Por uma Copa do Brasil sem fantasmas para os pernambucanos na primeira fase

Copa do Brasil 2013. Crédito: CBF/divulgação

Pausa no campeonato estadual para os primeiros voos da revigorada Copa do Brasil. Teoricamente, as primeiras fases são usadas pelos clubes mais tradicionais para “aclimatar” os elencos ao formato do torneio.

Rápido, sem espaço para erros, com mais pressão da arquibancada.

Obviamente, nem sempre isso acontece. Há espaço para surpresas, todos os anos. No caso pernambucano, há um rombo histórico nesta etapa.

Das 57 campanhas pernambucanas na Copa do Brasil desde 1989, em 11 oportunidades os representantes locais não passaram sequer da primeira fase.

Eis os fantasmas: Sergipe (1992), Treze (1999), América-MG (1999), América de Natal (2000), ABC (2001), Corintíans-RN (2003), Ulbra-RO (2007), Fast-AM (2008), Americano-RJ (2009), Sampaio Corrêa (2011) e Penarol-AM (2012).

Com seis eliminações precoces, o Santa Cruz já tem um certo temor. Com duas eliminações, Náutico e Sport também já viveram noites constrangedoras. O Porto, em 1999, lembra ao estreante Salgueiro que a missão do interior na primeira rodada é um tanto indigesta, devido ao menor poder econômico.

Santa e Sport vão estrear nesta quarta, 3 de abril. Náutico e Salgueiro no dia 10.

Entre os rivais, Guarani de Juazeiro-CE, Vitória da Conquista-BA, Crac-GO e Boa Esporte-MG, respectivamente. Qual deles será o fantasma da vez?

Confira um post com todas as campanhas dos times locais na copa aqui.

5 Replies to “Por uma Copa do Brasil sem fantasmas para os pernambucanos na primeira fase”

  1. Em competições de tiro curto o Sport quase sempre vai bem, na Copa do Brasil chegamos em 2 finais (1989 e 2008) e 2 semifinais (1992 e 2003); na antiga Copa dos Campeões batemos na trave em uma. Esses torneios tem a cara do Sport.

  2. Ato falho, leonardo-pe.
    Em 2001, de fato foi um time do Piauí, o Flamengo, na segunda fase. Ajeitei aqui. Valeu!

  3. Para o Santa é imprescidível q avance nesta Copa. Na situação financeira deficitária q vem acompanhando há alguns anos o clube, a Copa do Brasil é um alento.
    E a Copa se torna ainda mais imporante pq como ocorreu ano passado, a Série C possa sofrer atraso em seu início. Os processos q tramitam na justiça ainda ñ foram julgados e quando o campeonato estiver p/ iniciar pode ocorrer o mesmo problema de antes. E, conforme dito pelo presidente ALN, aquele retardo no início atrapalhou o planejamento pois fez o clube ficar sem renda durante 1 mês. E este ano ñ teremos jogo da seleção brasileira no Arruda.

  4. Na verdade Salgueiro x Boa Esporte ñ pode ser considerado um fantasma. É a primeira participação do Salgueiro em sua curta existência, assim como, o Boa Esporte tbm ñ tem muitas participações ou provavelmente tbm esteja estreando.
    Se tiver um fantasma esse seria o Salgueiro por estar duas divisões abaixo do Boa Esporte no cenário nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*