Uma cadeira histórica para o futebol pernambucano

As primeiras cadeiras da Arena Pernambuco, instaladas em 17 de janeiro de 2013. Foto: Maria Eduarda Bione/Esp.DP/D.A Press

Vamos além da imagem…

O futebol em Pernambuco tem mais de 100 anos de história. Os primeiros registros vêm do amistoso entre Sport e English Eleven na campina do Derby, em 1905.

O avanço estrutural nesse tempo todo passou por campos abertos, campos murados, as primeiras arquibancadas em 1919, ainda de madeira, na Avenida Malaquias, e os primeiros degraus de concreto, na década de 1930, na embrionária Ilha do Retiro.

E o que dizer do gigantismo a partir de 1972, com o Arruda? Com as multidões nos anos 80, na ampliação do Colosso, passando a abrigar até 90 mil torcedores.

Épocas nas quais a quantidade de gente presente era o objetivo. A qualidade da estrutura não era algo pensado no contexto local. Até que vieram as primeiras normas internacionais de segurança, no fim do século XX, sob imposição da Fifa.

O tamanho dos assentos, de 30 centímetros de largura, evoluiu para 50 centímetros. Cadeiras obrigatórias. Torcedores em pé, esmagados, não teriam mais lugar.

Ao menos no papel. Pois, na prática, essa transformação demorou para chegar em Pernambuco, onde setores de cadeiras sempre foram redutos dos mais abastados, ocupando uma parcela menor da capacidade dos maiores estádios da capital.

Por isso, por mais que sejam apenas algumas cadeiras, as fotografias da instalação dos primeiros assentos na arena em São Lourenço da Mata é algo emblemático.

Pela primeira vez um estádio de futebol de grande porte no estado será totalmente tomado por cadeiras numeradas. Serão 46.214, espalhadas nos aneis inferior e superior.

Nenhum setor terá torcedores em pé ou mesmo sentados no cimento.

O que um dia foi um sonho está bem perto de virar realidade…

As primeiras cadeiras da Arena Pernambuco, instaladas em 17 de janeiro de 2013. Foto: Maria Eduarda Bione/Esp.DP/D.A Press

19 Replies to “Uma cadeira histórica para o futebol pernambucano”

  1. Espero que entre as cadeiras haja ESPAÇO para a pessoa passar sem que precise todos se levantarem. . Não faço questão nenhuma de ficar sentada em uma cadeira que para chegar até lá tenha que ficar pedindo “com licença’ a todo mundo, “incomodando” as pessoas sempre tão “gentis”
    E que não inventem que tem que sentar na cadeira de acordo c/ o número que estiver marcado no ingresso, pois isso só atrapalha e vai causar confusão. O lógico é quem chegou primeiro que escolha o lugar para sentar junto com os seus.

  2. Equino, não precisa descompensar. Vou repetir, para ver se seus dois neurônios fazem uma sinapse aleatória : Sou contra a Copa no Brasil com DINHEIRO PÚBLICO.
    Por sinal, prometeram que a Copa seria da iniciativa privada. Não tem sentido gastar dinheiro com Estádio enquanto pacientes são tratados como gado em  hospitais como Agamenon Magalhães e Otávio de Freitas, por exemplo.
    Ricardo, me mostre os dados que mostram que de fato PE é o estado que mais cresce. Propaganda de Dudu precatórios não vale, tá ? 

  3. O SER HUMANO É MUITO COMPLEXO, ALGUMAS PESSOAS METEM O PAR NA ARENA, MAS SE POR ACASO PERNAMBUCO NÃO ESTIVESSE NAS DUAS COMPETIÇÕES, ELES IAM MALHAR DE TODO O JEITO. MEU DEUS, PARA QUE UM PAIS EVOLUA ELE PRECISA FAZER SACRIFICIOS. PENSEM EM QUANTO OPERARIOS QUE ESTAVAM PARADOS, E AGORA TRABALHAM. ACORDA MINHA GENTE NÓA JÁ FOMOS TERCEIRA CAPITAL DO BRASIL, E HOJE SOMOS O ESTADO QUE MAIS CRESCE. QUANTA BABAQUICE.

  4. Um mequetrefe fudido e duas máscaras…. ainda quer botar banca?!? kkkkk 
    Esse é um dos motivos pelos quais o País é o o que é….  na realidade, trata-se de um dos principais motivos.
    Conheço bem o tipo… por trás (e por dentro) esse cara tem outro (kkk)….
    Ele é o cara que joga lixo na rua, que não preserva o patrimônio público, que não adota iniciativas coletivas, que desperdiça água e energia, que vota no CORRUPTO e que defende entregar o patrimônio público ao privado….
    É um “arrombado”, desqualificado (tecnicamente), inexpressivo e invisível. 
    Volta e meia, tenta uma oportunidade para encontrar o que considera “notoriedade”, proferindo suas EASNEIRAS descontextualizadas e de carona, mas na verdade sem qualquer viés socialmente responsável.

     

  5. esse EASNO(comentário 9)e o claudio,são os”geraldofreiremaniacos”.se arrombam e ficam felizes!o EASN não falou nenhuma Besteira!

  6. A Arena timbu está ficando muito bonita para alegria dos alvirubros apaixonados. Vamos contar com todos alvirubros para agora participarem dos jogos não tem desculpas. Campo com plena seguraça, conforto,Cadera,onibos para levar e trazer, Metrô, e um amplo estacionamento,Chursascaria ,lanchonete, ETC. Parabens Alvirubros! 

  7. Equino, você de volta !!! Tenho plena consciência de que o entorno do DF é tão lixo como Recife. Eu não teria nada contra a Copa no  Brasil se 100% dela fosse financiada com capital privado. Agora, você deixar, seja pernambucano, seja habitante do entorno de Brasília sem ter um local adequado nem para tratar uma simples sarna e gastar dinheiro público com estado é surreal num país que pretende, um dia, ser primeiro mundo. Ademais, as suposições sobre minha pessoa deixa claro que meus argumentos estão certos e vocês estão sem argumentos visto que agredir o autor e não discutir as ideias caracterizam falta de argumento!!

  8. É muita pretensão ter uma arena de 750 milhões, sem despender sequer um centavo. Onde fica o dinheiro do contribuinte ? Esse presidente é quem inventou essa tal de arena timbu. É um cara de pau !!!

  9. Veja a cor das cadeiras da arena ela é a cor mais bonita. Tinha que ser a cor alvirubra a cor vermelho de luta foi muto boa a escolha. agora quando a coisa construir a arena do mangue coloca a cor do Cão vermelha e preta. fica uma coisa de macumba. KKKKKKKK

  10. Volta e meia retornam as EASNEIRAS… aproveita-se do fato de que parte da população não pode se livrar de vermes tal como ele. kkkkkkkkkkkk.
    Por outro lado, o candango, esquece-se da maravilha que é o entorno da capital federal. E nem vou falar do próprio DF e seu “gente”… kkkk

  11. Easn, 

    Na boa, você mora em PE? Visita o site só para criticar devido a algum trauma?

    Se for o 1º caso sugiro ir morar em outro lugar, senão, além do primeiro conselho você deveria também procurar tratamento… 

  12. Finalmente os Pernambucanos ganham um estádio de fato (o que existe atualmente são estruturas de cimento ao redor de um campo). Pena que dinheiro público entrou na jogada. O que é um absurdo para um estado com IDH ridículo, onde parte da população não consegue nem local para tratar verme!!!

  13. E aí, como é, como vai ser e como será? ARENA-PE, ARENA TIMBU ou ARENA SPORT?
    Duboi comprou a Ilha do Retiro, O Nautico vai sair do chiqueiro Timbu e a unica opção será fazer os jogos naArena-PE.

  14. Sugiuro uma reportagem sobre o entorno do estádio.  O que de fato mudou ao redor e que pode ou deve ser agregado às cidades por ocasião dos investimentos na copa das confederações e copa 2014.  Parece-me que as cidades de São Lourenço e Camaragibe não evoluiram em nada até agora, exceto pela alta expeculação imobiliária.

  15. Cássio,

    Agora tá hora de atualizar seu hotsite da Arena… e dá uma passadinha lá, a estrutura de aço da fachada, já teve início também!!!

    E o Ramal Cidade da Copa, merece uma reportagem!!

    Abraços 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*