Após duas décadas, a língua portuguesa nos sites da Fifa e da Conmebol

Site oficial do Conmebol em português

Apesar da importância do futebol brasileiro para o mundo, nem sempre o torcedor local recebeu o mesmo tratamento, considerando o viés consumidor.

Um exemplo claro é o fato de a torcida verde e amarela ter demorado para entrar na linha editorial das duas principais entidades das quais a CBF é associada.

No site da Fifa, criado em 1994, apenas em 2009 foi lançada uma versão em português do portal, que já contava com inglês, francês, espanhol, alemão e até árabe. A sexta língua só foi adotada por causa da Copa de 2014.

Pior fazia a Conmebol. Com apenas dez países sob suas asas, sendo nove deles de língua espanhola e apenas um com português como idioma oficial, o site oficial tinha duas línguas. Espanhol e… inglês.

Considerando a população brasileira, de 192 milhões, os cinco títulos mundiais, de um total de nove conquistados pelo continente, e a forte economia bem acima dos vizinhos, não havia uma explicação plausível para esta lacuna virtual.

Agora, depois de um longo tempo de espera, a Conmebol enfim lançou a versão do seu site em português. Em 2013, a um ano do Mundial…

Site oficial da Fifa em português

One Reply to “Após duas décadas, a língua portuguesa nos sites da Fifa e da Conmebol”

  1. Aniversário de 8 Séculos da Língua Portuguesa.

    A Copa de 2014 irá entrar para a História. – Pois, no dia 27 de junho, primeiro intervalo da Copa, antes de entrar para as oitavas de final, a língua oficial do Brasil e, dos 8 países de língua portuguesa – faz 8 Séculos de Aniversário. – A prova é a sua certidão de nascimento – o Testamento de vida de D. Afonso II, terceiro Rei de Portugal, e que é considerado como o primeiro documento oficial escrito em português – 27 de junho de 1214. – Para maiores informações é só escrever, no google, o seguinte: Fundação Geolingua, Assembleia da Republica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*