Seleção Brasileira entre 894, 1000, 1013 e 1298 jogos

Amistoso 1914: Brasil 2x0 Exeter City (Inglaterra)

Para a Fifa, a apresentação de uma seleção nacional só é considerada um jogo oficial diante de outra seleção nacional, formada por profissionais. Competição ou amistoso.

Nesse critério, ficam de fora partidas contra clubes (profissionais ou não), combinados (de clubes ou até países) e adversários de categoria mais baixa (Sub 20 ou Sub 17).

Para a Confederação Brasileira de Futebol, o amistoso contra a Colômbia, nesta quarta, será o milésimo jogo da Canarinha, quase centenária. Palavra oficial, mas polêmica.

O primeiro jogo foi em 21 de julho de 1914, no estádio das Laranjeiras, na vitória por 2 x 0 sobre o Exeter City, então na terceira divisão inglesa. Na ocasião, um time formado por atletas amadores do Rio de Janeiro e de São Paulo (veja aqui).

Dos supostos 999, seriam 640 vitórias, 206 empates e 153 derrotas.

Para a Fifa, o pioneiro duelo do escrete brasileiro seria alguns dias depois, em 20 de setembro daquele mesmo ano, contra a Argentina. Derrota pro 3 x 0 em Buenos Aires.

Considerando o critério internacional, o próximo jogo será o 894º do Brasil, segundo o arquivo do RSSSF. O site de pesquisas no futebol, aliás, aponta que o Brasil já ultrapassou a aguardada marca, com 1.012 jogos contando os critérios gerais.

Indo além, considerando a Seleção Olímpica, com amistosos, Pré-Olímpicos e Jogos Olímpicos, incluindo ainda a equipe que representou o país nos Jogos Pan-americanos, o dado atual subiria para 1.297, o que mostra o desencontro de informações.

Em Pernambuco, a mudança na avaliação da Fifa reduziria drasticamente a “presença” da Seleção Brasileira no Recife. Ao todo, foram 17 partidas da equipe verde e amarela, espalhadas no Campo da Avenida Malaquias, Ilha do Retiro e Arruda (veja aqui).

O que se pretende é ignorar essa história, iniciada em Pernambuco ainda em 1934?

Apenas nove jogos foram disputados contra outros países, todos no Mundão. A única derrota do Brasil no estado, por sinal, foi justamente para um clube, o Santa Cruz.

Nas imagens do post, uma contradição… Em 2004, no jogo que marcou o centenário da Fifa, o Brasil enfrentou a França no Stade de France, num empate em 0 x 0, com um uniforme inspirado justamente naquele utilizado contra o Exeter City…

Na sua opinião, os jogos da Seleção Brasileira contra clubes e combinados deveriam ser considerados oficiais para a Fifa? Comente!

Amistoso 2004: França 0 x 0 Brasil

4 Replies to “Seleção Brasileira entre 894, 1000, 1013 e 1298 jogos”

  1. Contra times ou combinados não faz sentido computar. A proposta da seleção é enfrentar outras seleções. Isto tá parecendo os 1000 gols do romário, que contou até os ols que fez jogando botão e toto.

  2. Sim. O critério de jogo oficial já existe e é justamente por ele que o jogo contra o Santa Cruz em 1934 está contabilizado. Já informei à CBF por e-mail que falta eles contabilizarem esse jogo no site oficial, o que me parece que eles ainda não fizeram. Não estou considerando a seleção olímpica, que também foi derrotada pelo Santa Cruz ( E nela constava grandes craques do futebol naciona). Sugiro uma matéria sobre esse assunto no seu Blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*