Rapaz. KD AQUELA QUE O TRICOLOR DO MANGUE FÉTIDO DA PRAIA DO COQUE NÃO QUERIA SER MAIS RUBRO NEGRO ? ME REFIRO AQUELA AMARELO, PRETO E VERMELHA ? ACHO QUE ELES CHEGARAM A CONCLUSÃO QUE SER TRICOLOR NÃO É PARA QUEM QUER, MAS SIM PRÁ QUEM PODE. SE A IDÉIA É TIRAR UM POUCO DA FEIURA DESSAS CORES DE VELÓRIO, BOTEM BRANCO AO INVÉS DE AMARELO. FAÇAM IGUAL A FLAMENGO( CAMP DE 1987 ) E VICETORINHA da Bahia.

  10. Cara, tudo mundo sabe que a camisa da sarna não é mais essa! Eles inventaram aquela escura, que parece um abadá, só pra o Sport jogar de branco no chiqueiro deles. Pq vc não põe essa camisa que eu cito, Cassio? Essa que imita a do são paulo sempre foi a primeira do time do canal. Mas já tem um tempo que eles adotaram uma mais escura com medo de enfrentar o vermelho e preto do leão!

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