Espanha x Uruguai a caminho do maior efetivo policial do futebol pernambucano

Polícia Militar. Foto: Jaqueline Maia/Diario de Pernambuco

O maior efetivo já empregado em uma partida de futebol no estado foi na finalíssima do Campeonato Pernambucano de 2011.

No Arruda, repleto com 62.243 torcedores, o Clássico das Multidões foi vistoriado por 1.608 policiais dentro do estádio e no entorno.

Antes, a marca pertencia ao jogo Brasil x Paraguai, pelas Eliminatórias, em 2009, com 1.600 homens numa partida que reuniu 56 mil pessoas no Mundão.

Em junho, esses dados deverão ficar bem para trás. A Fifa confirmou o efetivo policial necessário para os jogos da Copa das Confederações no país. Cada partida terá entre 2.500 e 3.000 policiais.

Detalhe: nos torneios da Fifa as polícias civil e militar operam fora das arenas. Dentro, a ação é comandada pelos stewards, uma segurança privada já em treinamento. Em 2014 serão cerca de 50 mil nos doze estádios do Mundial.

Na Arena Pernambuco, portanto, é possível que o jogo Espanha x Uruguai, primeira grande partida do estádio, tenha a carga máxima (veja aqui).

Considerando a lotação de 46.214 lugares, a média de segurança nos arredores do estádio em São Lourenço será de um policial para cada quinze pessoas.

Na supracitada decisão do Pernambucano, levando em conta as áreas interna e externa, esse índice foi de um para cada 39. Diferença enorme.

De fato, o padrão de segurança será algo nunca antes visto por essas bandas…

One Reply to “Espanha x Uruguai a caminho do maior efetivo policial do futebol pernambucano”

  1. Se fossem realizados investimentos em Educação e empregos não seria necessário tamanha força policial mas, fazer o quê?! Melhor com segurança do que com baggunça. Fica a dica: O estado precisa investir mais em educação e gerar empregos e renda para a população não ficar por ai, maloqueirando…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*