A maior artilharia de uma temporada

Lionel Messi 2012 x Gerd Muller 1972. Crédito: twitter.com/messistats

Messi não cansa de fazer história.

O argentino vem quebrando recordes e mais recordes. Mais gols pelo Barcelona, liderança em uma temporada na Espanha, no primeiro tempo, no segundo…

Neste mar de estatísticas, uma indiscutível, no forno.

Nada menos que o maior número de gols em um ano.

A marca pertencia ao alemão Gerd Müller, que anotou incríveis 85 gols em 1972, somando jogos oficiais pelo Bayern de Munique e pela seleção da Alemanha Ocidental.

Entre os tentos pelo Barça e pela Argentina, La Pulga chegou a 86 neste domingo.

Bastaram 24 minutos de bola rolando contra o Bétis, fora de casa, para o craque balançar as redes duas vezes. O feito foi repercutido de forma imediata mundo afora.

Esse recorde, nem Pelé. Em 1958, aos dezessete anos, o Rei fez 75.

Messi vinha de uma lesão. Se curou rapidamente, entrou em campo e fez o de sempre. De lambuja, se tornou o maior goleador do Barcelona na liga espanhola, com 192 gols.

Sempre do seu jeito, pra lá de objetivo. Veloz, habilidoso e finalizador.

A conta, claro, não conta as inúmeras assistências aos companheiros de equipe. E olhe que esse não foi o último jogo de Lionel Messi em 2012…

Aos 25 anos, ele chegou aos 86 gols em 66 partidas, com média de 1,3. Assista abaixo.

Como base de comparação, eis os dados dos times pernambucanos neste ano, com todos os jogadores: Sport, 91 gols, 67 partidas; Náutico 84/65; Santa, 81/46.

O hermano vem em uma curva profissional ascendente e sem data para acabar.

Rivalidade à parte, assistir ao futebol desse gênio é gratificante. E 2014 e logo ali…

8 Replies to “A maior artilharia de uma temporada”

  1. ENGRAÇADO QUE NINGUÉM COMENTA QUE MESSI TEVE 4 JOGOS A MAIS QUE MULLER, É PURA MATEMÁTICAM QUANTOS GOLS MULLER PODERIA TER MARCADO NESSE4S JOGOS A MENOS NA TEMPORADA DELE? EIS A QUESTÃO.MESSI NÃO É GÊNIO, COMO TAMBÉM PELÈ NÃO O È. GÊNIOS SÃO; EINSTEIN, FREUD, RHOMAS EDISON, DA VINCI, BETHOVENN, JOHN LENNON, PAUL MCCARTNEY E TANTOS OUTROS. AA PESSOAS PRECISAM ACABAR COM ESSA MANIA DE CHAMAR JOGADOR DE FUTEBOL E DE OUTROS ESPORTES DE GÊNIOS.GENIALIDADE É UMA PALAVRAS MUITA COMPLEXA.DETALHE SOU AMANTE DO FUTEBOL E EX ATLETA DESTE ESPORTE MAS NÃO CONCORDO. SAUDAÇÕES ALVIRRUBRAS DE PRIMEIRA CONSCIENTES E NÃO FANÁTICAS.

  2. Esse tipo de comparação é sempre duvidosa. Os números podem dizer qualquer coisa… rsrsrrs
    O fato é que Messi joga pra caramba, tem um grupo fantástico ao seu lado. Não sei se o alemão tinha um grupo tão bom consigo e se a qualidade técnica dos adversários também seria comparável (?!).
    Como a qualidade técnica do grupo argentino é inferior a que ele tem à disposição no clube… Faltam os títulos com a seleção. E isso limita a comparação, por exemplo, com Pelé, que tinha excelentes companheiros, tanto no Santos, quanto na seleção.

  3. Lúcio,

    O recorde de Messi é absoluto, mas na média de gols o alemão ainda tem um leve vantagem. Com 85 gols em 60 partidas, o índice é de 1,41 por jogo.

  4. Pingback: O marketing instantâneo do esporte | Blog de Esportes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*