O impacto político e econômico da arena do Sport na Prefeitura do Recife

Projeto para o complexo da arena do Sport. Crédito: Sport/divulgação

Inegavelmente, é um projeto de grande impacto para a cidade. O Conselho de Desenvolvimento Urbano do Recife (CDU) avalia projetos de grande relevância tendo como ponto de partida terrenos de 10 mil metros quadrados. Uma reavaliação na Ilha do Retiro expôs uma área de 110 mil metros quadrados, distribuídos entre estádio, campo auxiliar, sede, parque aquático e estacionamento. Onze vezes maior.

Na mesa da Prefeitura do Recife encontra-se uma pilha de páginas com o projeto de remodelagem do complexo, transformando a estrutura atual em arena, centro comercial e empresariais. Neste ponto, o impasse entre Sport e poder público, encabeçado por Geraldo Júlio. O documento segue estagnado.

O secretário de mobilidade e controle urbano da capital, João Braga, alega precisar de mais tempo para avaliar o projeto, hoje orçado em R$ 750 milhões. Sem dúvida alguma, é preciso uma minuciosa análise técnica. A pressa em tirar a nova Ilha do papel acabou gerando uma ansiedade entre os rubro-negros.

A ponto de aumentar a discussão sobre possíveis articulações políticas contrárias ao projeto. Há quem enxergue a demora no fato de a arena leonina ser um entrave para a plena operação da Arena Pernambuco, a parceria público-privada entre governo do estado e Odebrecht. Por enquanto, só o Náutico tem contrato assinado com o estádio em São Lourenço, por trinta anos.

Projeto para o complexo da arena do Sport. Crédito: Jorge Peixoto/Instagram

Contudo, o Sport já tem uma negociação pronta para também mandar os seus jogos no estádio da Copa 2014, mas por cinco temporadas, justamente o prazo máximo de construção de seu novo estádio. Seria do interesse do governo estado, da mesma base partidária da PCR, inviabilizar um novo palco na cidade, particular, para priorizar o “seu” projeto?

Economicamente, o estádio seria (será) um concorrente. Mas focar apenas nisso, na opinião do blog, resulta em uma leitura, a princípio, rasa, até porque deveria ser de interesse ainda maior a revitalização completa de um bairro em uma área central do Recife, com capital privado, sem mexer em nada no não menos milionário empreendimento em andamento visando o Mundial.

Portanto, teoria da conspiração à parte, o projeto do Sport, devidamente elaborado, revisado e com as medidas mitigadoras para espaços públicos, segue tramitando no CDU em um curso normal. Até segunda ordem.

Sobretudo porque uma suposta inviabilização desta arena não levaria o Sport, necessariamente, a assinar um contrato de trinta anos. Poderia ser até um tiro no pé dos gestores públicos, com o clube negando inclusive o contrato de cinco anos com o Consórcio Arena Pernambuco. Até porque, francamente, a Ilha do Retiro ainda está de pé. E o clube poderia recorrrer da decisão na justiça.

Tempo ao tempo. Um projeto dessa magnitude não seria aprovado do dia para a noite. E nem o estado seria tão ingênuo de bater de frente com uma massa humana passando por cima de todas as licenças. Poderia ser irreversível.

Projeto para o complexo da arena do Sport. Crédito: Virtualize/divulgação

41 Replies to “O impacto político e econômico da arena do Sport na Prefeitura do Recife”

  1. O problema é quem comanda hoje a prefeitura e o governo do estado de PE,são pessoas que estão agindo como torcedores e não como gestores.
    Realmente,como foi tão rápido a construção do Rio Mar,em uma área que foi desmatada,de preservação ambiental e etc…Sem quase que nenhum questionamento,este sim foi um grande impacto ambiental.Vamos abrir os olhos SPORT.

  2. Só me respondam uma pergunta: por que o Shopping Rio Mar e as torres gêmeas foram aprovadas rapidamente?

    Se houver algum embargo, eu serei o primeiro a entrar com Mandado de Segurança, caso o projeto esteja em conformidade com o Plano Diretor e atenda aos demais requisitos. E como cidadão, entro também com ação de improbidade administrativa contra quem for, seja Prefeito ou Governador.

  3. Esta área da nova arena do Sport suporta a demanda de tráfego a ser gerada pela construção de mais espigões?! E o esgoto deste predios vão para onde ??
    O Sport tem sim o direito de fazer uma nova arena mas a cidade não suporta mais tantos prédios numa mesma localidade. É um contrasenso ficar a falar de mobilidade e deixar subir estes prédios enormes que geram o sufoco no trânsito do Recife.
    A cidade precisa crescer para o norte, revitalizar o bairro de Afogados, Imbiribeira e tantos outros onde ainda há espaço para um crescimento ordenado. Deixar crescer esta desordem ém um verdadeiro absurdo, um caos urbano!

  4. Cássio, mas esse projeto não já está na prefeitura desde 2011? Porque se estiver lá há tanto tempo não seria “de uma hora pra outra”.

  5. Cassio, o projeto já está a mais de 6 meses na prefeitura.
    Nesse tempo, conseguiu todas as licenças, inclusive as ambientais.
    E João Braga, diga-se de passagem, torce para o santa, vem dizer que precisa de mais tempo?
    Isso demonstra no mínimo, uma má vontade enorme com essa Arena.
    Sem falar que a Arena do Sport com certeza vai ser a inviabilidade da Arena do governo. 1º O Náutico não enche nem os Aflitos, lugar onde maioria da sua torcida mora. 2º Existindo uma Arena moderna no meio da cidade, quem vai querer levar um show, evento, etc, para São Lourenço?
    Acredito sim, que exista uma grande má vontade do poder público, com essa Arena do Sport. O que, como você falou, é um tiro no pé deles mesmo. Porque se a Arena for barrada, ninguém, nem mesmo o idolatrado governador, ganha mais nenhuma eleição em Pernambuco.

  6. Cássio, eu venho cantando essa pedra há muito tempo. O Governo (leia-se: estadual e municipal) não tem nenhum interesse de aprovar a arena do Sport, devido ao envolvimento até o pescoço do Governo na Arena Pernambuco (o próximo elevante branco do Estado). Eles vão ficar enrolando, enrolando….Mas do lado do Sport não tem bobo não! Agora, eu quero ver duas coisas: 1) Como é que o Governo vai explicar não aprovar a Arena do Sport, que não vai usar dinheiro público, só porque poderá ser ruim para a Arena Pernambuco; e 2) eu não queria estar na pela de nenhum governante que vá de encontro a uma massa fanática e louca com a do Sport, isso seria suicídio político.

  7. O PENICÃO do BANDEPE foi ampliado com recursos públicos invadindo ruas e avenidas. Já o campo da BARBIE as arquibancadas ficam muito próximas dos edifícios, nem por isso as obras foram embargadas. Quando o assunto é o Sport Club do Recife, o poder público cria vários obstáculos no sentido de prejudicar o desenvolvimento do maior clube de Pernambuco. O presidente da SARNA já solicitou da prefeitura, a desapropriação de várias casas na Rua Das Moças e adjacências para modernizar e ampliar o IMUNDÃO do CANAL. Quanto tempo o Sr. João “Praga”(sarnento de carteirinha) precisará para avaliar o projeto? Não vamos esmorecer torcedor rubro-negro, vamos pressionar estes políticos, nem o governador, muito menos o prefeito, e muito menos ainda um secretário de desenvolvimento, acabarão o nosso sonho. As cores que predominam na bandeira de Pernambuco, são o branco e o azul. Mesmo assim, os políticos barbeanos para colocar os assentos na cor predominante do time da BARBIE( vermelho), inventaram uma “estória” de que os três clubes da capital possuem a cor vermelha. Não adianta, sem a presença do Sport, a ARENA PEBARBIE com pouco tempo se tornará um elefante branco. Sport contra tudo e todos. Sport até morrer!

  8. ISSO VAI DEMORAR KKKKK

    POIS O SENHOR PREFEITO, GERALDO JULIO É ALVIRRUBRO E O GOVERNADOR TBM É ALVIRRUBRO KKKKKKK

    TRADUZINDO, SE FOR SAIR DO PAPEL ISSO, SÓ ANO QUE VEM KKKKKKKKKK

  9. NÃO,ADIANTA A PREFEITURA,FICAR ATRASANDO O PROJETO DA ARENA-SPORT,ELA SERÁ CONSTRUIDA SE TODO JEITO,COMO TAMBÉM A TRANSFORMAÇÃO DO ARRUDA EM ARENA.ENTÃO RECIFE VAI SER EXEMPLO PARA O MUNDO DO FUTEBOL,COM 3 ARENAS.QUE MORAL

  10. Interessante é que fora Cassio, ninguém da imprensa fala no assunto. Subserviência? Interesses? Abre o olho torcida do Sport, pois parece que a diretoria está muito passiva e sem articulação política.

  11. Interessante é que fora Cassio, ninguém da mídia fala nesse assunto. Subserviência a interesses? Abre o olho torcida do Sport que a covardia é grande e os interesses ainda maiores. Diretoria do Sport tem que se articular melhor politicamente. Vai ficar passiva?

  12. É de se desconfiar como o processo para a construção do Rio Mar foi posta por debaixo dos panos e aprovada sem nenhum tipo de questionamento, onde ninguém da imprensa veio expor as exigências e a Arena do Sport, que não está situada numa área como o Shopping está, está sendo tão burocrático pra ter a provação dos órgãos competentes. Vamos aguardar por novidades, pois esta Arena do Sport será um dos maiores complexos muti usos do estado, sem dúvidas.

  13. O governo quer empurrar goela abaixo, o fato de o sport jogar na arena financiada pelo contribuinte, onde está a democracia tão pregada por estes gestores? Mais uma vez fica caracterizado que o sport é contra tudo e todos.

  14. Eu acredito que não existe interferencia do governo do estado nesse assunto, assim como acredito no coelho da pascoa, em papai noel e na independencia do Brasil. João Braga é pau mandado de Geraldo “Ele que Fez” Julio que é pau mandado de Eduardo Campos. E tem mais, as obras da Nova Arena da Ilha não deixarão os 20% que seriam pagos caso o dinheiro fosse de origem publica. O interessante é que as obras do Shopping Rio Mar em área de preservação ambiental (mangue) não sofreram nenhuma restrição.

  15. CONCLUSÃO; E A BAJULAÇÃO EM PROL DA COISA CONTINUA. DOENÇA INCURÁVEL DESSA IMPRENSA TOTALMENTE TENDENCIOSA.

  16. Que a Arena Ilha será aprovada, é 100% de certeza. O problema é quando?
    O projeto tem todas as garantias e licenças ambientais, encontra-se há quase um ano na PCR, que inclusive exigiu modificações para atender a legislação municipal (veto ao estacionamento no sub-solo, etc). Essa demora em aprovar projetos é reclamação geral de empresários do Recife, principalmente da construção civil. O estranho é a rapidez em atender determinadas obras, como o shopping Rio Mar e o projeto Novo Recife – este aprovado em votação no dia 29/12/2012 – algo inusitado.

  17. Aqui, em Pernambuco, o poder politico se alia ao clubismo. O estádio do Arruda, financiado pelo antigo Bandepe, invade uma rua, mas os dirigentes corais querem fazer uma Arena. Nem assim, eles terão insucesso, pois o poder do Santa Cruz e Náutico é forte. O estádio do Sport será erguido através de recursos privados; Avalie se tivesse dinheiro do contribuinte. Nem o prefeito, nem o sr. João Braga e nem o governador vêem com bons olhos esse empreendimento do Sport Club do Recife.

  18. Nada haver a Reportagem! O Problema da “Arena” é com o IBAMA! Pois ali é uma area de preservação ambiental! De Manguezal!

  19. Falta vontade política, na minha opinião.. O Sport, por mim, só joga na Arena Pe durante a construção da Arena Sport.. Eu que não quero me deslocar até São Lourenço!

  20. Ok, achei que poderia ter mais alguma coisa além das “obras” tipo melhorias de acesso no entorno esse tipo de coisa.

  21. Seabra,

    Nada muito diferente do Novo Recife, como ruas, inclusive com acesso dentro do que hoje é espaço apenas do clube, e área verde, também em espaço aberto (o “clube” ficaria num espaço bem menor em relação ao de hoje em dia).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*