Além de todos os limites da violência no futebol

Morte em confronto de torcidas organizadas em 2013

Morte no futebol. Morte ao futebol.

A primeira vez em que o futebol pernambucano viveu isso foi em 18 de março de 2001, num confronto entre integrantes da Torcida Jovem e da Fanáutico.

Numa briga generalizada no Túnel Chico Science, próximo à Ilha do Retiro, Daniel Ramos da Silva, de 17 anos, levou um tiro no peito e outro na cabeça. O rapaz, com a camisa da Jovem, foi socorrido no Hospital da Restauração, mas não resistiu. Foram inúmeras versões sobre o autor do disparo, sem prisão.

Aquela foi a primeira morte atrelada de forma direta à violência no futebol pernambucano. Doze anos depois, mais um duro episódio, trazendo à tona pela enésima vez a cruel realidade da insegurança dos jogos no estado.

Antes e depois das partidas, nas imediações. Parece não haver mais tolerância alguma pelo fato de outro cidadão estar vestido com a camisa de um clube diferente. Desta vez, papéis invertidos na vítima.

Lucas de Freitas Lyra, 19 anos, membro da Fanáutico, levou um tiro na nuca em um confronto envolvendo as mesmas uniformizadas de doze anos atrás. Na confusão, um segurança armado em um coletivo disparou à revelia no jovem. A vítima foi socorrida em estado grave ao mesmo hospital (veja aqui).

Nesse tempo todo, a formação da tabela local mudou bastante. Acredite, era comum jogos no mesmo horário nos três principais estádios do Recife, Arruda, Ilha e Aflitos. Na saída, no máximo a provocação. Difícil imaginar isso hoje, né?

Com o aumento exponencial da violência, das brigas, assaltos e pedradas, passou a ser liberado apenas dois jogos no mesmo horário. Pouco depois, nem isso. No máximo, dois jogos na capital, desde que fossem realizados em horários diferentes, tudo para evitar o choque das principais uniformizadas.

Essa foi a agenda desse já fatídico 16 de fevereiro de 2013.

Sport x Campinense às 16h e Náutico x Central às 19h.

Entre o fim do jogo na Ilha e o apito inicial nos Aflitos, uma hora de intervalo. Foi o suficiente para o estrago. Na dispersão da maior organizada rubro-negra, o simples trajeto de um ônibus pela Avenida Rosa e Silva foi suficiente para provocações, agressões e o tiro.

De Daniel Ramos a Lucas Lyra, o futebol pernambucano ruiu em uma década, com uma violência sem limite, diante de uma passividade organizacional.

Fim das organizadas? Mais policiamento? Mais investigação? Ações no Ministério Público? Sempre na mesma e improdutiva tecla. Relembre aqui.

Chegou a hora da voz da principal autoridade do estado entender que essa situação há muito foge do campo esportivo e se pronunciar.

É questão de segurança pública, governador. De todos.

29 Replies to “Além de todos os limites da violência no futebol”

  1. Sabe o que significa isso? O resultado de uma nação falida, mal-educada, com jovens sem perspectiva de vida, Educação pública de mentira, alienados pela mídia e por um sistema governamental que coloca o carnaval, futebol e novelas acima de tudo no Brasil. Um País onde a única motivação na vida é esperar feriados e festividades para encher a cara de álcool e drogas; um povo desmotivado e doente, que idolatra pessoas sem a menor importância como: (artistas (de 5ª categoria) , atores (de Novelas), Jogadores de futebol, e esquecem de pessoas que se dedicam e estudam em prol do desenvolvimento técnico e científico do país: Essas pessoas são esquecidas e desvalorizadas. E viva o circo Brasileiro!!! sua Mídia Comprada, Seus pseudo-cidadões babacas, e o eterno faz de conta. O povão Brasileiro em geral pode ser definido como um “NADA” , um ser “INÚTIL” e ébrio, pulando feito primatas no nosso carnaval.
    Obrigado a todos

  2. Ontem passando pela Rua Con. barata, no sinal das Casas José Araújo, presenciei um grupo de torcedores da torcida organizada do santa cruz, jogando pedras. Minha esposa ficou aterrorizada, pois estávamos com nosso bebê no carro e eu não tinha como me evadir, por causa do transito e o sinal fechado. O que falta para isso acabar é: Educação, Policiamento e Leis mais duras, enquanto isso ACABEM com estas torcidas DESORGANIZADAS, já que elas não conseguem se organizar. Cadê o poder publico?Cadê o estado, Cadê a policia? Cadê?????? Queria muito poder dizer o contrario, mas só vejo violência, vandalismo e furto associado direta ou indiretamente as estas torcidas. Queria muito poder ir aos estádios e poder torcer junto com meu filho, mas a um bom tempo não vou mais ao estadio, devido e esta insegurança. Autoridades e até mesmo clubes, por favor quero voltar aos estádios agora com meu filho, familiares e amigos.

  3. Sabe o que significa isso? O resultado de uma nação falida, mal-educada, com jovens sem perspectiva de vida, Educação pública de mentira, alienados pela mídia e por um sistema governamental que coloca o carnaval, futebol e novelas acima de tudo no Brasil. Um País onde a unica motivação na vida é esperar feriados e festividades para encher a cara de alcool e drogas; um povo desmotivado e doente, que idolatra pessoas sem a menor importancia como: (artistas(de 5ª categoria) , atores(de Novelas), Jogadores de futebol, e esquecem de pessoas que se dedicam e estudam em prol do desenvolvimento técnico e científico do país: Essas pessoas são esquecidas e desvalorizadas. E viva o circo Brasileiro!!! sua Mídia Comprada, Seus pseudo-cidadões babacas, e o eterno faz-de-conta. O povão Brasileiro em geral pode ser definido como um “NADA” , um ser “INÚTIL” e ébrio, pulando feito primatas no nosso carnaval.

    Obrigado a todos

  4. Teve também esse caso, em 2011 (torcedor do Náutico foi atropelado ao descer de ônibus que estava sendo apedrejado por torcedores do Sport):

    Adolescente é atropelado por ônibus e morre a caminho do hospital
    Torcedor alvirrubro estava indo ao jogo entre Sport e Náutico, quando veículo foi apedrejado por torcedores rubro-negros

    Publicado em 09/08/2011, às 21h06

    Um jovem de 18 anos foi atropelado por um ônibus na noite desta terça-feira (9), na Ilha Joana Bezerra, área central do Recife.

    Torcedor alvirrubro, Johnny Kaique Silva de Oliveira estava indo ao jogo entre Sport e Náutico, na Ilha do Retiro, com um amigo, quando o ônibus foi apedrejado por torcedores rubro-negros. De acordo com a polícia, eles desceram e tentaram pegar outro carro, mas, com medo de assalto, o motorista do veículo de transporte público deu partida e atropelou o jovem.

    O rapaz chegou a ser socorrido no Hospital da Restauração, no Derby, também na área central, mas já chegou sem vida.

  5. QUE SAUDADE DAS TORCIDAS ORGANIZADAS DOS ANOS 80 QUE SÓ TORCIAM PELOS SEUS CLUBES COM ALEGRIA SEM BRIGAS. FALO DA TORCIDAS ( SPORT MANIA ), ( SANTAMANTE ), ( TIMBUCANA ). QUE PENA QUE NAQUELE TEMPO EU IA AOS ESTADIOS E COM CERTEZA IA CHEGAR EM CASA VIVO. E HOJE PAGO TV A CABO PARA NÃO COLOCAR A MINHA VIDA EM JOGO DIANTE DESSES VAGABUNDOS, COVARDES QUE NÃO SABEM TORCER COM ALEGRIA. FORA BANDO DE VAGABUNDOS QUE NÃO MERECE O RESPEITO NEM DE UM CACHORRO QUE ANDA NA RUA VAGANDO.

  6. SE NÃO TEM O RESPEITO PELOS OUTROS TOCERDORES DEVEM ACABA COM OS MARGINAIS ORGANIZADOS(NAUTICO, SPORT E SANTA). O PROBLEMA É SIMPLES DE SE RESOLVER BASTA BOA VONTADE.

  7. NA MINHA VISÃO ISSO É CULPA DA PM E FPF, SABENDO MUITO BEM O QUE PODE ACONTECER QUANDO DUAS TORCIDAS SE ENCONTRAM E NÃO FAZEM NADA ?? COMO A PM DEIXA O ÔNIBUS COM A TORCIDA DO SPORT PASSAR NA FRENTE DA SEDE DO NÁUTICO, COM EVENTO LÁ ?? A FPF TEM CULPA TAMBÉM NÃO EXISTE ISSO, MARCA JOGO COM HORÁRIOS PRÓXIMOS, DE 2 GRANDES TORCIDAS E RIVAIS É PEDIR PRA QUE ACONTEÇA ISSO, AS 2 ORGANIZADAS TEM CULPA TEM, MAIS A MAIOR É DA PM POR DEIXA PASSAR, E DA FPF POR MARCA JOGO NOS HORÁRIOS QUE MARCARAM PRÓXIMOS, E BANIR AS ORGANIZADAS NÃO VAI ADIANTAR, TEM QUE TER LEIS MAIS RIGOROSAS, SE FOR BANIR NÃO VAI ADIANTAR VÃO ENTRA DE QUALQUER JEITO NO ESTÁDIO, E VAI SER PIOR, NÃO QUE SÓ POR QUE A EUROPA FEZ COM AS ORGANIZAS, ISSO VAI DA CERTO AQUI, DE JEITO NENHUM.

  8. Tem que acabar essas quadrilhas que se dizem torcidas organizadas,as autoridades tem que tomar providências,a fpf não pode marcar jogos de times rivais pro mesmo dia,que vergonha!

  9. Não acho que a culpa é da Polícia, FPF ou dos Clubes!!!
    O problema seria solucionado se colocássemos em uma “JAULA”, isto mesmo uma JAULA, todos os membros das torcidas: Jovem, Inferno Coral e Fanáutico para que eles se degladiassem feito animais até a morte de todos…. Só assim os verdadeiros torcedores e até mesmo as famílias voltariam a frequentar os jogos. Diversas vezes já passei por verdadeiras barricadas formadas por torcedores na Rua da Areia (peixinhos), na volta de jogos do SPORT, e todos os passageiros do ônibus tinham que passar abaixados pq membros da TOIC ficavam escondidos com pedras para arremessar nos torcedores que voltavam do jogo (vale ressaltar que o time do Santa Cruz não estava nem jogando neste dia). Sem contar em pontos críticos na Agamenon magalhães, nas proximidades do Ministério do Trabalho.

  10. dps que um cara, manda um fdp desse tomar no c é ignorante, bruto e tudo mais, não sabendo oq aconteceu lá, posta essas idiotices ai, eu tava lá, eu vi como tudo aconteceu, NÃO FOI NENHUM TORCEDOR ORGANIZADO QUE FEZ O DISPARO DE ARMA DE FOGO, E SIM UM SEGURANÇA DO ONIBUS,CUJO OS OUTROS CHAMAM DE “APOIO” TOME VERGONHA NA CARA E VÁ APURAR OS FATOS, NÃO BOTE A CARA PRA FICAR DIGITANDO MERDA NA INTERNET, O PRIMEIRO MARGINAL QUE EU ENCONTRO AQUI É VOCÊ SÓ POR TER DITO ISSO. -‘-

  11. a culpa maior é das autoridades que nao acabam com as desorganizadas,
    sao instituiçoes formadas para matar, roubar e criar caos. em todo brasil é assim, falta homem ou mulher de coragem para tomar providencias. extingui-las em todo brasil, como entidade criminosa seus bens/patrimonios confiscados e revertidos para sociedade, inclusive as escolas de samba das torcidas (sp) que faturam milhoes e fica no bolso dessa gente que vive disso. as camisas sao proibidas na rua como apologia ao crime, como se fosse uma camisa com dizeres pcc ou comando vermelho, 3º comando que sao grupos criminosos, vc pode usa-las na rua? só assim sem sede sem dinheiro e totalmente na ilegalidade por 20 anos isso acabaria, pois quem tem 40 anos tera 60 e fara outra coisa da vida, 20 tera 40 e trabalhara para sustentar sua familia
    nao vai querer saber mais disso, quem tem 10 e ja joga pedra em onibus com esse odio entrenhado no peito passar 20 anos sem viver esse odio vai ter 30 e tera familia para sustentar se for bandido estará assaltando banco e não vira mais para as ruas brigar. entrao estariamos limpos desse mal para re avaliar se volta com novo espirito ou nao. 20 anos.
    quanto a ontem e sempre a incompetencia da policia e federaçao entre outros que sabe que esses marginais travestidos de fanauticu ficam escondios na curva do clube portugues todo jogo do sport se tiver alidados deles, a do canal fica na frente do seu estadio jogando pedra e na av beberibe e a policia nao faz nada, toda torcida do sport de casa amarela, forte, macaxeira, etc tem que passar pelos aflitos, toda da zona norte e morros adjacentes tem que passar no arruda, e essas duas nao passam na ilha pois sao mais localizadas, ninguem sabe disso. tambem admito que a minha torcida do sport nao é flor que se cheire e pelo seu tamanho ingole as outras, portando todas org. do brasil tem que ser extintas para o bem da sociedade, sao nocivas ao cidadao.
    favor voces da imprensa comprem essa briga pois 1 ovelha negra poem um rebanho inteiro a perder, ratifico por isso nao existe mais outra saida senao essa, nao só proibindo de entrar nos estadios pois esse cancer continuará respirando, temos que corta-lo e isso é atingir a parte financeira dele-les.

  12. A PERGUNTA QUE FAÇO É? PORQUE NÃO ACABAR COM ESSAS QUADRILHAS QUE A NOSSA IMPRENSA TEIMA EM CHAMAR DE “TORCIDA ORGANIZADA”. DAS DUAS UMA OU O NOSSO ESTADO NÃO TEM MAIS AUTORIDADE, OU TÁ ROLANDO MUITO DINHEIRO PARA AS AUTORIDADES FAZEREM VISTA GROSSA. REPITO O QUE DISSE EM OUTRO COMENTÁRIO, NÓS IREMOS PASSAR VERGONHA MUNDIAL NAS 2 COPAS AQUI EM NOSSO ESTADO. GOVERNADOR, TRESIDENTES DE CLUBES , DA FEDERAÇÃO E MINISTÉRIO PÚBLICO, CRIEM VERGONHA NA CARA E ACABEM COM ESSA COISA DEPRIMENTE. SEM COMENTÁRIOS.

  13. Só para melhor informar este reporter chamado Cassio Zirpoli, faço alguns esclarecimentos. Eu como torcedor do Clube Náutico Capibaribe estava naquele classico da Ilha do Retiro em 2001 e naquele ano não foi o conflito entre torcidas organizadas que ocasionou a morte do torcedor da torcida Jovem, é de conhecimento de todos que em classicos naquele estadio a torcida Jovem fica no final do Túnel Chico Science para roubar torcedores adversários e por incrivel que pareça até de sua própria torcida, pois já testemunhei isso. Naquele ano de 2001 estavamos saindo do estádio quando um torcedor do Náutico com em média 40 anos passava naquele local com a camisa do Náutico amarrada na cabeça quando o(s) então “torcedor(es)” da torcida jovem tentaram furtar sua camisa quando o mesmo sacou a arma e atirou no rapaz, em momento algum houve confronto de torcidas. Quanto ao ocorrido hoje, também fui ao jogo, mas o que ocasionou a trajedia não foram as torcidas em sí, todos sabemos que um onibus lotado de torcedores adversarios passando na frente do clube em horário de jogo não vai dar em coisa boa. O que ocasionou o fato foi a incompetencia da SDS/CTTU pois os jogos foram realizados em horários onde poderia ocorrer encontro de torcidas e no momento não havia policiamento nenhum, estavam todos na ilha do retiro, até porque os policiais trabalharam o carnaval todo e muitos estavam de folga. Quando cheguei de carro na Rosa e Silva não pude entrar no trecho que chega nos Aflitos pois depois do ocorrido resolveram fazer o que já deveriam ter feito desde cedo, fechar a via. E para evitar mais mortes lembremos que quem atirou no rapaz foi um “segurança” e não um torcedor de torcida organizada. É bom que isso seja investigado com urgência e que o autor do disparo seja preso imediatamente pois já vi torcedores da Fanáutico dizendo que vai ter volta, testemunhas não faltam está na hora da SDS trabalhar de verdade.

  14. A TRAGÉDIA ESTÁ AÍ NÃO TOMAM UMA ATITUDE SE NÃO QUISEREM, agora vc por a culpa 100% no outros (FPF,PM, Gov e MP) por causa de marginais que querem se matar e matar outros inocentes, O CORRETO SERIA JOGOS NOS MESMOS HORARIOS e até estarem juntos nos estádios os torcedores como nas Copas do Mundo e na Europa, isso é Brasil, se for pra ganhar voto já tinham se manifestado ÊÊÊ POLITICOS DO BRASIL!!!!!!

  15. Até quando a FPF e os presidendentes do Santa,sport e nautico, vão fechar os olhos e abrigar essas torcidas em seus estádios, sabemos que elas é moeda de troca na hora do apoio aos mesmo), sem falar no Ministério Público pois se um pólicial tocar em desses barderneiros são eles que são presos e perdem os empregos, dirigentes de PE, LEVEM ESSES MARGINAIS P/CASA DE VCS, AÍ TOMARÃO UMA ATITUDE, GOVERNADOR E PREFEITOS p/ proíbir a construção de estádios vcs sabem, mas acabar com essa violência de uma vez não querem.

  16. ISSO É CULPA DA PM E DA FPF, DA PM PELO FATO DE PASSAR COM UM ÔNIBUS CHEIO DE TORCEDOR DO MANGUE, NA FRENTE DOS AFLITOS E AINDA MAIS NO DIA DE JOGO, ISSO SÓ PODIA DA MERDA, MESMO O ÔNIBUS ESTANDO ESCOLTADO IA TER CONFRONTO, E ACABO NISSO, E CULPA TAMBÉM DA FPF, QUE COLOCA 2 JOGOS NO MESMO DIA DE 2 GRANDES TORCIDAS RIVAIS, AI COLOCA O JOGO DA COISA DE 4 DA TARDE, E O DO NÁUTICO AS 7 DA NOITE, O JOGO DA COISA TERMINANDO AS 6 E JUSTAMENTE AS 6 DA NOITE É QUE A TORCIDA DO NÁUTICO COMEÇA A CHEGAR, ISSO É SACANAGEM O JOGO DO NÁUTICO DEVIA SER DE PELO MENOS 8:30 DA NOITE, QUANDO EU CHEGUEI LÁ JÁ TINHA TUDO ACABADO, MAIS TAVA CHEIO DE POLICIA. ABSURDO, CULPA DA PM E DA FPF!

  17. Fui e voltei de ônibus hoje pro jogo, foi coisa de louco! Sempre fui de ônibus pra Ilha, mas hoje foi o pior dia, muito tenso e percebo que a tendencia é só piorar. É um absurdo o que esses marginais fazem sem o menor pudor. Por várias vezes hoje no caminho, tive que me abaixar por que pedras eram arremessadas para dentro do ônibus… o sentimento é de insegurança, impunidade, medo, mas isso “é o de menos”. Já não basta mais brigar entre eles, cometer assaltos, hoje mais uma fez uma pessoa foi vitima de tentativa de ASSASSINATO! Pouco me interessa se é da Jovem, da Fanaútico, Inferno ou de outra torcida, o fato é que, poderia ser EU, UM AMIGO MEU, UM PARANTE, ou outro qualquer TORCEDOR! Poha, é uma VIDA que está em risco agora! Isso é esporte? é futebol? é diversão? Não mais… a alegria, o entretenimento, a diversão está perdendo espaço para violência, para GUERRA! Sabemos que já passou dos limites, chega de fechar os olhos e fazer de conta que nada acontece! É um problema social também? sim! Mas enquanto não houver um começo, seja ele qual for, e não houver rigorosidade na punição desses marginais uniformizados, noticias e relatos como esses continuaram a serem dados. Até quando bandido vai ser tratado como torcedor? Até quando PRESIDENTES de clube vão apoiar, ter rabo preso, e serem submissos a esses marginas?! Já passou da hora de presidentes, dirigentes, TORCEDORES, jornalistas, e principalmente autoridades, todos juntos, lutar contra esse câncer no futebol de Pernambuco.

    Desculpem o longo texto, foi um desabafo.

  18. Eu acho que as organizadas n deveriam acabar, oq eu deveria acabar é essa violencia que tem entres elas, o futebol é um diversão e n é pra ser essa violência toda que existe por aki. Paz nos estadios já.

  19. so uma coisa ah dizer; todos imbecies , acabou o jogo vai pra casa e fim de papo . bRIGAR , MATAR OU MORRER POR CAUSA DE UM CLUBE DE FUTEBOL? NADA HAVER

  20. Gente futebol é bom para nós curtimos a festa e não para brigarmos, estádio de futebol não é local de briga muito menos ruas portanto temos que estabelecer a paz entre torcidas organizadas.

  21. Procura se informar melhor, amigo.
    Moro na Torre e passava no local. Não gosto de torcida organizada. Mas quem atirou foi um homem que dava apoio a empresa de ônibus, certamente um desqualificado, pois, só uma pessoa insana daria tiros com arma letal no meio de uma multidão.
    Outros profissionais estão mais bem informados que você, veja:
    “A confusão começou quando torcedores do Sport, que saíram da Ilha do Retiro, após o jogo contra o Campinense, passavam em frente ao Náutico, em um ônibus. Houve troca de insultos e torcedores do Náutico jogaram pedras contra o veículo. Segundo testemunhas, um homem que estava em um carro atrás do ônibus, com uma camisa preta escrito “apoio”, desceu do veículo e atirou na nuca do jovem”

  22. OLHA GENTE ACABEI DE ENTRAR EM CONTATO COM O HOSPITAL DA RESTAURAÇÃO E A INFORMAÇÃO É QUE O LUCAS NÃO FALECEU E QUE NESTE EXATO MOMENTO ESTÁ FAZENDO TOMOGRAFIA. Via Mané Queiroz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*