Civilidade entre alvirrubros, rubro-negros e tricolores na Arena Pernambuco

Torcedores de Náutico, Santa Cruz e Sport na Arena Pernambuco. Foto: Fifa/divulgação

Se tem algo que chamou a atenção na Arena Pernambuco nesta Copa das Confederações foi o comportamento do público na arquibancada.

Ordeiro, animado e contente com os bons jogos disputados.

Conforme divulgado pela própria Fifa, dos mais de 100 mil bilhetes vendidos para os três jogos por aqui, 84,5% pararam nas mãos de pernambucanos.

O sotaque carregado, as camisas tradicionais dos três clubes da capital e bandeiras amarradas no parapeito do estádio.

O que seria algo preocupante, tornou-se o diferencial, com torcedores de Náutico, Santa Cruz e Sport sentados lado a lado, uniformizados.

Conversas entre desconhecidos sobre Estadual, Brasileiro, jogos passados…

Provocação sadias entre os rivais, gritos de guerra durante as partidas, sobretudo com os rubro-negros, e saída conjunta para casa. Na paz.

Bandeiras de Náutico, Santa Cruz e Sport na Arena Pernambuco. Foto: Cassio Zirpoli/DP/D.A Press

Nem a falta de alambrado na arena foi um problema na segurança.

Tudo isso, ressaltando, com a venda de cerveja liberada, algo proibido há três temporadas nos jogos regulares do futebol local.

A proibição através de uma lei estadual foi motivada pela violência. Na Copa das Confederações não houve qualquer registro policial nos jogos.

Qual foi a grande diferença no comportamento?

A questão certamente é ampla, sociológica. A partir da educação.

No entanto, a realização dessas partidas serviu como um laboratório, deixando claro que a convivência pode existir entre as três principais massas.

Falta ao governo decidir, porém, como será a organização nos clássicos. No principal meio, o metrô, por exemplo. Um trem para cada torcida? Um vagão?

Até a definição deste esquema, fica o bom exemplo da Copa…

Torcedores de Náutico, Sport e Santa Cruz no jogo Itália 4x3 Japão, na Arena Pernambuco, na Copa das Confederações 2013. Foto: Cassio Zirpoli/DP/D.A Press

9 Replies to “Civilidade entre alvirrubros, rubro-negros e tricolores na Arena Pernambuco”

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Flávio Pontes: isso é sensacional. até no”protesto midiático”de ontem as 3 torcidas brigaram! e concordo contigo sobre o preço do ingresso!

  2. Parabéns pela Matéria.

    Este tipo de matéria deveria ser feita por todos os meios de comunicação e, apesar de termos reclamado de toda a infraestrutura fornecida para acesso do torcedor ao estádio, temos que elogiar que este novo conceito de torcer privilegia, pelo menos, os torcedores civilizados.

    Isto sim é uma verdadeira democracia e respeito.

    Bricamos, tiramos sarros e, principalmente, conversamos sobre futebol. E, tomamos cerveja!!

    A VERDADEIRA torcida Pernambucana mostrou que sabe torcer!!

  3. Fui ao jogo Itália x Japão e o que vi foi um nível totalmente diferente da realidade dos estádios comuns. A minha preocupação é como a federação e PM, vão organizar para receber Náutico x Sport ou Náutico x Santa ; a PM vai ter q fazer uma operação especial,pois o pior vai ser fora da arena, ou seja no metrô e ônibus.

  4. na verdade a grande diferença tmbm e o preço do ingresso que eleva o nivel da dorcida, visto que ate nos protestos do dia 20 as torcidas brigaram no recife!

  5. ou seja Luiz:quem insufla(agita)a turma é nossa midia(menos este blogueiro chamado Zirpoli). Amaral:essas”revoltas”populares(q não são populares diga-se de passagem),são de mauricinhos e patricinhas q estão quebrando TUDO.principalmente as câmaras municipais! tambem,com a tv Globo(a mais cinica q está por trás disso) até eu depredo a câmara municipal de Recife!

  6. A convivência entre as três “massas” pode existir nesses jogos da Copa das Confederações, onde o público não é exatamente o mesmo que vão aos jogos. Já pensou torcedores da Jovem, Inferno e Fanáutico assistindo esses jogos da Copa lado a lado? Temos que evoluir muitas décadas o nosso sistema educacional para chegar a esse nível. Quem sabe com essas revoltas populares, de hoje, se reflitam nas urnas em 2014, ai sim poderia ser um começo.

  7. Sem as organizadas, tudo muito tranquilo, coincidencia ne?

    E ainda mais com cerveja liberada , o q prova MAIS uma vez q a violencia nao tem NADA A VER com venda ou nao de bebida em campo (hoje, quem quer, bebe fora…ao lado do campo…etc)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*