A complicada missão de encontrar o distintivo no uniforme

Camisas de Volta Redonda, Ypiranga, Corinthians, Paysandu, Icasa e Brasiliense

Os primeiros patrocínios nos uniformes brasileiros surgiram na década de 1980.

Não foi fácil vencer a barreira cultural. Foi uma mancha no manto sagrado. O que hoje parece normal, naqueles tempos foi algo bastante controverso.

E olhe que era apenas um patrocinador, na parte frontal da camisa…

Em seguida, uma época na qual grandes empresas conseguiam domar o mercado do futebol nacional, como em 1987, por exemplo, com a Coca-Cola estampando a sua marca em quase todos times do módulo verde do Campeonato Brasileiro.

A partir dos anos 90 o patrocinador ganhou um espaço gigantesco no orçamento dos clubes. Em vários casos, superior à bilheteria com as partidas.

Nos últimos anos, o patrocínio na parte frontal da camisa ganhou concorrentes. Nas costas, na manga, no peito, embaixo do próprio patrocinador-master e até nas axilas…

Segundo as normas orgânicas da CBF, o espaço máximo para uma marca é de 525 centímetros quadrados, com até 35 centímetros de extensão.

E assim vivemos a era do abadá no Brasil. Não importa a divisão. Do Ypiranga ao Corinthians, que deverá ter um faturamento de R$ 300 milhões nesta temporada.

Não por acaso chegou o dia em que o jogador quase não achou o escudo…

Realmente, está ficando difícil. Que o diga Paulo Victor do CRB.

9 Replies to “A complicada missão de encontrar o distintivo no uniforme”

  1. ainda bem que a do meu santinha não é assim,se acontecer isso eu prefiro pagar um pouco mais caro p/ ter a camisa sem patrocínio!
     

  2. O EDUARDO FOLOTE SE VOCÊ NÃO PERCEBEU O ESCUDO DO SPORT MUDOU NÃO É MAIS A CACHORRA DE PERUCA E SIM O BOI!!!

  3. O 8o. Escudo mais Lindo do meu Brasil e um dos mais bonitos do Mundo é a do Leão mais Famoso do Mundo, o Nobre e Superior Leão da Ilha do Retiro. Chorem Meninas da Rosa e Silva e Mulambos do Arruda.

  4. Eduardete O ESCUDINHO DAS CACHORRINHAS ficou em 8º? Aquela LEÔA ENPINADINHA deveria ser 1º lugar mulher tú não concordas? 

  5. Por falar em escudo, um estudo da PLURISPORTS CONSULTORIA identificou com DESIGNERS os dez mais bonitos escudos de clubes do Brasil, materia publicada na imprensa nacional e o escudo do SPORT ficou em oitavo, (8º), pra desespero das tricobarbies. Não foi citado nem a cobra morta, nem a barbie girl. Ou seja até em materia de escudos o do SPORT é muito mais bonito que o dos passa fomes e das bonecas, palavra de quem entende é claro,kkkkkkkkkkkkk
     

    //

  6. SAUDAÇÕES CORAIS!!!
        
    O DA coisa é tão lindo mesmo kkkkkkkkkkkkk
    salve a cachorra de peruca da ilha do mangue kkkk

    Dale Santa!!!

  7. você esqueceu de citar o escudinho de futebol de botão de alguns times, como o Santa Cruz…

    uma pena! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*