Frankenstein da Sul-americana, com 18 clubes para 8 vagas

Copa Sul-americana

Remodelada no formato brasileiro, a Copa Sul-americana de 2013 terá oito times do país, mas com um critério pouco ortodoxo, que mistura o desempenho em três competições.

É preciso ler e reler para entender de forma segura a fórmula que praticamente garante o Náutico e que dá esperança, acredite, ao Sport.

Com o fim das edições desta temporada das Séries A e B, já é possível configurar os caminhos para a confirmação das vagas destinadas à CBF para o torneio internacional, agendado para começar somente em 14 de agosto do ano que vem.

Abaixo, a fila para a classificação ao torneio organizado pela Conmebol.

1) Vasco, 2) Botafogo, 3) Santos, 4) Cruzeiro, 5) Internacional, 6) Flamengo, 7) Náutico, 8) Coritiba, 9) Ponte Preta, 10) Bahia, 11) Portuguesa, 12) Goiás, 13) Criciúma, 14) Atlético-PR, 15) Vitória, 16) Sport, 17) Atlético-GO e 18) Figueirense

Os oito primeiros têm vaga pré-assegurada. Para confirmar, esses times não podem chegar, necessariamente, às oitavas de final da Copa do Brasil de 2013, a quarta fase do mata-mata. A competição nacional começará em 3 de abril. A definição da terceira fase deverá ocorrer após a Copa das Confederações, em junho.

Somente a presença de um desses times nas oitavas da Copa do Brasil abre a chance para os demais da fila, e assim sucessivamente. Tudo por causa do apertado calendário do futebol nacional e o choque de datas. A 4ª fase do mata-mata da CBF tem dez vagas abertas, pois seis pertencem aos times que virão após a Taça Libertadores.

Como curiosidade, a ordem dos postulantes à Sul-americana, que coloca os quatro clubes que conquistaram o acesso à elite na frente dos quatro rebaixados neste ano.

CENÁRIO – A
São Paulo vice-campeão da Sul-americana 2012, confirmado na Copa do Brasil 2013.

Náutico
O Alvirrubro ficou com a 7ª vaga na Copa Sul-americana. No caso, depende apenas do clube, que já adotou o discurso de participar do torneio. Ou seja, deve escalar um time misto na Copa do Brasil. Resta saber em qual fase, pois o Timbu precisa ser eliminado no máximo na terceira etapa. Abrir mão da vaga na Copa do Brasil, uma vez que não há a real intenção de disputá-la, não é possível.

Sport
Ao invés de “secar”, o Rubro-negro irá “torcer” por outras equipes. A chance é remota, mas existe. Dos quinze times na sua frente, pelo menos oito, independentemente da divisão, precisam se classificar às oitavas de final da Copa do Brasil.

CENÁRIO – B
São Paulo campeão da Copa Sul-americana. Assim, o Tricolor sairia da Copa do Brasil 2013, pois teria que disputar a Libertadores e a Sul-americana no mesmo ano. Neste caso, o Vasco, melhor colocado no Brasileirão entre os não classificados à Libertadores, irá automaticamente às oitavas da Copa do Brasil. Logo, está fora da Sul-americana.

Náutico
Mesmo contexto do cenário A.

Sport
A possibilidade melhoraria um pouquinho. Em vez de 15 times na sua frente, seriam 14. Isso diminuiria também o número de equipes classificadas à quarta fase da copa nacional, agora com sete.

Em caso de dúvida, veja o texto oficial da CBF sobre o critério da Sul-americana aqui.

17 Replies to “Frankenstein da Sul-americana, com 18 clubes para 8 vagas”

  1. Só  no  Brasil mesmo para aconteçer algo assim , abrir mão de uma competição que leva a libertadores que é a mais importante , para uma não tão importante quanto a Sul-Americana.

  2. Pingback: Sul-americana à frente da Copa do Brasil para os pernambucanos | Blog de Esportes

  3. Anderson a noticia tá certa. Se o São Paulo for o campeão da Sulamericana, irá disputá-la novamente, portanto estará automaticamente fora da Copa do Brasil.

  4. Notícia errada, o São Paulo está na Pré-libertadores independente se for campeão ou não, e está nas oitavas da Copa do Brasil!

  5. ISSO É O CUMULO DA FANTASIA DOS TORCEDORES DA COISA JÁ TÃO DIZENDO QUE VÃO SER CAMPEÃO DA SUL-AMERICANA, SE LIGA VCS ESTÃO NA SÉRIE B, AINDA NO CAIU A FICHA NÃO ?? CASSIO COMO SEMPRE FORTALECENDO ESSA FANTASIA DA COISA.

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK EU NÃO PARO DE RIR KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    CHORA RUBRO NEGRO O SONHO ACABOU NA SÉRIE A SOU EU QUEM TOU !!!!

  6. ISSO É O CUMULO DA FANTASIA DOS TORCEDORES DA COISA JÁ TÃO DIZENDO QUE VÃO SER CAMPEÃO DA SUL-AMERICANA, SE LIGA VCS ESTÃO NA SÉRIE B, AINDA NO CAIU A FICHA NÃO ?? CASSIO COMO SEMPRE FORTALECENDO ESSA FANTASIA DA COISA.

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK EU NÃO PARO DE RIR KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    CHORA RUBRO NEGRO O SONHO ACABOU NA SÉRIE A SOU EU QUEM TOU !! 

  7. tambem José,com uma”imprensa”feito a de São Paulo q passou anos chiando,uma hora eles cederiam.a verdade é q eles não querem times”sem expressão”participando de libertadores!

  8. simples, a CBF não quer time pequeno tipo sport campenão da copa do brasil, e para isso não acontecer colocou os times que estão na libertadores para disputar a copa do brasil entrando na fase final.

  9. Esse timinho do popoti pareçe mais uma casa lotérica estar sempre torcendo por resultaso, vai formar times merecedore e não ficar sempre no 0800.
     
     
     

  10. Atualize a notícia. O Náutico está na Sul Americana. Notícia velha só em Museu!!!!!!!! Esqueça o Sport, home!

  11. Atualize a notícia. O Náutico está na Sul Americana. Notícia velha só em Museu!!!!!!!! Esqueça o Sport, home!

  12. Só a cbf pra fazer uma zona dessas,que o Timba bote os meninos pra jogar a copa do brasil,e priorize o time principal pro pernambucano,Sul Americana e Brasileirão

  13. Post muito esclarecedor.

    Vamos lá!

    SPFC campeão da Sulamericana 2012 e Sport campeão da Sulamericana 2013. 

  14. Entao quer dizer que se todo mundo priorizar a Sulamericana, teremos um time fraquíssimo campeao da copa do brasil e indo para a Libertadores?!?!?! A vaga da libertadores que o campeao da copa do brasil ganha deveria ser limada entao… Essa CBF é uma comédia!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*