O valor das marcas dos grandes clubes brasileiros

Os 17 clubes mais valiosos do Brasil em 2012. Crédito: Futebol Finance

Como analisar a marca de um clube de futebol?

Títulos, estrutura, torcida, audiência, desempenho recente, saúde financeira?

São inúmeras variáveis, mas há quem consiga mensurar. A consultoria BDO vem fazendo um estudo anual sobre o valor de 17 clubes do país. Do Nordeste, constam três equipes, com Bahia, Vitória e Sport, segundo o Futebol Finance (veja aqui).

Enquanto o Corinthians tem uma marca estipulada em R$ 1 bilhão, o rubro-negro pernambucano valeria R$ 41 milhões. Em 2010, o Leão aparecia em 15º lugar, como o melhor nordestino. Acabou ultrapassado pela dupla baiana na nova rodada do estudo.

Os maiores clubes do Paraná, que englobam o mesmo patamar nas cotas de transmissão na televisão, apresentam o dobro, numa relação direta com a economia do estado.

A pesquisa considera dezoito tópicos com base em dados financeiros, análises dos perfis geográfico, econômico e social dos torcedores e dos seus hábitos de consumo, informações de marketing e dados econômicos e sociais do mercado brasileiro.

Não são consideradas as receitas com transferências de atletas, baseando-se apenas em receitas de marketing, estádio, associados e media geradas entre 2003 e 2011.

3 Replies to “O valor das marcas dos grandes clubes brasileiros”

  1. Pingback: Mundializando a marca Corinthians, de Alagoas a São Paulo | Blog de Esportes

  2. SPORT teve um receita de 65 milhões de reais líquidos em 2012.

    Foi mostrado ontem em reunião do Conselho os valores. 

  3. Até nisso Dubeux foi perdedor!
    Esse estudo além de conter itens subjetivos, deve atender interesses comerciais. Onde confiar numa consultora que coloca o Inter valendo mais de 50% do valor do Grêmio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*