A beca das organizadas como escudo para pilhar a cidade

As camisas das torcidas organizadas Inferno Coral (Santa Cruz), Jovem (Sport) e Fanáutico (Náutico)

Atualmente, as três maiores torcidas uniformizadas do Recife têm 190 mil membros.

A Fanáutico, fundada nos Aflitos por cinco jovens alvirrubros em 5 de fevereiro de 1984, tem 20 mil torcedores cadastrados.

A Inferno Coral, formada em 25 de abril de 1992 a partir da união de três torcidas, a Santamante, a Força Jovem e Os Cobrões, conta com 80 mil torcedores associados.

Já a Torcida Jovem surgiu em 29 de Outubro de 1995 numa dissidência de outra torcida organizada rubro-negra. Atualmente, conta com 90 mil membros.

Agora, esqueça o futebol, pois os atores desta história sem fim não dão a mínima…

Nos estádios a arruaça é temida pela grande maioria dos torcedores e visada há tempos pela polícia. Longe dos jogos só faz crescer o número de episódios do mesmo naipe.

Usando como escudo a camisa de torcidas uniformizadas dos três grandes clubes do estado, ou “beca”, como chamam, alguns marginais vão pilhando a situação.

Em 19 de novembro de 2012, a sede da Fanáutico na Boa Vista foi invadida por supostos membros da Torcida Jovem (relembre aqui).

No mesmo dia, após mensagens nas redes sociais, supostos membros da Fanáutico resolveram vingar a organizada e tentaram invadir a sede da maior uniformizada do Leão.

Um confronto no meio da rua, com quarenta integrantes de cada lado. Tiros para o alto, pedaços de madeira e ferro arremessados de um canto para o outro e mais ameaças.

No réveillon, um galpão no estádio da Ilha do Retiro onde a Jovem guarda parte de seus materiais para as partidas – bandeiras e baterias – foi incendiado. Veja a imagem.

A invasão ao clube teria sido provocada por supostos membros da Inferno Coral.

Em 2 de janeiro de 2013, supostos membros da mesma uniformizada tricolor divulgaram um vídeo portando uma arma de fogo com ameaças a outras facções. Assista aqui.

E assim segue a rotina para quem o futebol está longe de ser o “esporte” preferido.

No post, todos os “membros” foram precedidos da palavra “supostos”, uma vez que não há provas por parte da polícia sobre a autoria desses crimes. Nem se os mesmos fazem parte dos quatros oficiais das organizadas ou apenas se usam a beca como disfarce.

Isso mostra a passividade do poder público diante de um cenário em expansão, da pior forma possível, caótica e sem localização definida.

Levar 500 policiais a um jogo já não é mais suficiente para conter os vândalos, que não cansam de manchar os nomes das próprias torcidas e daqueles que realmente torcem.

As brigas seguem no entorno, a quilômetros de distância. E cada vez mais em dias comuns, sem um joguinho sequer na cidade. É questão de segurança pública, urgente.

O cadastramento do governo do estado para os torcedores efetivos das organizadas nos jogos já deveria ter saído do papel. Segue afogado na burocracia.

Sobre o contexto, vale lembrar o número de crimes levantados pelo Ministério Público de Pernambuco envolvendo, mais uma vez, supostos integrantes das organizadas locais.

Foram 800 crimes listados em 5 anos na região metropolitana.

Pois é. Negligenciar uma investigação nas entranhas das uniformizadas é miopia pura.

Atos criminosos de supostos membros da Jovem, Fanáutico e Inferno Coral

34 Replies to “A beca das organizadas como escudo para pilhar a cidade”

  1. Cara você fala sem saber as coisas esse video de 2 caras com roupa da inferno coral não tem NADA haver com TORCIDA ORGANIZADA isso é RIXA DE BAIRROS, presta atenção e procura se informar mais antes de postar qualquer coisa.

  2. culpa tambem da nossa queridissima imprensa.não só local,mas,nacional.pois essa se formenta da violencia,do ódio e da baixaria para ganhar dinheiro.pena q temos uma legião de alienados q acham ser perda de tempo criticar os”jornalistas-torcedores”(e nem falo deles q são”torcedores”).culpa tambem,dos governos q não investem pelo menos 5%em educação.mas culpar os governos,até eu faço bem.mais uma vez,parabens ao Diogo Azevedo(comentário 15 das 15:14)

  3. Bom como percebo é que os casos decorrentes entre torcidas organizadas tendem a crescer, inicialmente venho falar que ele são patrocinados e protegidos por dirigentes e que bancam ingressos entre outros adereços, tanto é que a TJS  tem logística dentro do próprio clube, assim como as outras, vejo também que nem imprensa e muito menos o MP e os outro órgãos não pronuncia nenhuma solução, sei que não é o caso da imprensa, mas algo poderia ser proposto. O que me incomoda é saber que nada muda e nada vai mudar, a não ser que nós torcedores nos organiza-se… as facções tem força elas vendem seus produtos em lojas para o público comum, pois tem facilidades e o Ministério Público vejo não coibir nada, ano vai..outro vem.. percebo as mesmas notícias. O fato de banir torcidas organizadas dos estádios não muda nada mesmo descaracterizados eles vão agir, tornaran-se grande devido a passividade.. plantamos agora a sociedade vai colher… quero um dia levar filhos e netos para os estádios de Pernambuco convicto que retorno com segurança!

  4. Mais uma coisa que quero deixar aqui, tudo pode ser amenizado, nunca resolvido, pois isso é cultural no mundo, o Ser Humano querer medir forças com outros, mesmo aqui no Brasil nao existir fatos de brigas de torcidas o por Região Separatistas, religião ou outras coisa. Se tirarem as becas, vai ser apaizana mesmo. O exemplo é a Inglaterra, que amenizou as brigas dos Holligans, mais ainda tem varios fatos, isso nao tem como acabar. É hora do Governo agilizar e tentar estrategias pra viabilizar uma melhor condição pra esse tipo de problema. Como disse um torcedor na postagem, Banir é mais facil que arrumar uma solução. Agora me diz uma coisa, quem é que traz alegria pra dentro dos estadios, é a torcida, que é empurrada pela Organizada, sem a organizada, não terá graça. Respeito a opinião de quem quer o fim das TO. Tem a solução pra amenizar e deve ser feito rapido, pois não deixarei de ir a jogo com a Inferno Coral, por causa de alguns marginais, e sempre vou ficar nas arquibancas, pois foi nelas que me criei. Saudações Corais !!

  5. Isso se torna cada dia mais rotineiros em qualquer lugar do Brasil, até em praças de menor expressão. Tenho as becas da TOIC, sigo a Inferno Coral em jogos com pessoas que ficam longe de brigas, pois pessoas que vão comigo a estadio são da paz, apenas gostamos de cantar e mostrar a outras pessoas o nosso amor ao clube. Infelizmente marginais gostam de Futebol e tem time pra torcer, e pra eles as Organizadas são um meio deles cometer delitos e manchar os membros, não tem santo em lugar nenhum, apenas o Governo deveria amenizar essa situação, pois a violencia nos jogos sempre existirá, pois nosso país é cultural a violencia. Bonde dos Cães por ideal, Santa Cruz por AMOR !! _T_

  6. claro q não irá acabar as brigas por q eles banirão as t.o.s vai ser pior pq eles vão aprontar sem a  camisa e ninguem vai se ligar quem foi 
    vai ser burrice banir as organizadas 

  7. SAUDAÇÕES CORAIS!!!
       BANIR NUNCA SERAR A SOLUÇÃO…………..
    E MESMO SE BANIREM ESTAREMOS SEMPRE COM NOSSO MANTO E NOÇA FORÇA NA PAZ FORA DOS ESTADIOS!!!

    BANIR É MAIS FACIL QUE ARRUMAR UMA SOLUÇÃO…
    ESSE É O BRASIL SEMPRE FAZENDO AS COISAS SEM PREPARO!
                   …………..
    ……………..
    ……………………….INFERNO CORAL SANTA CRUZ SEMPRE…………………

  8. Me desculpem , mas enquanto os próprios dirigentes de clubes encobrirem os atos de vandalismo dos pseudos torcedores organizados , isto não dará em nada .
    Torcida organizada só traz prejuízo para os clubes e os nossos dirigentes amadores não enxergam isto , se brincar a quantidade de camisas das organizadas ja vendem tanto quanto as dos próprios clubes , eles só entram com o ingresso solidário , e só consomem produtos de suas próprias torcidas .
    Portanto a miópia dos dirigentes , com a falta de iniciativa do Ministério Público , só tendem a aumentar as mazelas dos pseudos torcedores , e para aqueles que falam em festa nas arquibancadas é só perguntar aos torcedores dos anos 60 , 70 e 80 , como era bonito os nossos estádios cheios , com bandeiras , papel picado , charangas e etc  , a festa era tão ou mais bonita do que hoje .

  9. Pra diminuir a violência nas torcidas organizadas,tem que fazer como na inglaterra,punir exemplarmente

  10. VCS ACHAM MESMO QUE SE BANIR AS ORGANIZADAS ISSO VAI ACABA ?? CLARO QUE NÃO, ELES PODEM ENTRAR COM CAMISAS DIFERENTES NOS ESTÁDIOS, PARA  ACABAR COM ISSO TEM QUE TER PLANEJAMENTO POR PARTE DA POLICIA E MP, QUE ISSO NÃO TEM, COMO FOI CITADO NO POST, 500 POLICIAIS NÃO DÁ CONTA, TEM QUE SER MUITO MAIS E OCUPA OS PRINCIPAIS PONTOS DE ENCONTROS  DAS ORGANIZADAS, INFELIZMENTE A POLICIA NEM O MP, TEM UM BOM PLANEJAMENTO PARA CONTER ISSO, POR ISSO QUE BANIR ELAS DOS ESTÁDIOS NÃO VAI FAZER NENHUMA DIFERENÇA, VAI CONTINUAR A MESMA COISA E SE NÃO PIORAR, TEM QUE TER É ATITUDE E PLANEJAMENTO POR PARTE DO MP, ELES SÃO INCOMPETENTES DE MAIS NÃO SABEM FAZER NADA DIREITO POR ISSO QUE DÁ ONDE DEU JÁ TA CHEGANDO A HORA DE TOMAR UMA PROVIDENCIA, POR QUE SE NÃO VAI FICAR CADA VEZ PIOR DO QUE JÁ TÁ.

  11. É o retrato da juventude esquecida, muitos desses jovens não têm perspectiva de vida, vivem se arriscando no meio da rua; “surfando nos coletivos em dia de jogo”, praticando pequenos delitos, se drogando, depredando os estádios e o patrimônio público! A falta de cidadania e civilidade desses jovens é o espelho de um país que não investi em EDUCAÇÃO de qualidade para seu povo! É só prestar atenção nas músicas que essa juventude de grande parte da periferia ouve, e que canta um tipo de “música” bem peculiar – FULERAGEM MUSIC! A “música” é composta de putaria com “NOVINHAS”, apologia ao crime e a pedofilia, entre outros afins, sem contar que é uma afronta a inteligência de qualquer ser humano com um mínimo de instrução. Torcida organizada não é crime! Crime é o delito que certos sujeitos praticam quando estão transvestidos com a indumentária da organizada, é bom lembrar que elas sempre existiram, sendo que com outros nomes. Na Inglaterra combateram os HOOLIGANS com penas pesadas, é o que deveria acontecer nas bandas de cá do atlântico, pois sem penas severas haverá impunidade, e a falta punição gera incredibilidade em todo sistema judiciário do país.

  12. Ou acaba com as organizadas,ou melhor desorganizadas, ou o torcedor de verdade deixará de ir aos estádios. Outro problema será a Arena Pernambuco, quero ver quando tiver clássico lá o que será feito pra evitar confrontos e até mesmo destruir a arena e colocar em risco a vida dos outros.

  13. A lista de culpados para o crescimento destas pragas é imensa, começa com os clubes que dão apoio a estas torcidas, passando pela FPF que não faz nada para coibir, passando pelo MPPE que só faz ameaçar fechar as quadrilhas e não cumpre e termina na polícia que prende e solta os marginais!

  14. e vale lembrar q alguns desses”integrantes”são mc´s de Brega.tipo Sheldon,GG,metal,Cego.ou seja,gente q saiu desse meio e q nos poluem diariamene.isso é o retrato da falencia dessa sociedade midiotizada q temos!

  15. E TU AJUDA A DISSEMINAR O ÓDIO, CASSIO PAI AQUI, FAZENDO TUAS BAIXARIAS – PRINCIPALMENTE COM O NÁUTICO E O SANTA. DEIXE DE SER FINGIDO.

  16. acaba logo com  esse bando de vagabundos que se dizem organizados. Absurdo!
    MARGINAIS! todos eles!!! se fossem pessoas de bem ñ se envolviam nessa balburdia! 

  17. É incrível a falta de metalidade destes ANIMAIS,enquanto ficam brigando,se matando imbecilmente,os jogadores ficam nas mansões e fazendas todos juntos bebendo e comendo e ainda rindo da cara desses OTÀRIOS.
    Ao invés de procurarem fazer coisas para a sociedade,atos humanitarios que agregassem valor,fazem esse tipo de bandidagem.
    Isso só dará margem a extinção dessas porcarias. 

    Isso só se dá aqui no Brasil porque as LEIS e a JUSTIÇA são tudo uma zona,me perdoem mais é o que parece ser! 

  18. A partir do momento q esses delinquentes cumprirem pena de verdade, o índice de violência tenderá a diminuir. Enquanto só um ou outro for preso e liberado após o jogo a farra continuará.
    E ñ adianta ser somente preso, o cara tem q prestar serviços comunitários e trabalhar até pagar o valor do dano cometido.
    Tem q ser revisto o sistema educacional  p/ tentar minimizar a delinquencia de muitos jovens, e rever tbm o sistema prisional, pois como falei, ñ adianta jogar o cara na cadeia. O correto é fazê-lo trabalhar até q pague por todo prejuízo q deu. Jogar o cara na prisão só vai torná-lo pior, pois uma vez lá ele sofrerá preconceito por parte da sociedade e ñ tornará a ser um ser sociável, voltando ao crime p/ se sustentar.
    Ñ sou a favor do fim das organizadas. O espetáculo q dão dentro dos estádios é único, mas tem q acabar com o bandiditismo q reina solto, onde estes se travestem sob a bandeira da organizada p/ cometerem crimes.

  19. Falha da segurança. Tem que identificar quem entra nessas áreas, com um registro com nome RG, câmeras e etc… Tem que existir segurança fazendo ronda a todo instante.
     

  20. Digo e repito: não é o pano que visto que dirá nem ditará meu caráter. O MP e a polícia têm que combater os maus elementos que se aproveitam do movimento das torcidas, da passividade e inoperância do Estado. Combater com rigor, pois a grande maioria toca o terror entre bairros(entre eles mesmos) e nos locais públicos sem sequer adentrarem às praças de jogos. Há casos de maus elementos vestirem camisas das 03 TO’s só pra praticarem os mais diversos delitos juntos com os seus, como se estivessem armados pra guerra. Acredito que na hora que proibirem as TO’s os maus elementos praticarão os delitos à paisana. Se eu, torcedor comum, apenas com a camisa do SPORT fizer baderna por aí e for pego, o clube não poderia ser punido, como há policiais mal preparados. A corporação pagará pelo desempenho deste? Então o meliante coloca a camisa que escolher pra badernar, da TO que for, aí é pego e a TO ter que ser punida? Tem que punir os maus, independente da camisa que vestir. Ele não ficará bonzinho por estar à paisana ou sem camisa….

  21. Eles que se matem. Só tem bandido aí.
    Vou pro Estádio e já vi coisas absurdas dentro própria praça de jogo. Essas coisas, inclusive, me fizeram virar sócio e deixar de frequentar as arquibancadas.
    Uma coisa é certa: Não queria ter a Inferno Coral como inimiga. Inferno Coral só tem bandidão barra-pesada. O incêndio na Ilha do Retiro não me surpreende. Aliás, eu esperaria coisas muito piores por parte deles.

  22. Todo mundo sabe… Infelizmente logo, logo, vai extinguir esse negocio de ORGANIZADAS, essa é a verdade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*